A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seminário Tema: VIOLÊNCIA. Segundo o Dicionário Houaiss, violência é a ação ou efeito de violentar, de empregar força física (contra alguém ou algo) ou.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seminário Tema: VIOLÊNCIA. Segundo o Dicionário Houaiss, violência é a ação ou efeito de violentar, de empregar força física (contra alguém ou algo) ou."— Transcrição da apresentação:

1 Seminário Tema: VIOLÊNCIA

2 Segundo o Dicionário Houaiss, violência é a ação ou efeito de violentar, de empregar força física (contra alguém ou algo) ou intimidação moral contra (alguém); ato violento, crueldade, força. No aspecto jurídico, o mesmo dicionário define o termo como o constrangimento físico ou moral exercido sobre alguém, para obrigá-lo a submeter-se à vontade de outrem; coação. DEFINIÇÃO DE VIOLÊNCIA

3 TIPOS DE VIOLÊNCIA: VIOLÊNCIA FÍSICA Violência é qualquer ato em que se usa a força com o objetivo de ferir, onde deixa ou não marcas evidentes. São características comuns murros, tapas, chutes, agressões com objetos, queimaduras, até espancamento, enforcamento e asfixia.

4 TIPOS DE VIOLÊNCIA: VIOLÊNCIA PSICOLÓGIA A violência psicológica ou também conhecida agressão emocional é caracterizada pela rejeição, depreciação, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas. Esse tipo de violência, diferente dos outros, normalmente é produzida por pessoas de personalidade histérica onde a maioria das vezes ocorre por mulheres.

5 TIPOS DE VIOLÊNCIA: VIOLÊNCIA VERBAL A violência verbal ocorre ao mesmo tempo em que a violência psicológica, onde os agressores verbais se dirigem contra outras pessoas da própria família, não importando a presença de pessoas desconhecidas. Essa violência geralmente ocorre através de mulheres tornado-se especialistas, em decorrência de sua menor força em relação aos homens.

6 TIPOS DE VIOLÊNCIA: VIOLÊNCIA SEXUAL É aquela no qual agressor abusa do poder sexual que tem sobre a vítima, podendo ser mulher, criança ou qualquer outra pessoa, sem o seu consentimento, sendo obrigada ou induzida a relações sexuais com ou sem violência física ou até mesmo impedir o uso de métodos contraceptivo ou forçá-la a gravidez, aborto ou prostituição mediante a força ou ameaça. A violência sexual engloba o medo, a culpa e a vergonha mesmo por aquelas que acabam denunciando o agressor.

7 TIPOS DE VIOLÊNCIA: NEGLIGÊNCIA É o termo dado a falta de cuidado ou de aplicação a uma determinada situação, no caso da violência é a omissão do responsável em denunciar os atos de violência que acontece contra crianças, mulheres e idosos, e em proporcionar a necessidades básicas para a sobrevivência como, alimentação adequada, higiene, vestuário, cuidados médicos, vigilância e educação, o que pode causar danos permanentes e graves.

8 VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

9 NATUREZA DA AGRESSIVIDADE HUMANA Pesquisas feitas sobre a evolução do homem sugerem que a capacidade do homem, no que compete ao seu comportamento agressivo, provavelmente, é decorrente do desenvolvimento de sua própria inteligência, que lhe indicou o melhor caminho para busca do alimento para a sua sobrevivência e aguçou-lhe o sentido de sua preservação, estimulando-o a desenvolver estratégias de auto- proteção, como por exemplo, a utilização de armas, que vieram a ser utilizadas, segundo registra a história, inicialmente contra predadores de outras espécies, depois contra os animais que viviam ao redor dos homens e, finalmente, essa agressão passou a ser desencadeada contra indivíduos da sua mesma espécie.

10 A VIOLÊNCIA NO BRASIL Trezentos milhões de reais por dia é o custo estimado da violência no Brasil, o equivalente ao orçamento anual do Fundo Nacional de Segurança Pública, e um valor superior ao envolvido na reforma da Previdência que tanto mobilizou os governos. Esses valores não contabilizam o sofrimento físico e psicológico das vítimas da violência brasileira, uma das mais dramáticas do mundo. Com 3% da população mundial o Brasil concentra 9% dos homicídios cometidos no planeta. Os homicídios cresceram 29% na década passada e entre os jovens esse crescimento foi de 48%. As mortes violentas de jovens aqui são 88 vezes maiores do que na França. E poucos países sofrem as ações de terrorismo urbano como as praticados por traficantes no Rio de Janeiro.

11 CAUSAS DA VIOLÊNCIA NO BRASIL As múltiplas carências das populações de baixa renda; A opção ilegal é favorecida pela tolerância cultural aos desvios sociais e pelas deficiências de nossas instituições de controle social; De maneira geral as polícias têm treinamento deficiente; O emprego de tecnologia de informação ainda é incipiente,

12 POSSÍVEIS MEDIDAS CONTRA A VIOLÊNCIA 1) Realização de projetos sociais ; 2) Criação de um instituto de estudos e pesquisas de segurança pública ; 3) Inteligência criminal; 4) Cadastros nacionais; 5) Tecnologia da informação.

13 A VIOLÊNCIA NA MÍDIA E SEUS REFLEXOS Vivemos hoje em um mundo dominado pela mídia em todas as esferas sociais, é evidente o quanto essa influência altera comportamento em massa de um grupo local ou mesmo uma nação. Essa exposição abusiva da violência na mídia seria apenas uma resposta ao desejo do povo em satisfazer a curiosidade e apetite pelo trágico? Atualmente vivemos num estado de violência ou podemos dizer que é uma superexposição da agressividade? Essa exposição da violência ao público de cenas fictícias ou reais pela mídia pode influenciar o comportamento e postura nas relações sociais? Se há realmente um aumento de violência, qual seria a causa?

14 INFLUÊNCIA NA MÍDIA NA FORMAÇÃO DA HUMANIDADE A mídia ficou mais poderosa com a invenção da TV, que desde então tem uma função muito delicada e de extrema responsabilidade perante a sociedade no que se refere à formação de um indivíduo, seja no caráter, cidadania, valores morais e nas demais qualidades e comportamento social. Mede-se a sociedade pelo grau de cidadania dos que a compõem. Uma pessoa normalmente vive nos moldes da sociedade em que reside, nisto utiliza-se dos meios ao seu alcance, dentre esses meios a mídia, que será o ingresso para a inclusão social, mídia essa que promove valores educacionais, onde respeita- se a crença e cultura das sociedades.

15 CRIANÇAS APRENDEM VENDO

16 CONCLUSÃO A violência no Brasil atingiu índices inaceitáveis e a grande dificuldade em se por um fim a esse mal é a multiplicidade e grandeza de suas causas. O que existe é um ciclo vicioso: Condição econômica do país -> Desigualdade social -> Crimes -> Violência -> Polícia ineficiente (condição econômica do país). É preciso atuar de maneira eficaz tanto em suas causas primárias quanto em seus efeitos. É preciso aliar políticas sociais que reduzam a vulnerabilidade dos moradores das periferias, sobretudo dos jovens, à repressão ao crime organizado. Uma tarefa que não é só do Poder Público, mas de toda a sociedade civil.

17 Integrantes: Daniel Albuquerque Rabelo nº 09 Eduardo Rodrigues Neto nº13 Kleber Aparecido de Assis nº 23 Marcelo Dias do Carmo nº27 Marcelo Xavier Soares nº28 Renan Augusto Ferreira nº36 Vinicius de Carvalho Santos nº44 New Idea Solutions Sistemas de Informação – 4º Ano Uniban - Vila Mariana


Carregar ppt "Seminário Tema: VIOLÊNCIA. Segundo o Dicionário Houaiss, violência é a ação ou efeito de violentar, de empregar força física (contra alguém ou algo) ou."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google