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CEA – FDAS Sistema de Aquisição de Dados para Ensaios em Vôo O sistema CEA-FDAS é um sistema de aquisição de dados desenvolvido especialmente para atender.

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1 CEA – FDAS Sistema de Aquisição de Dados para Ensaios em Vôo O sistema CEA-FDAS é um sistema de aquisição de dados desenvolvido especialmente para atender as necessidade de ensaios em vôo de aeronaves leve ou não tripuladas. Sua arquitetura é baseada em micro- controladores associados a computadores portáteis tipo hand-held. Desta forma, sua flexibilidade de aplicação e facilidade de operação são superiores as dos principais concorrentes mundiais. Com desenvolvimento 100% nacional, o sistema CEA-FDAS possui flexibilidade de configuração para atender diversas demandas de ensaios em aeronaves leves e não tripuladas. Este sistema possui grande adaptabilidade, permitindo a customização e até mesmo a implementação de novos sensores. Este sistema já foi utilizado em diversas campanhas de ensaios de aeronave leves e não tripuladas e em muitas oportunidades foi confrontado com sistemas de aquisições estrangeiros, também dedicados a ensaios de aeronaves. Em todas estas comparações o CEA-FDAS se mostrou uma solução inteligente e adequada para estas aplicações. Se sua aplicação requer medições especiais, baixo peso,, possui pouco espaço disponível o, com certeza o sistema CEA-FDAS atenderá seus requisitos trazendo confiabilidade e precisão ao seu processo de ensaio.

2 CEA – FDAS Sistema de Aquisição de Dados para Ensaios em Vôo O sistema CEA-FDAS é baseado na associação de microcontroladores com computadores portáteis tipo hand-held. Por isso sua flexibilidade, facilidade de operação,baixo peso e pequeno tamanho são imbatíveis no mercado mundial de sistemas de ensaios de aeronaves leves e não tripuladas. Suas principais características são: 32 canais de aquisição analógica (0-5V) com precisão de 10 ou 12bits. Canais analógicos configuráveis de acordo com a necessidade de sensores. 2 canais analógicos condicionados para utilização de células de carga com amplificação configurável. 1 canal digital dedicado para aquisição de sinais de GPS. Compatível com periféricos de GPS NMEA0183 entre 0.5 e 5 Hz de atualização. Compatível com plataformas inerciais CrossBow através de sinais analógicos. Compatível com qualquer dispositivo computacional com comunicação RS-232. Compatível do computadores hand-held com sistema operacional PALM-OS ( software incluso). Taxa de aquisição entre 10Hz e 30Hz para 32 canais e até 6kHz para um canal (em computador PC). Corrente de operação menor que 200mA (sem sensores). Os sensores que acompanho o sistema CEA-FDAS são: Probe anemométrica com sensores de pressão estática, total, e ângulos de ataque e de derrapagem. Esta probe é disponível em dois tamanhos, um para aeronaves leve e outro para veículo aéreos não tripulados. Os sensores de pressão são piezoelétricos e sua especificação pode ser alterada para atender demandas específicas. Cada sensor de pressão possui quatro níveis de amplicação pré- estabelecidos no sistema CEA-FDAS. Sensores de temperatura para faixa de 0-50°C. Tacômetro ótico para medição de rotação de hélices. Sensor de umidade relativa do ar (opcional). Acelerômetro de três eixo com faixa de medição de 10g ou 2g (opcional). Girômetro de três eixo com faixa de medição de 150°/s ou 300°/s (opcional). Célula de carga de flexão ou tração para medição de forças entre 1kgf e 20kgf (opcional). Potênciometros lineares para medição de posição de comandos (opcional). Além destas características e sensores, a equipe de desenvolvimento do CEA-FDAS está pronta para introduzir as modificações e especificações necessárias especialmente para o seu projeto.


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