A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CITOGENÉTICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CITOGENÉTICA."— Transcrição da apresentação:

1 CITOGENÉTICA

2 CITOGENÉTICA É o campo da genética que estuda os cromossomos, sua estrutura, composição e papel na evolução e no desenvolvimento de doenças. As primeiras idéias sobre cromossomos surgiram no fim do século XIX, quando os primeiros estudos sobre mitose foram realizados.

3 HISTÓRIA DA CITOGENÉTICA
Em Haeckel - Propôs que o núcleo celular era o principal agente responsável pela divisão das células. Em 1873 – Anton Schneider - Descreveu o processo da divisão celular mitótica de forma clara. Em Walter Sutton e Teodor Boveri - Estabelecem a Teoria Cromossômica da Herança, propondo que o material genético está nos cromossomos.

4 TEORIA CROMOSSÔMICA DA HERANÇA

5 LEMBRETE:

6

7

8

9

10 CULTURA TECIDUAL SANGUE:
Vários são os tecidos usados para a preparação de cromossomos. Podem ser usados linfócitos (linfoblastos), sangue e medula óssea, entre outros. Sangue - é o tecido mais freqüentemente usado para diagnóstico citogenético. Sangue periférico é facilmente obtido de pacientes de todas as idades, incluindo neonatos e é o tecido de escolha para o diagnóstico de cariótipos constitucionais.

11 CULTURA TECIDUAL MEDULA ÓSSEA:
Com o estabelecimento de uma relação entre malignidade e alterações cromossômicas, estudos citogenéticos tem sido importantes em um grande número de distúrbios hematológicos. Esses estudos tem ajudado em áreas como diagnóstico, prognóstico e terapia.

12


Carregar ppt "CITOGENÉTICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google