A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Química no cotidiano FOGOS DE ARTIFÍCIOS. Química dos fogos de artifícios Final de ano, nada mais comum que passar a virada do ano vendo o show de fogos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Química no cotidiano FOGOS DE ARTIFÍCIOS. Química dos fogos de artifícios Final de ano, nada mais comum que passar a virada do ano vendo o show de fogos."— Transcrição da apresentação:

1 Química no cotidiano FOGOS DE ARTIFÍCIOS

2 Química dos fogos de artifícios Final de ano, nada mais comum que passar a virada do ano vendo o show de fogos de artifício, seja ao vivo ou pela TV. Quem nunca fez isso? Final de ano, nada mais comum que passar a virada do ano vendo o show de fogos de artifício, seja ao vivo ou pela TV. Quem nunca fez isso? Um fogo de artifício é composto basicamente por pólvora (mistura de enxofre, carvão e salitre 'nitrato de potássio') e por um sal de um elemento determinado (o que irá determinar a cor da luz produzida na explosão). Um fogo de artifício é composto basicamente por pólvora (mistura de enxofre, carvão e salitre 'nitrato de potássio') e por um sal de um elemento determinado (o que irá determinar a cor da luz produzida na explosão).

3 A química das cores dos fogos de artifícios As cores produzidas em um show de fogos de artifício são produzidas a partir de dois fenômenos, a incandescência e a luminescência.

4 A incandescência A incandescência é a luz produzida pelo aquecimento de substâncias. Quando se aquece um metal, por exemplo, ele passa a emitir radiação infravermelha, que vai se modificando até se tornar radiação visível na cor branca. A incandescência é a luz produzida pelo aquecimento de substâncias. Quando se aquece um metal, por exemplo, ele passa a emitir radiação infravermelha, que vai se modificando até se tornar radiação visível na cor branca.

5 A Luminescência A luminescência é a luz produzida a partir emissão de energia, na forma de luz, por um elétron excitado, que volta para o nível de energia menos energético de um átomo. A luminescência é a luz produzida a partir emissão de energia, na forma de luz, por um elétron excitado, que volta para o nível de energia menos energético de um átomo.

6 Os fogos de artifício utilizam deste fenômeno e desta variedade, uma vez que há fogos das mais diversas cores. No entanto, nos fogos de artifício são utilizados sais destes elementos químicos, pois o elemento puro, é muitas vezes, reativo. Os fogos de artifício utilizam deste fenômeno e desta variedade, uma vez que há fogos das mais diversas cores. No entanto, nos fogos de artifício são utilizados sais destes elementos químicos, pois o elemento puro, é muitas vezes, reativo.

7 Elementos químicos usados para obtenção de cores Na tabela a seguir, há uma relação entre as cores e os sais dos elementos químicos utilizados para a sua produção. Na tabela a seguir, há uma relação entre as cores e os sais dos elementos químicos utilizados para a sua produção.

8 Bem como vemos, a química está presente em diversos fatos do nosso cotidiano, basta observarmos ao nosso redor de uma forma mais crítica e curiosa. Bem como vemos, a química está presente em diversos fatos do nosso cotidiano, basta observarmos ao nosso redor de uma forma mais crítica e curiosa. Michel Pereira de Sá 4ª Etapa C 4ª Etapa C

9 Trabalho realizado nas aulas de Informática Educativa Professor Orientador de Ciências Professor Orientador de Ciências Profª Tania Regina F.Mautone Profª Tania Regina F.Mautone Professor Orientador de Informática Professor Orientador de Informática Profª Vera Girodo Profª Vera Girodo

10 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO DRE- Penha DRE- Penha SME-Secretaria Municipal de São Paulo. SME-Secretaria Municipal de São Paulo. Ano Letivo 2010 Ano Letivo 2010


Carregar ppt "Química no cotidiano FOGOS DE ARTIFÍCIOS. Química dos fogos de artifícios Final de ano, nada mais comum que passar a virada do ano vendo o show de fogos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google