A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Acessibilidade Engenharia de Usabilidade UFMG/DCC/ICEx – Especialização em Informática – Engenharia de Software – Turma 8 – Renan – Jorge - Danilo Setembro/2005.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Acessibilidade Engenharia de Usabilidade UFMG/DCC/ICEx – Especialização em Informática – Engenharia de Software – Turma 8 – Renan – Jorge - Danilo Setembro/2005."— Transcrição da apresentação:

1 Acessibilidade Engenharia de Usabilidade UFMG/DCC/ICEx – Especialização em Informática – Engenharia de Software – Turma 8 – Renan – Jorge - Danilo Setembro/2005.

2 Acessibilidade -> Conceitos Acessibilidade: Designa-se por acessível (do latim accessibîle) aquilo que se pode atingir, alcançar ou obter facilmente, o que é compreensível.

3 Usabilidade -> Conceitos Usabilidade: Um conjunto de atributos de software relacionado ao esforço necessário para seu uso e para o julgamento individual de tal uso por determinado conjunto de usuários (ISO 9126). Usabilidade: A capacidade de um produto ser usado por usuários específicos para atingir objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto específico de uso. (ISO 9241)

4 Acessibilidade x Preconceito Preconceito: Acessibilidade está geralmente associada às pessoas com limitações físicas ou sensoriais. A utilização da Acessibilidade somente beneficia as pessoas portadoras de necessidades especiais ?

5 Acessibilidade e Usabilidade Dentro da Engenharia de Usabilidade: O termo acessibilidade associa disponibilidade da informação a todos os utilizadores, independentemente da tecnologia e plataforma utilizadas e das capacidades sensoriais e funcionais do utilizador.

6 As recomendações deste documento explicam como tornar o conteúdo Web acessível a pessoas com deficiências, destinando- se a todos os criadores de conteúdo Web (autores de páginas e projetistas de sites) e aos programadores de ferramentas para criação de conteúdo. O principal objetivo dessas recomendações é promover a acessibilidade. No entanto, sua observância faz também com que o conteúdo da Web se torne de mais fácil acesso a todos os usuários, independentemente da ferramenta usada (navegadores web para computadores de mesa, laptops, telefones celulares, ou navegador por voz) e das limitações associadas ao respectivo uso (ambientes barulhentos, salas mal iluminadas ou com excesso de iluminação, utilização sem o uso das mãos). conteúdo Web criadores de conteúdo Web ferramentas para criação de conteúdo Padrão W3C

7 O que é o "da Silva" O "da Silva" é um avaliador. Um avaliador é um software que detecta um código HTML e faz uma análise do seu conteúdo, verificando se está ou não dentro de um conjunto de regras. No nosso caso, a análise é feita usando as regras de acessibilidade do W3C/WAI. A quem se destina o "da Silva"? O "da Silva" é a ferramenta ideal para web-designers, web-masters e todas as pessoas que desenvolvem sites para a Internet e tenham a

8 Site avaliado: Baseado nas "Recomendações para a acessibilidade do conteúdo da Web 1.0"

9 Acessibilidade Fontes: ABRA Acessibilidade Acessibilidade Brasil Da Silva

10 Acessibilidade Créditos: Danilo Jorge Renan UFMG/DCC/ICEx – Especialização em Informática – Engenharia de Software – Turma 8 Setembro/2005.


Carregar ppt "Acessibilidade Engenharia de Usabilidade UFMG/DCC/ICEx – Especialização em Informática – Engenharia de Software – Turma 8 – Renan – Jorge - Danilo Setembro/2005."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google