A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Webquest Ambientes multimodais de aprendizagem Professora Reinildes Dias FALE - UFMG

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Webquest Ambientes multimodais de aprendizagem Professora Reinildes Dias FALE - UFMG"— Transcrição da apresentação:

1 Webquest Ambientes multimodais de aprendizagem Professora Reinildes Dias FALE - UFMG

2 Cultura de novos gadgets: novas formas de interação e colaboração

3 Webquest Cultura de novos gadgets: novas formas de interação e colaboração

4 Letramento Digital Leiam este artigo e reflitam sobre as características dos nossos alunos, nativos-digitais Less downloads, more uploads! Nativos digitais vs. Imigrantes digitais Prensky, 2001 (http://tiny.cc/aXomB). Compromisso de uma educação emancipadora. Compromisso da escola pública com seus alunos nativos digitais.

5 Nativo ou imigrante digital? Nativos digitais Aqueles que nasceram na era cibernética dos computadores, câmeras digitais, Iphones, brinquedos eletrônicos, robots, TV digital etc. Lidam facilmente com a tecnologia digital e são exímios utilitários de todos os gadgets da era atual. Mark Prensky (2001).

6 Nativo ou imigrante digital? Imigrantes digitais Aqueles que aprenderam a utilizar as tecnologias atuais por força do trabalho, da necessidade decomunicação e interação, para aprender mais. Como qualquer imigrante, retêm um sotaque que pode ser mais ou menos perceptível, dependendo da fluência adquirida atual. PRENSKY. Digital Natives, Digital Immigrants

7 Compromisso com nossos alunos, nativos digitais da era contemporânea.

8 DIAS, R. A integração das TICS ao ensinoe aprendizagem de língua estrangeira e o o aprender colaborativo on-line. Moara n 30. Belém: UFPA. Programa de Mestrado, Download: Cultura Digital: movimento cognitivo, social e cultural amplo, estreitamente conectado às tecnologias da informação e da comunicação.

9 DIAS, R. A integração das TICS ao ensinoe aprendizagem de língua estrangeira e o o aprender colaborativo on-line. Moara n 30. Belém: UFPA. Programa de Mestrado, Download: Cultura Digital: movimento cognitivo, social e cultural amplo, estreitamente conectado às tecnologias da informação e da comunicação.

10 Ferramentas que podem promover a colaboração e o desenvolvimento da capacidade do aluno para produzir textos de vários gêneros, tanto da modalidade oral quanto da escrita.

11 pesquisa guiada na internet (presença de recursos de scaffolding). Webquest DIAS, R. Webquests no processo de aprendizagem de L2 no meio on-line. Disponível em

12 Webquest

13

14 Nível de desenvolvimento real Competênciareal Atuação independente Nível de desenvolvimento potencial Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) InterAÇÃO - MediAÇÃO * Scaffolding Papel do Professor Estratégias de aprendizagem Aprender a aprender Papel do Professor Estratégias de aprendizagem Aprender a aprender

15 DIAS, R. Less downloads, more uploads at Less downloads, more uploads!

16 A WebQuest about WebQuests by Reinildes Dias ml Reading. Researching. Collaborating. Learning.

17 Reception:Reading A WebQuest about WebQuests by Reinildes Dias ml Reading. Researching. Collaborating. Learning.

18 Reception:Reading A WebQuest about WebQuests by Reinildes Dias ml Reading. Researching. Collaborating. Learning.

19 Reception:Reading Production:Writing A WebQuest about WebQuests by Reinildes Dias ml Reading. Researching. Collaborating. Learning.

20 Reception:Reading Production:Writing A WebQuest about WebQuests by Reinildes Dias Reading. Writing. Collaborating. Revising. Learning. A WebQuest about WebQuests by Reinildes Dias ml Reading. Researching. Collaborating. Learning.

21

22

23

24 Have you ever heard of an online learning environment called Webquest? Yes3 No18 Yes No

25 Do you know what Webquest means? Yes 3 No 16 I have some idea of what it means 4 No yes I have some idea of what it means

26 Do you know what Webquest mean now? Yes18 No0 Yes No

27 Are you going to use Webquests with your students? Yes16 No2 Yes No

28 Desafio a um grupo de alunos - que trabalha em equipe - na busca de informações sobre um determinado assunto para a realização de uma tarefa, configurada como uma situação-problema Utilização da web e de seus recursos durante a busca da solução a um problema (tarefa) pelos participantes de um grupo de alunos. Webquest

29 Suporte oferecido aos envolvidos na busca (quest). Links a sites na própria web. Estes links podem ser a informações escritas, arquivos de áudio ou vídeos. Orientações detalhadas para os participantes sobre os passos a serem seguidos durante o processo WebQuests: pesquisas guiadas no espaço virtual Scaffolding Webquest

30 Bernie Dodge Tom March Proponentes do modelo

31 A WebQuest is an inquiry-oriented lesson format in which most or all the information that learners work with comes from the web. The model has spread around the world, with special enthusiasm in Brazil, Spain, China, Australia and Holland. What is a WebQuest?

32 Qual a função de cada uma das seções, componentes, ou blocos edificadores? Os componentes ou seções são também chamados de blocos edificadores de uma WebQuest (building blocks of WQ). Quais são os componentes ou seções de uma WebQuest?

33 Orienta o grupo de alunos sobre o que deve ser feito e vivenciado durante a WebQuest. Desperta o interesse dos participantes. Argumenta a favor da tarefa a ser cumprida. Possui elementos argumentativos para envolver os alunos no processo de investigação e descobertas de uma WebQuest. Introdução

34

35 Tarefa Descreve o que será feito no percurso da WebQuest. Enfatiza a situação-problema da quest. Influencia diretamente no envolvimento e na motivação dos participantes. É o espaço para a atribuição de papeis aos participantes Deve ser co-construída on-line com todos colaborando para uma solução bem- sucedida. É o componente mais importante de uma WQ. protagonismo do aluno

36 Protagonismo do aluno

37 Processo Descreve com clareza os passos a serem seguidos. Lista os sites da web para ajudar e orientar o grupo de alunos, ao longo da quest, na realização da tarefa (situação-problema). Fornece suporte para cada um dos papeis a serem assumidos pelos membros do grupo. Define claramente a logística da organização dos grupos de trabalho. Scaffolding

38

39 Avaliação Estabelece os critérios pelos quais o grupo vai ser avaliado, ao final da quest, pelo cumprimento da tarefa. Fornece a rubrica de avaliação. Protagonismo do aluno

40

41 Conclusão Faz o fechamento da quest. Evidencia o que foi aprendido no percurso da quest. Incentiva o aluno a estender a experiência de aprendizagem a outros domínios.

42

43 Créditos (opcional) Fornece as referências a websites que foram utilizados durante a quest. Agradece aos colaboradores de mais destaque durante o processo de realização da quest. Coloca a WebQuest produzida à disposição de interessados em realizá-la. Indica um de contato com os autores da WebQuest.

44

45 KRESS, G. Literacy in the new media age. London, New York: Routledge, 2003 DIAS, R. DIAS, R. Gêneros digitais e multimodalidade: oportunidades on-line para a escrita e a produção oral em inglês no contexto da educação básica. (no prelo). Desenvolvimento da capacidade dos alunos para interação com os diferentes modos ou códigos semióticos de veiculação de sentido nos textos multimodais: o linguístico ou verbal, o oral, o imagético, o sonoro, o espacial. Multimodalidade / Multiletramento

46 A lógica da imagem e a lógica da tela sobrepõem a lógica da escrita. O mundo narrado ou contado é bem diferente do mundo mostrado. (KRESS, 2003).

47 Cultura da aprendizagem colaborativa. Cultura da aprendizagem por descoberta (self-discovery learning, Bruner, 1960). Cultura do aprender a aprender (aprender para a vida). Cultura digital ou cibernética Protagonismo do aluno

48 Pesquisar. Criar. Colaborar. Transformar Autenticidade: Oportunidades de interações em situações reais de comunicação. Múltiplas Inteligências - Multimodalidade. Gêneros digitais: ações sociais pela linguagem. Benefícios pedagógicos

49 Interdisciplinaridade. Temas sociais. Educação cidadã. Aprendizagem colaborativa. Aprendizagem significativa. Multimodalidade / Multiletramento Protagonismo do aluno

50 Reception:Reading Production:Writing Escrita como processo colaborativo (DIAS, 2004). Aprendizagem como prática social.

51 Mantenham contato! Obrigada pela atenção. Meet me at


Carregar ppt "Webquest Ambientes multimodais de aprendizagem Professora Reinildes Dias FALE - UFMG"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google