A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUÍMICA NO COTIDIANO MEDICAMENTOS E DROGAS. Conceito de Química Química é uma ciência que estuda as transformações da natureza e os fenômenos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUÍMICA NO COTIDIANO MEDICAMENTOS E DROGAS. Conceito de Química Química é uma ciência que estuda as transformações da natureza e os fenômenos."— Transcrição da apresentação:

1 QUÍMICA NO COTIDIANO MEDICAMENTOS E DROGAS

2 Conceito de Química Química é uma ciência que estuda as transformações da natureza e os fenômenos.

3 A química está presente em todos os momentos da nossa vida.

4

5 OS EFEITOS DO "CRACK" É UMA DROGA A palavra "crack" vem do som que a pedra de cristal faz quando é aquecida no cachimbo de crack. Esse som é causado pelo bicarbonato de sódio. O crack também é feito da cocaína em pó, mas como sua produção não requer o uso de solventes inflamáveis, é menos perigoso de fazer do que a base livre.

6

7 remédios genéricos O MEDICAMENTO GENÉRICO É AQUELE QUE CONTÉM O MESMO FÁRMACO (PRINCIPIO ATIVO), NA MESMA DOSE E FORMA FARMACÊUTICA, É ADMINISTRADO PELA MESMA VIA E COM A MESMA INDICAÇÃO TERAPÊUTICA DO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA NO PAÍS, APRESENTANDO A MESMA SEGURANÇA QUE O MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA NO PAÍS, PODENDO ESTE SER INTERCAMBIÁVEL.

8 O que são medicamentos similares? Os similares são medicamentos que possuem o mesmo fármaco, a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência (ou marca), mas não têm sua bioequivalência com o medicamento de referência comprovada.

9 O medicamento genérico tem o mesmo efeito do medicamento de marca? SIM. O MEDICAMENTO GENÉRICO TÊM A MESMA EFICÁCIA TERAPÊUTICA DO MEDICAMENTO DE MARCA OU DE REFERÊNCIA. O MEDICAMENTO GENÉRICO É O ÚNICO QUE PODE SER INTERCAMBIÁVEL COM O MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA, VISTO QUE FOI SUBMETIDO AO TESTE DE BIOEQUIVALÊNCIA.

10 É preciso receita médica para comprar um medicamento genérico? SIM. QUALQUER MEDICAMENTO, EXCETO OS DE VENDA LIVRE, SEJA DE MARCA, SIMILAR OU GENÉRICO DEVE SER VENDIDO MEDIANTE PRESCRIÇÃO MÉDICA.

11 O que é princípio ativo? É A SUBSTÂNCIA EXISTENTE NA FORMULAÇÃO DO MEDICAMENTO, RESPONSÁVEL PELO SEU EFEITO TERAPÊUTICO. TAMBÉM DENOMINA-SE FÁRMACO. A AUTO MEDICAÇÃO É UMA PRÁTICA PERIGOSA.

12 Medicamentos potencialmente perigosos são aqueles que possuem risco aumentado de provocar danos significativos nos pacientes em decorrência de falha na utilização.

13 Os erros que ocorrem com eles não são os mais rotineiros, mas as consequências podem ser devastadoras para os pacientes, podendo levar a lesões permanentes ou a morte.

14 QUÍMICA NO COTIDIANO Medicamentos e Drogas. Rute Viana e Debora 4ª Etapa A EMEF Octávio Mangabeira Profª Tânia Mautone-Ciências POIE PROFª Vera Girodo Profª Tania Ciências.


Carregar ppt "QUÍMICA NO COTIDIANO MEDICAMENTOS E DROGAS. Conceito de Química Química é uma ciência que estuda as transformações da natureza e os fenômenos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google