A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTUDO DO ATIVO CIRCULANTE. Características básicas do ativo circulante Ativo Circulante (AC) também denominado Capital de Giro (CG) ou ainda Capital.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTUDO DO ATIVO CIRCULANTE. Características básicas do ativo circulante Ativo Circulante (AC) também denominado Capital de Giro (CG) ou ainda Capital."— Transcrição da apresentação:

1 ESTUDO DO ATIVO CIRCULANTE

2 Características básicas do ativo circulante Ativo Circulante (AC) também denominado Capital de Giro (CG) ou ainda Capital Circulante ( CC) É o grupo de maior liquidez que se apresenta no Ativo de uma empresa = afeta e é afetado significativamente por suas atividades operacionais.

3 Características básicas do ativo circulante Composto basicamente por: Disponibilidades imediatas = Caixa, bancos, aplicações de liquidez imediata; Valores a receber de curto prazo = duplicatas, contas aplicações ; Estoques = materiais em geral, embalagens, produtos em fabricação, produtos acabados; Despesas diferidas ou despesas a apropriar = despesas já pagas, mas pelas quais a empresa ainda não recebeu os respectivos produtos/serviços.

4 Características básicas do ativo circulante Apresenta fundamentalmente duas importantes características: curta duração e rápida conversão de seus elementos. Duração: um exercício social ou duração do ciclo operacional, se este se apresentar mais longo Conversão: transformação dos elementos do circulante em outros do mesmo grupo.

5 Características básicas do ativo circulante Recursos aplicados no circulante Disponível Produção Estoque de produtos acabados Vendas a Vista Vendas a Prazo Realizável Estoques de materiais Assaf Neto p.154

6 Capital de Giro (circulante) Líquido Já vimos que os recursos captados pela empresa tem duas origens: Recursos próprios (Patrimônio Líquido) e recursos de terceiros ou não próprios (as exigibilidades = valores a pagar a terceiros) Ou seja, a empresa pode financiar suas necessidades de circulante com seus recursos próprios e também de fundos levantados a curto ou longo prazo junto a outras origens não próprias por meio de duplicatas a pagar, empréstimos bancários e outros

7 Capital de Giro (circulante) Líquido Manter o equilíbrio financeiro = recursos não próprios de curto prazo devem destinar-se a financiar exclusivamente ativos circulante de curta duração. A falta de sincronização = entradas de recursos não ocorrem exatamente no momento em que devem ser processados os pagamentos = torna- se indispensável a busca de fontes permanentes de recursos (longo prazo).

8 Capital de Giro (circulante) Líquido Capital Circulante Liquido = Excedente das aplicações a curto prazo em relação às captações de recursos também a curto prazo.

9 Capital de giro (circulante) Líquido Capital circulante Liquido - CCL CCL = AC - PC CCL = (ELP +P L) – (RLP + AP) Passivo Não circulante Ativo Não Circulante Ativo Circulante Passivo Circulante Ativo Realizável alongo Longo prazo Exigível a Longo Prazo Patrimônio Líquido Ativo Permanente

10 Transações que afetam o CCL O volume do ccl é afetado de maneira positiva ou negativa, por inúmeras transações efetuadas pela empresa. Entre as operações destacam-se: A – Transações que elevam o CCL: Ocorrência de um fluxo de caixa positivo, proveniente de operações. Vendas de elementos do ativo permanente; Empréstimos e financiamentos contraídos a longo prazo; Integralização de Capital; Recebimento de realizável a longo prazo

11 Transações que afetam o CCL B – Transações que diminuem o CCL Ocorrência de prejuízo líquido; Aquisição de elementos permanentes; Amortização de exigibilidades a longo prazo.

12 Equilíbrio financeiro e volume de ccl todas as inversões que a empresa realiza convertem-se a curto ou alongo prazo novamente em dinheiro. O disponível vê-se alimentado a curto prazo pelo ativo circulante, por meio da redução dos estoques, de recebimentos de realizáveis; a longo prazo pelo ativo imobilizado, ao se irem depreciando seus diversos bens,


Carregar ppt "ESTUDO DO ATIVO CIRCULANTE. Características básicas do ativo circulante Ativo Circulante (AC) também denominado Capital de Giro (CG) ou ainda Capital."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google