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A Belesminha Um jogo de apoio ao aprendizado de conceitos de recursividade Autor: Flávio Roberto Orientadora: Jussara Almeida Co-orientadores: Luiz Chaimowicz.

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1 A Belesminha Um jogo de apoio ao aprendizado de conceitos de recursividade Autor: Flávio Roberto Orientadora: Jussara Almeida Co-orientadores: Luiz Chaimowicz Raquel Prates

2 Motivação A recursividade é o método de definir uma função em termos dela mesma Facilita a construção de programas Modelagem mais próxima do nosso raciocínio No entanto, se não usada devidamente, pode ser perigosa Condições de parada devem ser satisfeitas O custo computacional pode ser alto

3 Motivação Além disso... Aprender a programar com helloworld na saída padrão não atrai o interesse dos jovens da Geração Nintendo [Guzdial e Soloway, 2002] Um jogo pode cativar os alunos e engajá-los no estudo ou nos exercícios

4 Objetivo Fixar e exercitar o uso de recursão Registro de ativação Pilha de execução Condição de parada Motivar o aluno ao estudo Tornar o aprendizado divertido

5 O Jogo O aluno dá comandos para a Belesminha percorrer um trajeto. Os comandos são: Ir para a frente ( f ) Virar 90º à direita ( d ) Virar 90º à esquerda ( e )

6 O Jogo Além disso, o aluno pode definir funções com os comandos: a(P): f f d a(P-1) c(P): f c(P-1) Desafio: Pegar todas as folhas Desempilhar as funções no final Restrição de comandos Restrição de tamanho da pilha

7 Interface

8 Comandos

9 Interface Comandos Restrições

10 Interface Comandos Restrições Pilha de execução Pilha de execução

11 Interface Comandos Restrições Pilha de execução Pilha de execução Área do jogo

12 Interface Comandos Restrições Pilha de execução Pilha de execução Área do jogo Mensagens

13 Interface Comandos Restrições Pilha de execução Pilha de execução Área do jogo Mensagens Belesminha :D

14 Experimentos O programa está em sua quarta versão. Download (www.dcc.ufmg.br/~flavioro/belesminha) Experiência com alunos da disciplina AEDs II Jogo está sendo utilizado pela quarta turma Avaliação com usuários da 2ª versão demonstrou: Aumento da motivação Fixação dos conceitos de recursividade Problema com a metáfora da condição de parada Um nova avaliação será realizada em breve

15 Trabalhos Futuros Nova avaliação abrangendo a contribuição para o aprendizado Definição de progressões de níveis mais didáticas Desenvolvimento de um editor de desafios gráfico Sistema de ajuda ingame

16 A Belesminha Perguntas??


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