A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bases Psicomotoras e a aprendizagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bases Psicomotoras e a aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1 Bases Psicomotoras e a aprendizagem
Professor: Nery Adamy

2 “Quem tem olhos para ver e ouvidos para ouvir, se convence que os mortais não podem ocultar nenhum segredo. Aquele que não fala com os lábios, fala com as pontas dos dedos: nós nos traímos por todos os poros.” (Freud)

3 A psicopedagogia tem como seu principal objetivo trabalhar com a aprendizagem humana, no que se refere aos aspectos normais e patológicos. Resgatando a autoria de pensamento e para isso é necessário unir duas coisas: o querer (desejo) e o fazer. A psicomotricidade trabalha o corpo em movimentos precisos, econômicos e harmoniosos, unindo os conceitos de desejo e prática.

4 Afetividade e Personalidade Está associada a:
Educa o Movimento Psicomotricidade Afetividade e Personalidade Está associada a: Diagnóstico e Interventivo Função da motricidade na psicopedagogia

5 Como se fundamenta Motoras Sensório-motoras Percepto-motoras
São as atividades globais de todo o corpo Sensório-motoras É a percepção de diversas lições através da manipulação dos objetos. Percepto-motoras É uma análise das funções intelectuais, motoras, tais como a análise perceptiva, a precessão de representação mental, determinação de pontos de referência.

6 Elementos Básicos da Psicomotricidade
Percepção e controle do corpo A criança adquire primeiro a sensação, depois o uso, e finalmente, o controle de seu corpo. Ponto de partida o conhecimento do corpo, partes do corpo, através de estímulos sensoriais –superfície, temperatura, unidade, peso etc. – referenciará as partes do corpo e suas sensibilidades. . Numa segunda etapa fará uso e controlará as partes independentemente uma das outras. Como? – Brincando com água, tinta, areia, barro, blocos, sucata; usando determinadas partes do corpo em jogos ou em movimentos propostos; dramatizando.

7 Elementos Básicos da Psicomotricidade
O equilíbrio É condição indispensável para qualquer ação diferenciada. As ações serão tanto coordenadas quanto mais a criança conseguir em posição ereta, sem precisar esforçar-se ou ficar tensa. A sensibilidade da planta do pé é muito importante para desenvolver qualquer equilíbrio, por isso é essencial que as crianças se movimentem e brinquem, tanto na areia como na sala de aula, de pé no chão. O contato do corpo com o chão deve estender-se a todo o corpo, rolando, deitando, sentando, rastejando, ajoelhando. Em movimentos de repouso a criança deverá, sempre que possível, relaxar seu corpo em direto contato com o chão que oferece sensação de segurança. Como? – Andar sobre linhas de várias maneiras, sobre beiradas de canteiros, bancos de diferentes alturas, trilhos de madeira, tijolos. Imitar animais e posições estáticas. Lançar e recebera bola.

8 Elementos Básicos da Psicomotricidade
Lateralidade O homem, por natureza, tem um lado do corpo dominante. Quer dizer que usa melhores olhos, ouvidos, pé e mão de um determinado lado. Normalmente, a lateralidade se define entre os 05 e os 07 anos. As crianças que, a partir dessa idade apresentam uma lateralidade não definida ou cruzada, facilmente encontrarão dificuldades na aprendizagem escolar. Como? – Atividade que exijam o uso de todo corpo com objetos grandes (pneus, bolas, caixas, blocos) e pequenos, desenvolvendo a coordenação funcional da mão e dos dedos (contas, sementes, pinos, clips, tampinhas, pregadores, cartas). Atividades em que ordena a mão a ser usada (com bolas, saquinhos de areia/feijão).

9 Elementos Básicos da Psicomotricidade
Independência dos membros em relação ao tronco e entre si Para a criança é mais fácil fazer movimentos simétricos e simultâneos, pois só numa segunda etapa é que ela virá a movimentar os membros separadamente um do outro. Como? – Macaco mandou – de início pedindo movimentos simétricos, aumentando a dificuldade, na medida em que as crianças puderem realizar naturalmente, movimentos assimétricos e não simultâneos.

10 Elementos Básicos da Psicomotricidade
Controle muscular É muito difícil para uma criança interromper um movimento, mas esse controle da inibição é indispensável para que ela venha a adquirir, mais tarde, não só uma caligrafia, mas também a concentração necessária para a aprendizagem escolar. Como? – Inibição dos movimentos globais que envolvem todo o corpo como o andar, ocorrer – “Batatinha Frita”. Recreação com o uso de música. Trabalhar os movimentos segmentários – jogos cantados “O meu chapéu tem 03 pontas” , jogo de estátua, etc.

11 Elementos Básicos da Psicomotricidade
Controle da respiração O controle respiratório contribui na formação de hábitos de se concentrar, relaxar, se acalmar. Como? – Bolhas de sabão, bolas de encher, pintura com canudo de soprar, corridas de soprar. Dramatização de aspirar e soprar. Relaxamento sentido o próprio corpo ou do companheiro.

12 PSICOMOTRICIDADE FUNCIONAL RELACIONAL Método Diretivo
Família de Exercícios (ato motor) FUNCIONAL Aprendizagem através do brincar, lúdico, simbolismo, etc RELACIONAL

13

14 Requisitos Básicos para a Aquisição da Leitura e Escrita
Linguagem – Fala Linguagem não verbal – Expressão corporal Coordenação Motora Ampla – Domínio do corpo Percepção figura fundo – Frente, trás, baixo, alto, etc Memória Visual e Auditiva – Habilidades de reter Imagens e Sons Coordenação Viso Motora – Controle da visão e corpo Orientação Espacial – Lateralidade Orientação Temporal – Hoje, ontem, amanhã, etc Discriminação Visual – Identificar e detalhar figuras Classificação – Tamanho, formas, cores, etc Seriação – Agrupamentos, ordenação, etc Sequência de fatos Analise e Síntese -Analise divide o todo em partes, síntese resumo Ritmo – tempo e espação (rápido e lento)

15 CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO A estruturação espaço-temporal é importantíssima no processo de adaptação do indivíduo ao meio, visto que, todo e tudo ocupam um determinado lugar no espaço em um dado momento. A orientação espacial temporal corresponde à organização intelectual do meio, e está ligada à consciência, a memória, às experiências vivenciadas pelo indivíduo.

16 Como se dá essa Construção

17 Distúrbios Psicomotores
Qualquer distúrbio psicomotor está ligado a problemas que envolvem o indivíduo em sua totalidade. A psicomotricidade sempre leva em conta o indivíduo como um todo, pesquisando se o problema está no corpo, na área da inteligência ou na afetividade. Um distúrbio Psicomotor significa um transtorno que atinge a unidade indissociável, formada pela inteligência, pela afetividade e pela motricidade. Distúrbios Psicomotores

18 Instabilidade Psicomotora
Instabilidade emocional e intelectual; Falta de atenção e concentração; Atividade muscular contínua (não terminam as tarefas iniciadas); Falta de coordenação geral e de coordenação motora fina; Equilíbrio prejudicado, hiperatividade; Altos e baixos em provas psicométricas e idade mental baixa nas provas de desenhos; Deficiência na formulação de conceitos e no processo da percepção: discriminação de Tamanho, orientação espaço-temporal, discriminação da figura-fundo etc.; Alteração da palavra e da comunicação, atraso na linguagem e distúrbios da palavra; Alteração da função motora: atraso nos níveis: atraso nos níveis de desenvolvimento motor e na maturidade geral; Alterações emocionais: são impulsivas, explosivas, destruidoras, sensíveis, frustram-se com facilidade; Características durante o sono; movimentam-se excessivamente enquanto dormem, fazem movimentos rítmico com o corpo ou a cabeça no travesseiro, apresentam terror noturno; Alterações no processo do pensamento; dificuldade para abstrair, pensamento desorganizado, memória pobre, atenção deficiente; Características sociais: têm dificuldades na leitura, escrita e na aritmética (discalculia); Lentidão nas tarefas; dificuldade de copiar do plano vertical para o plano horizontal (do quadro para o caderno); Babam excessivamente quando pequenas, chupam o dedo, roem unhas, têm dificuldade no controle dos esfíncteres e são de fácil fatigabilidade; Problemas disciplinares graves na família, na escola e na sociedade.

19 Debilidade Psicomotora
Paratonia É a persistência de uma certa rigidez muscular, que pode aparecer nas quatro extremidades do corpo ou somente em duas. Sincinesias É a participação de músculos em movimentos nos quais eles são desnecessários. Por exemplo quando colocamos algo numa das mãos de uma criança com debilidade motora e pedimos que ela aperte o objeto fortemente, sua mão oposta também se fechará.

20 Inibição Psicomotora estado de ansiedade constante; sobrancelhas franzidas, cabeça baixa; problemas de coordenação motora; distúrbios glandulares, de pele, circulatórios e tiques, além de enurese e encoprese; rendimento superior ao das crianças com debilidade psicomotora, mas fracassam em provas individuais (exames, chamadas orais) por causa da ansiedade.

21 Lateralidade Cruzada Além da dominância da mão existe a do pé, a do olho e a do ouvido. Quando estas dominâncias não se apresentam do mesmo lado, dizemos que o indivíduo possui lateralidade cruzada.

22 Imperícia O portador de imperícia normalmente possui inteligência normal, com evidência de uma frustração pelo fato de não conseguir realizar certas tarefas que requerem uma apurada habilidade manual. A criança com imperícia apresenta: dificuldade na coordenação motora fina; quebra constantemente objetos; letra irregular; movimentos rígidos; alto indício de fadiga.

23 Como identificar os distúrbios psicomotores
Para detectar um problema de psicomotricidade, é necessário submeter a criança a uma avaliação psicomotora através de exercícios específicos, que verifiquem aspectos como: qualidade tônica (rigidez ou relaxamento muscular); qualidade gestual (dissociação manual e dos membros superiores e inferiores); agilidade; equilíbrio; coordenação; lateralidade; organização espaço temporal; grafomotricidade.


Carregar ppt "Bases Psicomotoras e a aprendizagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google