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Organização Industrial Localização da Empresa Referência: Martins e Laugeni – Administração da Produção 1.

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1 Organização Industrial Localização da Empresa Referência: Martins e Laugeni – Administração da Produção 1

2 Localização da Empresa 2

3 Definição das necessidades: (a) Tamanho da empresa; (b) Objetivos (c) Nichos de mercado (d) Número/tamanho de fábricas/ depósitos Determinação das Estratégias: (a) Fatores dominantes de localização (b) Ênfase nos produtos/mercados (c) Competências da empresa (d) Orientação ao risco Procura por região viável Desenvolvimento de alternativas de localização Avalie as alternativas de localização Selecione local específico Abordagens Gerais para se tomar decisões sobre localização

4 Capacidade produtiva de uma instalação usualmente mede a quantidade de output por unidade de tempo. o Capacidade do projeto: a que os fabricantes dos equipamentos informam o Capacidade efetiva (real): descontadas as paradas e outras improdutividades. o Capacidade nominal: adotada ou estabelecida pela empresa. Se não houver margem de segurança é igual à Capacidade efetiva.

5 EMPRESAINSUMOS MEDIDA DA CAPACIDADE DE VOLUME DE PRODUÇÃO Fábrica de refrigerantesHoras.máquinas disponíveisNúmero de unidades/ano HotelLeitos disponíveisNúmero de hóspedes/dia CinemaNúmero de assentos Número de espectadores/ semana Fábrica de cimentoVolume do forno de clinquerToneladas/dia Empresa de transportesNúmero de poltronasNúmero de passageiros/ano Usina hidroelétricaTamanho das turbinasPotência gerada (MW) LojaÁrea da lojaVendas/mês EscolaNúmero de alunosNúmero de formados/ano Medida da capacidade em empresas industriais e de serviços

6 Determinação da Demanda A Determinação da Capacidade a instalar dependerá da estimativa da demanda. A precisão da determinação da demanda dependerá não só de adequada pesquisa de mercado, mas também de tratamento e análise dos dados coletados. Identificar e avaliar as alternativas Seleção da alternativa mais adequada

7 ANO12345 PRODUTO (unidades) ANO CAPACIDADE MÁXIMA CAPACIDADE MÍNIMA Sabe-se que a precisão da estimativa é de 10% (para mais ou para menos) para os anos 1 e 2, e de 20% para os demais anos. A empresa decide que vai abranger uma participação de mercado de 35%. Portanto, o cenário de capacidade para a empresa é: Vamos imaginar que a demanda projetada para todo o mercado seja:

8 PROCESSO A 60 unid/h PROCESSO B 40 unid/h PROCESSO C 51 unid/h PROCESSO D 66 unid/h CAPACIDADE PRODUTIVA DO SISTEMA QUAL A CAPACIDADE PRODUTIVA DO SISTEMA? 40 unid/h QUAL O GARGALO DO SISTEMA? PROCESSO B

9 o Disponibilidade de Mão de Obra; o Nível salarial e sindicatos; o Disponibilidade de transporte; o Suprimento de eletricidade, gás, telefones, água, esgoto, etc. o Recursos naturais; o Incentivos fiscais Exemplos de Fatores Determinantes na Localização

10 o Proximidade dos mercados o Tendências de crescimento populacional o Fornecedores e serviços de apoio o Restrições ambientais o Disponibilidade e custos dos terrenos Exemplos de Fatores determinantes na localização

11 o Leis de zoneamento; o Proximidade de universidades; o Hospitais; o Nível de vida; o Preferências da gerência Exemplos de Fatores determinantes na localização

12 Outros tipos de localização o Condomínio industrial o Consórcio modular Keiretsu Cooperativas Empresa virtual Cluster como Fator Competitivo

13 Opções de Localização quando capacidade adicional e necessária: o Não fazer nada: ajuste interno. o Expandir a atual instalação. o Adicionar nova fábrica. o Fechar a instalação existente e mudar-se para outra maior.

14 Métodos Quantitativos de Localização Industrial o Centro de Gravidade o Momentos o Ponto de Equilíbrio o Avaliação de Fatores

15 Métodos Quantitativos de Localização Industrial Avaliação de Fatores: Exemplo: Uma empresa está avaliando quatro alternativas para a localização de nova instalação. Segundo a gerência, os fatores determinantes na localização estão relacionados abaixo, com os respectivos pesos e notas (de 1 a 5, onde o 5 é o mais favorável): Fator PesoA B C D Restrições ambientais Disp de mão de obra Sist de transporte Prox. de mercados Qualidade de vida Prox. Matérias primas NOTAS

16 Escolher C

17 UMA EMPRESA DESEJA PONDERAR OS FATORES QUALITATIVOS DE QUATRO CIDADES CANDIDATAS A SEDIAR A SUA NOVA UNIDADE. A EMPRESA INICIALMENTE DEFINIU OS FATORES A SEREM CONSIDERADOS E ATRIBUIU A CADA UM DELES UM PESO. POSTERIORMENTE PEDIU A CADA UM DE SEUS PRINCIPAIS EXECUTIVOS QUE ATRIBUÍSSEM A CADA UMA DAS CIDADES UMA NOTA, ENTRE 0 E 10, PARA CADA UM DOS FATORES. OS DADOS OBTIDOS ESTÃO ABAIXO: EXERCÍCIO


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