A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História da educação na Colônia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História da educação na Colônia"— Transcrição da apresentação:

1 História da educação na Colônia
Por Suelen Maria Marques Dias

2 Os Jesuítas “Por serem as missões muito necessárias nesta terra e principal fim das fundações de colégios.” Imagem: Benedito Calixto, Anchieta e Nóbrega na cabana de Pindobuçu. (Coleção João Calixto) LEITE, Serafim. História da Companhia de Jesus no Brasil. Rio de Janeiro, P

3 De acordo com a imagem, responda:
Quem são os personagens? O que eles estão fazendo? Qual é a relação com a educação? Quem ensina e quem aprende?

4 Os Jesuítas e as missões

5 Observe o mapa e responda:
Qual a localização das principais missões em relação à linha do Tratado de Tordesilhas? Qual a importância das missões na ocupação do território? Qual a sua importância na colonização do Brasil? As principais missões

6 Agora, observe o mapa dos Colégios Jesuítas do Brasil Colonial:
Compare sua localização com a localização das missões. Quais são as principais cidades onde eles se localizam? Na sua opinião, existe alguma ligação entre a localização dos Colégios e a importância das cidades no cenário colonial? Mapa: Colégios Jesuítas no Brasil Colonial.

7 Leia o trecho abaixo: Em aldeias de índios a cargo do Colégio da Bahia: se "ensinam aos Índios as cousas necessárias à sua salvação, lhes dizem missa e ensinam a doutrina cristã duas vezes em cada dia, e também em cada uma ensinam aos filhos dos Índios a ler, escrever, contar e falar português, que aprendem bem e falam com graça, ajudar as missas, e desta maneira os fazem polidos e homens. Em uma delas lhes ensinam a cantar e tem seu coro de canto e flautas para suas festas, e fazem suas danças à portuguesa (...) "Breve Narração das Coisas Relativas aos Colégios Residenciais da Companhia nesta Província Brasílica, no ano de 1584". In: ANCHIETA, José de. Cartas, informações, fragmentos históricos e sermões. Belo Horizonte: Itatiaia: São Paulo: Edusp, 1988, p. 424.

8 Com base trecho anterior, responda:
Que aspectos eram valorizados pelos jesuítas no ensino dos gentios? O que era ensinado?

9 Leia atentamente os textos a seguir:

10 Texto 1: O que acontecia com os curumins depois que saíam dos colégios?
Meninos índios ensinados pelos jesuítas que, ao chegarem à puberdade, retornam aos costumes gentílicos, muito piores que antes, sobrepujando “seus pais em maldade” ANCHIETA, José de. Cartas, informações, fragmentos históricos e sermões. Belo Horizonte: Itatiaia: São Paulo: Edusp, 1988, p. 163 e 173.

11 Texto 2 – Um índio velho diante do dogma da Virgindade de Maria
Um índio velho, muito interessado em cristianizar-se, ficou abismado com a virgindade de Nossa Senhora, e diante de Anchieta, “mostrou grande espanto e contentamento de Nossa Senhora parir e ficar virgem, perguntando particularidades acerca disso (o que é bem alheio dos outros, que nem sabe duvidar nem perguntar nada)”. ANCHIETA, José de. Cartas, informações, fragmentos históricos e sermões. Belo Horizonte: Itatiaia: São Paulo: Edusp, 1988, p. 199.

12 Texto 3 – O índio velho diante do ideal cristão da castidade e das disciplinas que se auto-aplicava o padre “E, sabendo que não tínhamos mulheres, se espantou muito, perguntando-nos : ‘E não as desejais, quando vedes algumas formosas?’ Nós como resposta lhes mostramos as disciplinas com que se domava a carne, quando se desmandava a esses maus desejos, falando-lhe também dos jejuns, abstinências e outros remédios que tínhamos, e que tudo fazíamos por não ofender a Deus, que manda o contrário. E ele replicou: ‘E Deus que lhes há de fazer? Por que tendes medo dEle?’Então lhes falamos do inferno e glória, etc. do que ele ficou maravilhado, e tendo-nos grande crédito [...] ANCHIETA, José de. Cartas, informações, fragmentos históricos e sermões. Belo Horizonte: Itatiaia: São Paulo: Edusp, 1988, p. 217.

13 Com base nas informações anteriores, reflita:
Como era a assimilação dos costumes e idéias passadas pelos jesuítas por parte dos indígenas?

14 Importante: Além dos jesuítas, outras ordens religiosas também participaram do processo de colonização do Brasil, dentre estas as ordens dos franciscanos, carmelitas e beneditinos. O papel do jesuítas não era apenas de catequese dos índios e de auxiliar na formação dos futuros padres. Seus colégios atendiam também à população de origem européia laica.

15 As Reformas Pombalinas

16 Leia, a seguir, um trecho do alvará expedido em 28 de julho de 1759, pelo Marquês de Pombal, expulsando os jesuítas de Portugal. Como se sabe, até 1759, o ensino em Portugal e suas Colônias era em boa parte de responsabilidade dos jesuítas.

17 “Da cultura e das ciências depende a felicidade das Monarquias, conservando-se por meio delas a Religião e a Justiça na sua pureza e igualdade.(...) [os jesuítas] com o escuro fastidioso método que introduziram nas escolas destes Reinos, e seus Domínios, e muito mais com a inflexível tenacidade com que sempre procuraram sustentá-la contra as evidências das sólidas verdades.” Clique aqui para saber mais sobre o Marquês de Pombal

18 Para refletir... De acordo com o texto, a Reforma Pombalina pretendia um rompimento com a Igreja? Quem eram considerados culpados pelo atraso no ensino português? Quais eram os objetivos da Reforma Pombalina?

19 As reformas pombalinas
Instituíram um sistema público de ensino em Portugal. Levaram à fundação do Colégio dos Nobres. Alteraram os estatutos e o ensino na Universidade de Coimbra, entre 1770 e 1772, imprimindo-lhe uma orientação que privilegiava as ciências naturais e a experimentação. Procuravam criar uma nova elite cultural, mais aberta a um pensamento racional e empírico, e disseminar uma nova mentalidade na sociedade portuguesa, europeizando-a. Com a expulsão dos jesuítas, criaram as Aulas Régias (aulas avulsas de latim, grego, retórica, gramática, filosofia e primeiras letras).

20 Observe, no mapa, a distribuição dessas aulas e dos estabelecimentos de ensino em Minas Gerais:

21 A partir da análise do mapa, responda:
Quais as principais regiões onde se localizavam os estabelecimentos de ensino em Minas Gerais? Na sua opinião, tais estabelecimentos eram suficientes para atender à população da capitania?

22 Problemas das aulas régias
Localização. Falta de professores. Atrasos de salários A maior parte da população continuou sem acesso à educação. Somente os alunos que podiam pagar professores particulares estudavam. Assim, o ensino, que após a reforma deveria adquirir um caráter público, continuou com um caráter privado.

23 A Universidade de Coimbra após a queda de Pombal (1777)
Leia abaixo o trecho extraído do poema Reino da estupidez, de Francisco do Mello Franco (1785): “Nessa Corte, anos há, se tem fundado, Uma cousa, chamada Academia; Mas isto, quanto a mim, sem diferença, É um corpo sem alma que não pode Produzir ação própria, ou um fantasma Que em poucos minutos dissipa.” Este trecho foi adaptado clique aqui para ver a versão original.

24 O poema O Reino da Estupidez, publicado em 1818, reproduz as inquietações da atmosfera literária em Coimbra, em meados dos anos 1780, os efeitos da Ilustração e as contradições do Reformismo Ilustrado português. O livro, uma sátira poética à Universidade de Coimbra , circulou em manuscrito em 1785. Atribuí-se a autoria do poema a Francisco de Mello Franco, mineiro de Paracatu, que foi perseguido pela Inquisição. No poema, após ser escorraçada de toda a Europa culta, banida dos quatro cantos do mundo, a deusa Estupidez refugiou-se em Portugal, onde se uniu à “macilenta Inveja”, à “vingadora Raiva”, ao “duro Fanatismo”, à Hipocrisia e à Superstição, já que a capital portuguesa sob Dona Maria I (quando Pombal já não participava do governo) já não respirava os mesmos ares do reinado de D. José, podendo, assim a Estupidez instalar seu reino em terras lusas. Ou seja, o poema não critica diretamente a proposta do Marquês do Pombal, mas sim o retrocesso que o autor acredita ter ocorrido no reinado de D. Maria I.

25 Agora responda: Na sua opinião, o autor demonstra uma visão favorável sobre a Universidade nesse período? Como estava o restante da Europa nesse período? Considerando o conteúdo do poema, você acredita que a Universidade vivenciava a situação dos outros países europeus? Os objetivos da Reforma Pombalina estavam sendo concretizados?

26 Seminário de Olinda (1800)

27 Leia com atenção o texto abaixo:
“Desde a sua fundação em 1800, [o seminário de Olinda] exerceu uma poderosa influência na formação intelectual do norte do Brasil. Era o curso secundário mais completo do país. Acolhia elevado número de alunos, não só os que se destinavam ao sacerdócio, como ainda todos quantos não podiam ir à Coimbra fazer os seus estudos. A filosofia em voga em suas cadeiras era cartesiana, a ponto do Seminário se converter em ninho de idéias liberais e adotar como evangelho político a doutrina dos filósofos do século 18. Mais que as ciências eclesiásticas eram divulgadas os episódios da Revolução francesa, partindo daquele núcleo intelectual o gosto pelas idéias subversivas, cujos adeptos passaram a organizar academias secretas.” MOACIR, P. A instrução e as províncias (Subsídios para a Historia da educação no Brasil): São Paulo, Nacional, 1936, 1º.v., p.31.

28 Para refletir O ensino no Seminário de Olinda têm relações com os objetivos propostos pela reforma Pombalina?

29 Que causa fastio; enfadonho; tedioso; importuno.
Fastidioso: Que causa fastio; enfadonho; tedioso; importuno. Voltar

30 O Marquês de Pombal Voltar
Sebastião José de Carvalho e Melo ( ) nasceu em Lisboa, filho de um capitão da cavalaria real. Seu pai morreu cedo e sua mãe se casou novamente. Foi criado pelo tio Paulo de Carvalho, professor da Universidade de Coimbra, instituição em que se formou em direito, história e política. Em 1738, por recomendação do tio, foi nomeado embaixador na Inglaterra, onde estudou a política e a economia do país. Ao retornar a Lisboa, tornou-se secretário dos Negócios Estrangeiros em Em pouco tempo o rei José I lhe deu carta branca para decidir sobre os assuntos de Estado. Governando sob os princípios do iluminismo, Pombal propôs projetos para equilibrar a balança comercial, estimular a indústria, reformar o ensino, etc. Também com contribuições do Brasil, reconstruiu Lisboa, arrasada pelo terremoto de Expulsou os jesuítas de Portugal e das colônias. Criou Juntas de Justiça na colônia e ordenou a mudança da capital de Salvador para o Rio de Janeiro (1762). Em 1769 foi nomeado marquês de Pombal. Voltar

31 Texto Original: “Nesta Côrte, annos ha, se tem fundado,
Voltar “Nesta Côrte, annos ha, se tem fundado, “Huma cousa chamada Academia: “Mas isto quanto a mim sem differença “He hum corpo sem alma, que não pode “Produzir acção propria, ou hum phantasma “Que em bem pouco minutos se dissipa.” Trecho extraído do poema Reino da Estupidez de Francisco de Mello Franco.


Carregar ppt "História da educação na Colônia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google