A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso: Engenharia Civil Geologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso: Engenharia Civil Geologia"— Transcrição da apresentação:

1 Curso: Engenharia Civil Geologia
BARRAGENS DE TERRA Samanta Rocha Dorth Wagner Rogério da Costa e Silva

2 INTRODUÇÃO: São estruturas compactadas construídas em vales com a intenção de fechá-los transversalmente, proporcionando assim um represamento de água, e que dependem da sua massa para resistir ao deslizamento e tombamento. O que não se deve confundir com diques, que são obras construídas ao longo do curso d’água para evitar seu transbordamento para os terrenos marginais baixos. Desde os tempos mais antigos, as barragens de terra foram construídas com a finalidade de armazenar água para irrigação. Essas barragens eram projetadas a partir de métodos empíricos e a literatura de engenharia está repleta de registros de ruptura e acidentes dessas barragens. Só a partir de 1907 surgem os primeiros procedimentos racionais para projeto dessas obras.

3 Tem como Principais Finalidades:
Abastecimentos das cidades, Suprimento à irrigação, Produção de energia elétrica, Controle de inundações, Também usando o curso d’água para fins de navegação, chamadas também de barragens de acumulação. Podem ser explorados individualmente ou em conjunto.

4

5

6

7 ESTUDO DE UMA BARRAGEM Para se construir uma barragem, independente se é de concreto ou terra, é necessário realizar alguns estudos tais como: Topográficos, Hidrológicos, Geológicos, Geotécnicos.

8 Os estudos topográficos:
Consistem em, fazer um levantamento topográfico da região a ser construída: - Delimitando principalmente a sua bacia de acumulação, - Além do uso de fotos aéreas para que se identifique a vegetação, - O tipo de rocha que compõe toda a extensão do lugar onde será construída a barragem.

9 Estudo geológico: Refere-se em particular ao estudo das rochas, com atenção aos seus eventuais fendilhamentos, é necessário também ter conhecimento da rocha de fundação se cumpre a determinação do modulo de elasticidade e a verificação da sua estanqueidade.

10 Estudo hidrológico: Visa conhecer o regime de água da região.

11 Estudo Geotécnico: É basicamente, ter conhecimento exato: Das propriedades dos materiais da fundação E dos materiais de empréstimo que serão utilizados na sua constituição.

12 MÉTODOS CONSTRUTIVOS -Barragem Homogênea -Barragem Zonada

13 Barragem Homogênea

14 Barragem Zonada

15

16 ENROCAMENTO

17 TERRAPLENAGEM Idealmente, os materiais de aterro deverão ser extraídos dentro da área do reservatório e, se necessário, de quaisquer áreas de corte do descarregador/vertedor. Nunca é demais realçar a importância de uma abordagem analítica correta para determinar os vários tipos de solo para uma barragem zonada.

18

19 AREA DE EMPRESTIMO: Deve dar-se preferência às caixas ou áreas de empréstimo na área do reservatório, seguido daquelas localizadas nas encostas do vale próximo do aterro. Áreas de empréstimo na área do reservatório têm a vantagem de aumentar a capacidade de armazenamento a montante e de não necessitarem de trabalhos de remediação uma vez concluída a barragem.

20 Valas e Trincheiras: Uma série de valas e trincheiras de teste podem depois de abertas em áreas mais promissoras permitir uma avaliação geral dos tipos de solo.

21 Materiais a evitar: -Materiais orgânicos. -Materiais em decomposição
Materiais a evitar: -Materiais orgânicos. -Materiais em decomposição. -Material com alta proporção de mica, que forma superfícies escorregadias em solos com percentagem baixa de argila. -Solos com calcário calcítico, firmes porem muito permeáveis. -Limos finos. -Xistos e xistos argilosos, apesar de grosseiros tem tendencia de se desintegrar. -Argilas expansivas com tendência ao fendilhamento, que quando molhadas podem não selar a tempo de evitar infiltração através delas.

22 Mais pontos importantes: -Rendimento da Bacia hidrográfica -Capacidade de Armazenamento e dimensionamento necessário. -Dimensionamento do Descarregador -Picos de Cheia e Calculo da cheia máxima provável. -Fatores de Segurança.

23 Defina Barragem Homogênea e Barragem Zonada.

24 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
Tópicos em Geotecnia e Obras de Terra – Prof. M. Marangon, D. Sc. Manual sobre pequenas Barragens de Terra, Publicação da FAO sobre rega e Drenagem, Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e a Agricultura - Roma 2011. Barragens de Terra Sistemas de Drenagem Interna – Trabalho de conclusão de Curso Apresentado a Universidade Anhembi Morumbi no Âmbito do Curso de Engenharia Civil com Ênfase Ambiental. Azevedo, Maria da Penha Nogueira e – São Paulo 2005 Mecânica dos solos e suas aplicações, livro, Caputo, Homero pinto.

25 O Conteúdo esta disponível em:

26 OBRIGADO


Carregar ppt "Curso: Engenharia Civil Geologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google