A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Usabilidade para Software de Código Aberto Professor: Clarindo Pádua Alvaro Trielli Davi Melazo Ricardo Fiori.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Usabilidade para Software de Código Aberto Professor: Clarindo Pádua Alvaro Trielli Davi Melazo Ricardo Fiori."— Transcrição da apresentação:

1 Usabilidade para Software de Código Aberto Professor: Clarindo Pádua Alvaro Trielli Davi Melazo Ricardo Fiori

2 Divagações O uso de softwares livres (OSS) vem crescendo. O software não tem uma usabilidade adequada Esforços na funcionalidade e não na usabilidade

3 OSS - Open Source Software A natureza intrínseca do OSS deu a ele a reputação de confiável, eficiente, e funcional Para surpresa no mundo da engenharia da computação Internet facilitou a coordenação de voluntários no desenvolvimento Apache Web Server Usuários destes aplicativos tem um conhecimento técnico elevado Os usuários domésticos em sua maioria usam softwares proprietários

4 Características de Usabilidade (Nilsen) 1. Capacidade de Aprendizado 2. Eficiência no Uso 3. Retenção do Conhecimento 4. Freqüência de Erro 5. Satisfação Pessoal

5 Usuários Usuários de OSS são experientes; Envolvidos no processo de desenvolvimento Usuários não-experientes são improváveis de serem atraídos pela viabilidade dos OSS Optam pelo baixo custo, qualidade, marca e suporte

6 Falhas Usabilidade OSS - # 1 Desenvolvedores não são usuários finais típicos Assim o produto é feito pelos desenvolvedores para eles mesmos. A falta de preocupação com o baixo nível técnico apresentado pelos possíveis usuários do sistema prejudica a usabilidade Experts em Usabilidade não são adicionados a projetos de OSS Algumas explicações para isto: A menos experts em usabilidade do que desenvolvedores no mercado de tecnologia. Experts em Usabilidade não se interessam, ou não são bem vindos em projetos de OSS. Inércia: Já é tradicional a construção de produtos sem um expert em usabilidade, por isso não tem esforço para se ter um agora.

7 Falhas Usabilidade OSS - # 2 Os incentivos em OSS são focalizados em melhora de funcionalidade que de Usabilidade. Financeiramente: Caso FireFox.(Mozilla Web Browser) Pessoalmente: Pela perspectiva do desenvolvedor, resolver um problema de usabilidade pode não ser uma experiência tão gratificante devido à solução não envolver um desafio de programação, ou de novas tecnologias, ou de algoritmo. (Eklund et al., 2002)

8 Falhas Usabilidade OSS - # 3 Problemas de Usabilidade são mais difíceis de especificar que os de funcionalidade. Problemas de funcionalidade são mais fáceis de especificar. Os problemas de Usabilidade são muito mais difíceis de descrever e podem perverter toda a intenção da interface, interação com o usuário.

9 Falhas Usabilidade OSS - # 4 Design de Usabilidade deveria tomar lugar anterior a qualquer codificação Os OSS geralmente tem por base uma fase codificação de começo rápido e o seu design vai sendo constantemente revisado durante a codificação.

10 Falhas Usabilidade OSS - # 5 Os projetos OSS não possuem os recursos necessários para terem um trabalho com alto grau de qualidade em usabilidade. A maioria dos OSS são projetos pequenos e feitos de forma voluntária. Assim o investimento inicial financeiro tende a ser baixo e empregar uma mão de obra especializada em usabilidade pode ser demonstrar uma barreira no seu desenvolvimento.

11 Falhas Usabilidade OSS - # 6 Os softwares proprietários definem o Estado da Arte e os OSS só podem correr atrás. Independentemente de os softwares proprietários possuírem uma boa usabilidade, seu consumo em massa acaba por ditar padrões e paradigmas que não são quebrados facilmente. E juntamente com a inércia do usuário final o OSS tentam simular interfaces similares para agradarem também o usuário.

12 Falhas Usabilidade OSS - # 7 OSS tem a tendência natural ao um maior numero de versões e patches que o software proprietário Estas constantes atualizações e mudanças, na maior parte das vezes não possuem um padrão, assim dificultando a usabilidade do programa final.

13 Falhas Usabilidade OSS - # 8 O desenvolvimento dos OSS prima pela liberdade ao invés da simplicidade Esta não é uma desvantagem do produto, mas esta característica acarreta uma falha na usabilidade, pois exige do usuário final um alto nível de conhecimento da aplicação para configurá-la de forma correta.

14 Melhorias Usabilidade OSS - #1 Abordagem Comercial União do projeto open source com uma interface criada de forma comercial. Esta relação se dá com a parceria de instituições mais comerciais. Apesar de resolver alguns problemas pode ocorrer de que em algum momento ocorra um conflito de interesse em o parceiro comercial e o desenvolvedor.

15 Melhorias Usabilidade OSS - #2 Abordagem Tecnológica Um método de suprir a falta de experts em usabilidade é a utilização de métodos automatizados avaliação de interface. Exemplo é o SherlockTool que checa automaticamente a consistência visual e textual da aplicação utilizando métodos simples de concordância de texto e aplicação de métricas. Outro exemplo, eficiente também porem demorado são os Programas de Aperfeiçoamento que ficam observando a utilização do programa por um usuário e enviam esta para os desenvolvedores.

16 Melhorias Usabilidade OSS - #3 Envolvimento Acadêmico O envolvimento de praticas de usabilidade como estudos acadêmicos pode gerar um ganho excepcional à comunidade de OSS, alem de alavancar os níveis atuais utilizados.

17 Melhorias Usabilidade OSS - #4 Envolver o Usuário Final Tornar os usuários do OSS atores mais ativos do processo de melhoria do produto pode melhorar incrivelmente a usabilidade. Quando o usuário final tem como apontar o que achou de positivo e negativo na interface o grupo de desenvolvimento pode melhor balizar suas alterações e utilizarem esta base de dados para a construção de um padrão de usabilidade mais abrangente e eficaz. Ex: O site de erros do Mozilla, o Bugzilla recebe mais de 150,000 e- mails diariamente. E mesmo a maior parte sendo mails de funcionalidade (90%) os dados de usabilidade são analisados e utilizados em novas versões do produto.

18 Melhorias Usabilidade OSS - #5 Fragmentar a Usabilidade em analise e desenho A usabilidade deve também, como a codificação, conter uma fase de analise, onde deverá ser analisada a condição- expectativa e outra de desenho onde serão implementadas as indicações fornecidas pela analise.

19 Melhorias Usabilidade OSS - #6 Envolver os experientes Conseguir o envolvimento dos experts em usabilidade. Através de incentivos financeiros e de reconhecimento com a finalidade de motivá-los a integrar seu conhecimento ao desenvolvimento dos OSS.

20 Melhorias Usabilidade OSS - #7 Internalização de novos paradigmas, ou Catequização Criar a noção da importância da usabilidade na construção de um produto de software e exigi-la

21 Conclusão Melhorias não indicam substituição dos softwares proprietários inércia do usuário, suporte, legislação, e etc Atenção da comunidade desenvolvedora para o problema da Usabilidade Mudança de paradigma dos desenvolvedores

22 Dúvidas ?


Carregar ppt "Usabilidade para Software de Código Aberto Professor: Clarindo Pádua Alvaro Trielli Davi Melazo Ricardo Fiori."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google