A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FENÔMENOS DA ADOLESCÊNCIA NA COnTEMPORANEIDADE E NOVAS SUBJETIVIDADES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FENÔMENOS DA ADOLESCÊNCIA NA COnTEMPORANEIDADE E NOVAS SUBJETIVIDADES"— Transcrição da apresentação:

1 FENÔMENOS DA ADOLESCÊNCIA NA COnTEMPORANEIDADE E NOVAS SUBJETIVIDADES
Prof. Ms. Osvaldo José Sobral

2 DESENVOLVIMENTO DO JUÍZO MORAL, SEGUNDO JEAN PIAGET
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO ESTADOS DE CONSCIÊNCIA Estágio Sensório-Motor – de 0 a 2 anos de idade (a vida do bebê) Anomia Estágio Pré-Operacional ou Objetivo Simbólico– de 2 a 6 anos de idade (a primeira infância) Estágio das Operações Concretas– de 6 a 11 anos de idade (a segunda infância) Heteronomia Estágio das Operações Formais– a partir dos 11 anos de idade (da puberdade e adolescência) Autonomia

3 NÍVEIS OU STATUS DE IDENTIDADE
Identidade Difusa ou Difusão de Identidade Identidade Hipotecada Identidade em Moratória Identidade Conquistada ou Conquista de Identidade

4 NÍVEIS OU STATUS DE IDENTIDADE
Identidade Difusa ou Difusão de Identidade – “é o status daqueles sujeitos que não adotaram nenhum compromisso firme no campo vocacional e ideológico e não estão explorando diferentes alternativas para adotá-lo no futuro; alguns desses sujeitos exploraram possibilidades no passado, mas, em seguida, desistiram de continuar tentando”.

5 NÍVEIS OU STATUS DE IDENTIDADE
Identidade Hipotecada – “corresponderia a meninos e meninas que já adotaram um compromisso social, mas que o fizeram sem ter passado por nenhum processo de busca ou exploração. É muito possível que se tenham prendido a uma série de valores ou de crenças sugeridas por outras pessoas sem terem chegado a considerar outras alternativas”.

6 NÍVEIS OU STATUS DE IDENTIDADE
Identidade em Moratória – “[...] adolescentes que se encontram em pleno processo de busca e experimentação, sem que ainda tenham chegado a se decidir por uma opção ou outra. Levam em conta diversas possibilidades, examinam seus prós e contras e ainda encontram dificuldades para tomar decisões por isso são [...] estão imersos em plena crise de identidade”.

7 NÍVEIS OU STATUS DE IDENTIDADE
Identidade Conquistada ou Conquista de identidade – “representa o status final em que se situam jovens que chegaram a compromissos firmes e duradouros após terem passado por uma crise ou moratória. Seria o resultado da análise de todas as alternativas possíveis e a escolha e o compromisso com uma das opções”.

8 violência e criminalidade NA ADOLESCÊNCIA
O transgressor (circunstancial) O infrator (factual) O delinquente (identidade atribuída e internalizada pelo sujeito).

9 TRANSGRESSÃO Messianismo (político e/ou religioso)
Projetos megalomaníacos

10 INFRAÇÃO Em muitos casos não tem a noção e/ou a experiência anterior que lhe possibilite prever as consequências

11 Delinquência


Carregar ppt "FENÔMENOS DA ADOLESCÊNCIA NA COnTEMPORANEIDADE E NOVAS SUBJETIVIDADES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google