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O ALUNO DE ENSINO MÉDIO E A BUSCA DE INFORMAÇÕES

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Apresentação em tema: "O ALUNO DE ENSINO MÉDIO E A BUSCA DE INFORMAÇÕES"— Transcrição da apresentação:

1 O ALUNO DE ENSINO MÉDIO E A BUSCA DE INFORMAÇÕES
GRUPO 1 Arquivologia

2 OBJETIVO GERAL Conhecer onde os alunos de Ensino Médio de uma Escola Municipal de Belo Horizonte buscam informação

3 UNIVERSO E AMOSTRA A escola escolhida foi a Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa que fica na região de Venda Nova. Foram entrevistados 64 alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio do turno da manhã. A entrevista foi realizada no dia 28/04/2010 no horário da aula.

4 Como você se informa sobre as atualidades ou acontecimentos?
Gráfico inapropriado (pizza sem totalizar 100%) Arredondamento dos percentuais inadequado (16, deveria ser arredondado para 16,7 e não para 16,6) No relatório o gráfico foi apropriado mas suprimiu categorias (não utiliza revistas nem outros) Nesta questão, podia-se marcar até duas opções

5 12 15 27 7 6 13 9 8 17 57 1 4 5 2 3 - Alternativa Masculino Feminino
Total TOTAL GERAL Televisão 12 15 27 7 6 13 9 8 17 57 Jornal Impresso 1 4 5 2 3 Jornal online - Revista impressa Revista online Rádio Outros

6

7

8 Inadequação das categorias (uso de palavras ou frases emocionais, permitindo indução da escolha de alternativa: “simplesmente copia”) Podia ter explorado as variáveis – sexo ou ano

9 O USUÁRIO DO ARQUIVO PÚBLICO DA CIDADE DE BELO HORIZONTE – APCBH
Grupo 3

10 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL: Identificar as demandas dos usuários que consultam e pesquisam o acervo documental do APCBH. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Conhecer os interesses e motivos que levam o usuário à consulta no APCBH; - Demonstrar a relevância da utilização da informação pelo usuário no acervo do APCBH; - Conhecer os perfis de usuários na utilização do APCBH; - Medir a satisfação do usuário no acervo documental do APCBH.

11 1 – ÓTIMO 2 – BOM 3 – REGULAR 4 – RUIM 5 - PÉSSIMO ACESSO CONSERVAÇÃO Uso da escala de Likert permite comparar os graus de satisfação Permitiria comparar variáveis, por exemplo, se a frequência ao APCBH infuencia o grau de satisfação ou se a formação influencia o grau de satisfação. Para tanto, seria necessário dispor dos dados categorizados. DIVERSIDADE TIPOLÓGICA ATENDIMENTO DOS PROFISSIONAIS EQUIPAMENTOS

12 ACESSO CONSERVAÇÃO DIVERSIDADE ATENDIMENTO EQUIPAMENTOS 5 Ótimo 11 16 13 37 7 4 Bom 34 38 31 18 3 Regular 10 2 17 Ruim 1 Péssimo MEDIA 3,95 4,25 4,00 4,61 3,74

13

14 A demanda de Informação dos Deficientes visuais do
Instituto São Rafael. Grupo 4

15 Objetivo do Estudo: Identificar as suas demandas informacionais e colher subsídios para a definição de uma política de desenvolvimento.

16 Objetivo específico Identificar os suportes mais utilizados
Pesquisar a freqüência com que as pessoas com deficiência visual acessam as informações digitais. Identificar os principais fatores que influenciam no acesso as informações

17 Analise e Resultado do Questionário

18 Inferência Será que o nível de escolaridade pode influenciar na exigência pela busca da informação? Isso é questionamento e não inferência. Inferência seria algo do tipo “Supõe-se que o nível de escolaridade influencie na exigência pela busca da informação já que quanto mais conhecimento possui o indivíduo, maior sua capacidade crítica e anseio por novos conhecimentos”. A resposta está colhida, basta cruzar os dados!

19 Possíveis cruzamentos
Escolaridade com: Frequência de utilização da biblioteca Onde procuram informação Grau de satisfação na busca de informação

20 Estudo de Usuários Grupo 09 Influência do período cursado em relação ao comportamento de busca e percepção das fontes de informação especializada em Biblioteconomia/Ciência da Informação.

21 Objetivo geral Avaliar a influência do período cursado em relação ao comportamento de busca e percepção das fontes de informação especializada em Biblioteconomia/Ciência da Informação.

22 População: Alunos matriculados no curso de Biblioteconomia no primeiro semestre de 2010. Amostra: Constituída de 60 alunos matriculados no curso de Biblioteconomia nos dois primeiros e dois últimos períodos no primeiro semestre de 2010.

23 Instrumento de coleta de dados
As perguntas do questionário podem ser divididas em dois grupos principais: 1 a 4-> referentes ao perfil: faixa etária, ocupação profissional, período em curso. 5 a 10-> referentes ao comportamento informacional: avaliam a confiabilidade, frequência e importância atribuída às fontes documentais/pessoais, aos locais e propósitos de busca. A questão 11 avalia o interesse do respondente em participar da segunda etapa da pesquisa (entrevista).

24 NÚMERO DE QUESTIONÁRIOS VÁLIDOS
Dados: Questionários válidos/grupo de análise GRUPO DE ANÁLISE NÚMERO DE QUESTIONÁRIOS VÁLIDOS Períodos iniciais (1º e 2º) 36 (60%) Períodos finais (7º e 8º) 24 (40%) TOTAL 60 (100%)

25 Dados: Importância atribuída aos propósitos de busca da informação
(1) Aprofundar conhecimentos em relação às disciplinas do curso (2) Preparar-se para processos avaliativos das disciplinas em curso (3) Aprofundar conhecimentos em relação às atividades de estágio (4) Aprofundar conhecimentos em relação às atividades de pesquisa / iniciação científica (5) Aprofundar conhecimentos em relação às atividades profissionais IMPORTÂNCIA Períodos iniciais Períodos finais Sem nenhuma importância 1 2 3 Pouco importante 5 Nem pouco / nem muito importante 6 Importante 10 (27,78%) (20,83%) 12 (33,33%) 8 13 (36,11%) (41,67%) 9 (25%) (16,67%) Muito importante 23 (63,89%) 16 (66,67%) 19 (52,78%) 11 (45,83%) (30,56%) 18 (50%) 25 (69,44%) (54,17%) Não se aplica

26 (1) Aprofundar conhecimentos em relação às disciplinas do curso
PROPÓSITO (1) Aprofundar conhecimentos em relação às disciplinas do curso (2) Preparar-se para processos avaliativos das disciplinas em curso (3) Aprofundar conhecimentos em relação às atividades de estágio (4) Aprofundar conhecimentos em relação às atividades de pesquisa / iniciação científica (5) Aprofundar conhecimentos em relação às atividades profissionais IMPORTÂNCIA Inicio Fim 1 2 3 5 6 4 10 12 8 13 9 23 16 19 11 18 25 MEDIA 4,47 4,42 4,28 4,08 3,86 3,73 4,09 3,95 4,39 4,23

27 Grau de Importância dado a:
Parâmetro Início Fim Aprofundar conhecimentos disciplinas 4,47 4,42 Preparar para avaliações 4,28 4,08 Aprofundar conhecimentos estágio 3,85 3,72 Aprofundar conhecimentos pesquisa 3,95 Aprofundar conhecimentos atividades profissionais 4,39 4,22

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