A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A INFLUÊNCIA DO CIÚME NO COMPORTAMENTO DO PERSONAGEM BENTINHO NA OBRA DOM CASMURRO DE MACHADO DE ASSIS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ACADÊMICA: LILIAN.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A INFLUÊNCIA DO CIÚME NO COMPORTAMENTO DO PERSONAGEM BENTINHO NA OBRA DOM CASMURRO DE MACHADO DE ASSIS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ACADÊMICA: LILIAN."— Transcrição da apresentação:

1 A INFLUÊNCIA DO CIÚME NO COMPORTAMENTO DO PERSONAGEM BENTINHO NA OBRA DOM CASMURRO DE MACHADO DE ASSIS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ACADÊMICA: LILIAN LIMA M. DOS SANTOS ORIENTADOR: GINALDO SILVA SANTOS

2 Objetivos Geral: observar o comportamento ciumento do personagem principal, Bentinho. Específicos: - Verificar - Analisar - Compreender

3 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA TIPO: QUANTITATIVA (ENTREVISTA) ESTUDO DE CASO
METODOLOGIA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA TIPO: QUANTITATIVA (ENTREVISTA) ESTUDO DE CASO

4 Todos temos ciência que as atitudes de Bento, girou em torno do ciúme.

5 Segundo significado oficial oferecido no Minidicionário Aurélio (2000, p. 157) entende-se por ciúme: 1. Sentimento doloroso causado pela suspeita de infidelidade da pessoa amada; zelos. 2. Angústia provocada por sentimento exacerbado de posse. Como sentimento, ele varia de uma pessoa para outra, inclusive, podendo assumir gradações diferentes.

6 Observar o efeito do ciúme que o personagem nutre pela amada Capitu provocou nele, consequências deste sentimento para a vida dele, de Capitu e Ezequiel, filho do casal e, por extensão, para a vida de seres reais que cultivem tal sentimento com tanta intensidade com Bentinho cultivou.

7 O ciúme patológico segundo Cavalcante:
Incide em má perturbação total, um transtorno afetivo grave. O ciumento sofre em seu amor: em sua confiança, em sua tranquilidade, em seu amor próprio, em seu espírito de dominação e em seu espírito de posse. O maior sofrimento do ciumento é a incerteza em que vive, pela impossibilidade de saber, com segurança, se o(a) parceiro(a) o engana ou não (CAVALCANTE, 1997, p. 24).

8 Semelhança entre as obras Otelo e Dom Casmurro Ambos deixam se levar pelo ciúme, que chega a destruir o amor.

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS Nenhum relacionamento está livre das dúvidas, mas existem pessoas que passam dos limites nas desconfianças e qualquer atitude por mais simples que seja, é uma prova de traição. O ciúme que ele sentia por Capitu pode se considerar como doentio que chega ao ponto de destruir o amor entre os dois. O ciúme vence o amor.

10 REFERÊNCIAS ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Dom Casmurro. Rio de Janeiro: Ediouro; São Paulo: Publifolha, 1991. COUTINHO, Afrânio. Introdução à Literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990. Almeida, T. Ciúme e suas conseqüências para os relacionamentos amorosos. Curitiba: Editora Certa ROSA, U. Mais amor, menos ciúme: 450 reflexões para amar mais e melhor. São Paulo: Idéia e Ação, 2005. CAVALCANTE, A. M. O ciúme patológico. Rio de Janeiro: Record: Rosa dos Tempos, 1997. FERREIRA, A. B. H. Miniaurelio século XXI Escolar. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. FREITAS, Luiz Alberto Pinheiro. FREUD e MACHADO DE ASSIS. Uma interseção entre psicanálise e literatura. 3º edição Mauad 2004. SHINYASHIKI, Roberto. A coragem de confiar: o medo é o meu pior inimigo. São Paulo, editora gente, 2009.    Otelo, O Mouro de Veneza, escrito por Shakespeare Windows 95, 98, NT, 2000, Millenium, XP, 2003, Vista, 2008, 7 Fonte: http://busca.superdownloads.com.br/busca/livro-otelo-mouro-de-veneza-mac.html#ixzz1cTIjswDF

11 MENSAGEM FINAL AGRADECIMENTO
Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois! Padre Zezinho AGRADECIMENTO


Carregar ppt "A INFLUÊNCIA DO CIÚME NO COMPORTAMENTO DO PERSONAGEM BENTINHO NA OBRA DOM CASMURRO DE MACHADO DE ASSIS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ACADÊMICA: LILIAN."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google