A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ALUNO DE ENSINO MÉDIO E A BUSCA DE INFORMAÇÕES GRUPO 1 Arquivologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ALUNO DE ENSINO MÉDIO E A BUSCA DE INFORMAÇÕES GRUPO 1 Arquivologia."— Transcrição da apresentação:

1 O ALUNO DE ENSINO MÉDIO E A BUSCA DE INFORMAÇÕES GRUPO 1 Arquivologia

2 OBJETIVO GERAL Conhecer onde os alunos de Ensino Médio de uma Escola Municipal de Belo Horizonte buscam informação

3 UNIVERSO E AMOSTRA A escola escolhida foi a Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa que fica na região de Venda Nova. Foram entrevistados 64 alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio do turno da manhã. A entrevista foi realizada no dia 28/04/2010 no horário da aula.

4 Como você se informa sobre as atualidades ou acontecimentos? Nesta questão, podia-se marcar até duas opções Gráfico inapropriado (pizza sem totalizar 100%) Arredondamento dos percentuais inadequado (16, deveria ser arredondado para 16,7 e não para 16,6) No relatório o gráfico foi apropriado mas suprimiu categorias (não utiliza revistas nem outros)

5 Alternativa Masculin o FemininoTotal Masculin o FemininoTotal Masculin o FemininoTotal TOTAL GERAL Televisão Jornal Impresso Jornal online Revista impressa Revista online Rádio Outros

6

7

8 Inadequação das categorias (uso de palavras ou frases emocionais, permitindo indução da escolha de alternativa: simplesmente copia) Podia ter explorado as variáveis – sexo ou ano

9 O USUÁRIO DO ARQUIVO PÚBLICO DA CIDADE DE BELO HORIZONTE – APCBH Grupo 3

10 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL: Identificar as demandas dos usuários que consultam e pesquisam o acervo documental do APCBH. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Conhecer os interesses e motivos que levam o usuário à consulta no APCBH; - Demonstrar a relevância da utilização da informação pelo usuário no acervo do APCBH; - Conhecer os perfis de usuários na utilização do APCBH; - Medir a satisfação do usuário no acervo documental do APCBH.

11 ACESSOCONSERVAÇÃO 1 – ÓTIMO 2 – BOM 3 – REGULAR 4 – RUIM 5 - PÉSSIMO DIVERSIDADE TIPOLÓGICA ATENDIMENTO DOS PROFISSIONAIS EQUIPAMENTOS Uso da escala de Likert permite comparar os graus de satisfação Permitiria comparar variáveis, por exemplo, se a frequência ao APCBH infuencia o grau de satisfação ou se a formação influencia o grau de satisfação. Para tanto, seria necessário dispor dos dados categorizados.

12 ACESSOCONSERVAÇÃODIVERSIDADEATENDIMENTOEQUIPAMENTOS 5Ótimo Bom Regular Ruim Péssimo MEDIA 3,954,254,004,613,74

13

14 A demanda de Informação dos Deficientes visuais do Instituto São Rafael. Grupo 4

15 Objetivo do Estudo: Identificar as suas demandas informacionais e colher subsídios para a definição de uma política de desenvolvimento.

16 Objetivo específico Identificar os suportes mais utilizados Pesquisar a freqüência com que as pessoas com deficiência visual acessam as informações digitais. Identificar os principais fatores que influenciam no acesso as informações

17 Analise e Resultado do Questionário

18 Inferência Será que o nível de escolaridade pode influenciar na exigência pela busca da informação? Isso é questionamento e não inferência. Inferência seria algo do tipo Supõe-se que o nível de escolaridade influencie na exigência pela busca da informação já que quanto mais conhecimento possui o indivíduo, maior sua capacidade crítica e anseio por novos conhecimentos. A resposta está colhida, basta cruzar os dados!

19 Possíveis cruzamentos Escolaridade com: Frequência de utilização da biblioteca Onde procuram informação Grau de satisfação na busca de informação

20 Influência do período cursado em relação ao comportamento de busca e percepção das fontes de informação especializada em Biblioteconomia/Ciência da Informação. Estudo de Usuários Grupo 09

21 Objetivo geral Avaliar a influência do período cursado em relação ao comportamento de busca e percepção das fontes de informação especializada em Biblioteconomia/Ciência da Informação.

22 População: Alunos matriculados no curso de Biblioteconomia no primeiro semestre de Amostra: Constituída de 60 alunos matriculados no curso de Biblioteconomia nos dois primeiros e dois últimos períodos no primeiro semestre de 2010.

23 Instrumento de coleta de dados As perguntas do questionário podem ser divididas em dois grupos principais: 1 a 4-> referentes ao perfil: faixa etária, ocupação profissional, período em curso. 5 a 10-> referentes ao comportamento informacional: avaliam a confiabilidade, frequência e importância atribuída às fontes documentais/pessoais, aos locais e propósitos de busca. A questão 11 avalia o interesse do respondente em participar da segunda etapa da pesquisa (entrevista).

24 Dados: Questionários válidos/grupo de análise GRUPO DE ANÁLISE NÚMERO DE QUESTIONÁRIOS VÁLIDOS Períodos iniciais (1º e 2º) 36 (60%) Períodos finais (7º e 8º) 24 (40%) TOTAL60 (100%)

25 Dados: Importância atribuída aos propósitos de busca da informação PROPÓSITO (1) Aprofundar conhecimentos em relação às disciplinas do curso (2) Preparar-se para processos avaliativos das disciplinas em curso (3) Aprofundar conhecimentos em relação às atividades de estágio (4) Aprofundar conhecimentos em relação às atividades de pesquisa / iniciação científica (5) Aprofundar conhecimentos em relação às atividades profissionais IMPORTÂNCIA Períodos iniciais Períodos finais Períodos iniciais Períodos finais Períodos iniciais Períodos finais Períodos iniciais Períodos finais Períodos iniciais Períodos finais Sem nenhuma importância Pouco importante Nem pouco / nem muito importante Importante 10 (27,78%) 5 (20,83%) 12 (33,33%) 8 (33,33%) 13 (36,11%) 10 (41,67%) 9 (25%) 5 (20,83%) 6 (16,67%) 5 (20,83%) Muito importante 23 (63,89%) 16 (66,67%) 19 (52,78%) 11 (45,83%) 11 (30,56%) 6 (25%) 18 (50%) 11 (45,83%) 25 (69,44%) 13 (54,17%) Não se aplica

26 PROP Ó SITO (1) Aprofundar conhecime ntos em rela ç ão à s disciplinas do curso (2) Preparar-se para processos avaliativos das disciplinas em curso (3) Aprofundar conheciment os em rela ç ão à s atividades de est á gio (4) Aprofundar conheciment os em rela ç ão à s atividades de pesquisa / inicia ç ão cient í fica (5) Aprofundar conheciment os em rela ç ão à s atividades profissionais IMPORTÂNCIAInicioFimInicioFimInicioFimInicioFimInicioFim MEDIA4,474,424,284,083,863,734,093,954,394,23

27 Grau de Importância dado a: ParâmetroInícioFim Aprofundar conhecimentos disciplinas4,474,42 Preparar para avaliações4,284,08 Aprofundar conhecimentos estágio3,853,72 Aprofundar conhecimentos pesquisa4,083,95 Aprofundar conhecimentos atividades profissionais4,394,22

28


Carregar ppt "O ALUNO DE ENSINO MÉDIO E A BUSCA DE INFORMAÇÕES GRUPO 1 Arquivologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google