A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Letramento Informacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Letramento Informacional"— Transcrição da apresentação:

1 Letramento Informacional
ECI810D – Tópicos Especiais em Ciência da Informação: Usos e Usuários da Informação

2 Surgimento do conceito
“Inegavelmente, a competência em informação surgiu como conceito ligado à Sociedade da Informação. Como prática, desenvolveu-se inicialmente no escopo da atividade bibliotecária, ligada originalmente ao processo de educação de usuários de bibliotecas e à orientação bibliográfica” (Dudziak, 2008, p. 42).

3 Barreiras “Apesar dos avanços significativos na última década, persistem algumas barreiras que impedem sua ampla disseminação: falta de compreensão do conceito; fragmentação de iniciativas e interesses; terminologia e abrangência não uniformes; institucionalização do tema ainda é precária; carência de estudos teóricos, metodológicos e práticos mais aprofundados e abrangentes; sub-utilização do conceito; subestimação de sua importância por parte dos bibliotecários, profissionais da informação, educadores e administradores; carência de ações sistêmicas” (Dudziak, 2008, p. 43).

4 Abrangência A competência informacional abrange as competências para reconhecer as necessidades informacionais e localizar, avaliar, aplicar e criar informação dentro de contextos culturais e sociais (Dudziak, 2008, p. 43)

5 Eixos temáticos A proclamação de Alexandria (Egito, 2005) propôs quatro eixos temáticos: competência informacional para o desenvolvimento econômico; competência informacional para a saúde e serviços; competência informacional para a governança e cidadania; Competência informacional para o aprendizado e a educação.

6 Dificuldades no contexto nacional
“... observa-se que o país enfrenta mais do que nunca o desafio da coordenação política voltada para as ações de longo prazo” (Dudziak, 2008, p. 45). “... Embora positivo, o estímulo à competência em informação não encontra o devido eco no atual contexto político nacional, especialmente por causa da natureza mais imediatista e desarticulada das políticas governamentais e empresariais adotadas. É preciso disseminar o conceito e as práticas, com o apoio de intervenções políticas direcionadas à cultura da informação” (Dudziak, 2008, p. 45). “Vivenciamos descontinuidades informacionais e descontinuidades de programas informacionais” (Dudziak, 2008, p. 48).

7 Origem do termo “Usado inicialmente nos Estados Unidos para designar habilidades ligadas ao uso da informação eletrônica, ele (o termo information literacy) foi assimilado pela classe bibliotecária e atualmente insere-se de forma vigorosa no discurso dos bibliotecários americanos, sendo alvo de interesse crescente por parte de bibliotecários de outros países” (Campello, 2003, p. 28).

8 Normas para o Letramento Informacional

9 Normas para o Letramento Informacional

10 Terminologia Alfabetização informacional Cultura da informação
Letramento informacional ou competência em informação

11 Preocupação com a competência informacional
Foco no usuário

12 Referências CAMPELLO, Bernadete. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p , set./dez DUDZIAK, Elizabeth A. Os faróis da Sociedade de Informação: uma análise crítica sobre a situação da competência em informação no Brasil. Informação e Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 8, n. 2, p , maio/ago


Carregar ppt "Letramento Informacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google