A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÉTODO CIENTÍFICO. O QUE É MÉTODO CIENTÍFICO? Ferramenta para a aquisição e construção do conhecimento (uma forma de como se fazer algo). Conjunto de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÉTODO CIENTÍFICO. O QUE É MÉTODO CIENTÍFICO? Ferramenta para a aquisição e construção do conhecimento (uma forma de como se fazer algo). Conjunto de."— Transcrição da apresentação:

1 MÉTODO CIENTÍFICO

2 O QUE É MÉTODO CIENTÍFICO? Ferramenta para a aquisição e construção do conhecimento (uma forma de como se fazer algo). Conjunto de etapas ordenadamente dispostas a serem executadas que tenham por finalidade a investigação de fenômenos naturais para a obtenção de conhecimentos. OBJETIVIDADE SISTEMATICIDADE Os resultados devem ser passíveis de reprodução e confirmação (conjunto de atividades que permitem alcançar um objetivo)

3 A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO CIENTÍFICO Essencial na ciência linguagem universal para aquisição e disseminação dos conhecimentos (única forma possível de um experimento ser repetido e confirmado em qualquer parte do mundo) OBJETIVOS 1.Produzir um conhecimento teórico-prático aplicável (utilizado para previsão, explicação e controle de fenômenos e ocorrências). 2.Permitir a fiel reprodução da sistemática aquisição do conhecimento. 3.Ser amplamente compartilhável e transmissível (independentemente do conteúdo). 4.Ser verificável e passível de quantificação do grau de confiabilidade.

4 A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO CIENTÍFICO Chen e Nagel técnica mais segura inventada pelo homem para controlar o fluxo das coisas e estabelecer crenças estáveis. Weatherall versão simplificada daquilo que acontece ou que pode acontecer no processo de realização de descobertas. # Útil na disseminação das idéias e enriquecimento de princípios descobertos. # Um trabalho científico não realizado a partir de um sistema padronizado de etapas, ordenadamente dispostas, torna-se questionável devido à impossibilidade de determinação do grau de confiabilidade do mesmo inviabilização da aceitação dos princípios descobertos e propostos pelo autor.

5 A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO CIENTÍFICO Oferece suporte metodológico ao pensamento, permitindo o uso de metodologias que permitam reduzir interferências emocionais e culturais que podem surgir durante as atividades de experimentação. Principais formas de aquisição de conhecimentos observação e a experimentação dos fenômenos OBSERVAÇÃO CIENTÍFICA – utilização dos sentidos humanos na obtenção de determinados aspectos da realidade (aquisição de conhecimentos sem a interferência do pesquisador no objeto de estudo).

6 CATEGORIAS DE OBSERVAÇÃO Observação assistemática – não é planejada (ocorre em virtude do acaso). # aquisição de conhecimento quando um pesquisador se depara com a ocorrência de um fenômeno inesperado (em campo ou laboratório). Observação sistemática – obedece um planejamento (os objetivos e metas são predeterminados em função das metas da pesquisa). Observação não-participante – o pesquisador apenas observa sem a necessidade de estar presente no local de ocorrência do fenômeno (vindo a realizar o trabalho de análise e síntese a partir desta observação). # observação de fenômenos ou eventos gravados em meio magnéticos (fita de vídeo cassete, DVD)

7 CATEGORIAS DE OBSERVAÇÃO Observação individual – executada por apenas um pesquisador. # em centros de pesquisas, as atividades são realizadas em função de linhas de pesquisa (caracterizando a equipe de pesquisadores como um grupo de pesquisa – o qual possui interesses em comum em determinada área do conhecimento) Observação em campo – caracteriza-se pela execução dos trabalhos em ambiente externo (ou em ambiente diferente do habitual utilizado pelo pesquisador). # realizado com a presença de condições ambientais (ou variáveis) não controladas (luz, temperatura, umidade). Observação em laboratório – realizada em ambientes internos e controlados de maneira a viabilizar os resultados esperados.

8 EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA Forma de aquisição de conhecimentos obtida através de experiências por parte do pesquisador. Prevê a interferência, introdução e manipulação das condições ambientais (ou de quaisquer outros fatores pelo pesquisador) em função das finalidades da pesquisa. Utilizada, fundamentalmente, nas áreas das ciências exatas, tecnológicas e biológicas. # Experimentação de campo – executada em ambientes externos (visa o teste em condições reais de funcionamento objetivando adequações às exigências de usabilidade). rica em oportunidades para a análise e solução de problemas.

9 EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA Experimentação em laboratório – realizada em condições controladas (a experimentação é planejada e sistematizada, permitindo resultados precisos). # uma condição essencial às atividades experimentais em laboratório é o fácil e rápido acesso ao instrumental e equipamento # o planejamento de um ambiente controlado requer o estudo das funções e condições requeridas

10 VARIÁVEIS Variáveis grandezas que variam ao longo do tempo. # Toda metodologia para aquisição de conhecimentos com base no método científico emprega e leva em consideração as variáveis existentes que podem interagir com os fenômenos em estudo # O entendimento acerca das relações existentes e tipos de variáveis que podem ser utilizadas ou que interferem em experiências é extremamente importante para a realização de pesquisas. Constantes grandezas que, para todos os fins, não variam

11 AMOSTRA Uma parte, um conjunto representativo que integra o total a ser pesquisado. Para a realização de um experimento faz-se necessária a seleção e determinação de uma amostra do universo a ser pesquisado (devendo possuir as mesmas características do contingente a ser pesquisado a fim de que haja validação dos resultados da pesquisa) # Amostragem – processo que visa a obtenção de amostras para o experimento.

12 AMOSTRA Amostragem casual simples – os elementos têm igual probabilidade de pertencer à amostra # num grupo de 50 serpentes, 5 são sorteadas para análise. Amostragem sistemática – empregada quando os elementos que compõem o universo pesquisado estão ordenados (e a verificação exige a retirada periódica de uma amostra para testes). Leva em consideração um grupo pré-estabelecido. # retirada de amostras de veneno de serpentes para análise em núcleos de pesquisa herpetológicos

13 MÉTODO CIENTÍFICO OBSERVAÇÃO – EXPERIMENTAÇÃO FORMULAÇÃO DO PROBLEMA FORMULAÇÃO DA HIPÓTESE TESTAGEM DA HIPÓTESE


Carregar ppt "MÉTODO CIENTÍFICO. O QUE É MÉTODO CIENTÍFICO? Ferramenta para a aquisição e construção do conhecimento (uma forma de como se fazer algo). Conjunto de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google