A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Enf. Lícia Maria Oliveira Pinho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Enf. Lícia Maria Oliveira Pinho"— Transcrição da apresentação:

1 Enf. Lícia Maria Oliveira Pinho
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE TIPOS DE UNIDADES DE SAÚDE Universidade Católica de Goiás Enf. Lícia Maria Oliveira Pinho

2 Tipos de Unidades de Saúde
Para organização de um sistema local de saúde, a rede deverá contar com unidades distribuídas segundo os diferentes níveis de complexidade de serviços e de acordo com a realidade local

3 TIPOS DE UNIDADES DE SAÚDE
POSTO DE SAÚDE * População: até 2000 habitantes * Assistência: profissionais de nível médio * Desenvolve atividades voltadas para orientações como :materno-infantil, alimentação, imunizações, fornecimento de medicamentos, educação em saúde.

4 TIPOS DE UNIDADES DE SAÚDE
CENTRO DE SAÚDE * População: entre 2000 e hab. * Destinada a prestar assistência à saúde de uma população determinada. * Profissionais de nível superior * Os centros de saúde dividem-se em três tipos, segundo complexidade.

5 TIPOS DE UNIDADES DE SAÚDE
CENTRO REGIONAL DE ESPECIALIDADES * Ambulatório de especialidades * População superior a hab. * Atividades médicas definidas pelo perfil epidemiológico e recursos de cada região * Laboratório de patologia clínica, radiodiagnóstico, sala de pequenas cirurgias e leitos de repouso.

6 TIPOS DE UNIDADES DE SAÚDE
UNIDADE MISTA * População de até hab. * Assistência básica em regime ambulato- rial e de internação com atendimento de urgência, com toda a infraestrutura. * Utilizada em regiões onde a referência Centro de Saúde/ Hospital local ou regional seja onerosa.

7 TIPOS DE UNIDADES DE SAÚDE
HOSPITAL LOCAL Destinado a atender agrupamento populacional acima de hab. Assistência médica básica em regime de internação e urgência Outras especialidades poderão ser agrupadas, de acordo com o quadro epidemiológico.

8 TIPOS DE UNIDADES DE SAÚDE
HOSPITAL REGIONAL Assistência médica básica em regime de internação emergência Especialidades médicas básicas, associadas àquelas consideradas estratégicas e necessárias para cada região.

9 TIPOS DE UNIDADES DE SAÚDE
HOSPITAL ESPECIALIZADO * Presta assistência médica em uma só especialidade, em regime de internação e de emergência. HOSPITAL DE BASE OU MACRO- REGIONAL * Presta assistência médica especializada de alto grau de complexidade, em regime de internação.

10 CENTRO DE SAÚDE População:2000 a 5000 hab. Educação para a saúde
TIPO I População:2000 a 5000 hab. Educação para a saúde Consulta médica e exames laboratoriais Atendimento interdisciplinar TIPO II População:5000 a hab. Melhores recursos de diagnóstico e tratamento

11 CENTRO DE SAÚDE TIPO III * População entre a hab. * Todos os recursos do TIPO II, mais as áreas definidas de acordo com o perfil epidemiológico da população. * São centros de referência * Supervisão de Postos de Saúde * Poderá ter leitos de observação e funcionar 24hs.


Carregar ppt "Enf. Lícia Maria Oliveira Pinho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google