A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Ms. Osvaldo José Sobral. ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO ESTADOS DE CONSCIÊNCIA Estágio Sensório-Motor – de 0 a 2 anos de idade (a vida do bebê) A NOMIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Ms. Osvaldo José Sobral. ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO ESTADOS DE CONSCIÊNCIA Estágio Sensório-Motor – de 0 a 2 anos de idade (a vida do bebê) A NOMIA."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Ms. Osvaldo José Sobral

2 ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO ESTADOS DE CONSCIÊNCIA Estágio Sensório-Motor – de 0 a 2 anos de idade (a vida do bebê) A NOMIA Estágio Pré-Operacional ou Objetivo Simbólico– de 2 a 6 anos de idade (a primeira infância) Estágio das Operações Concretas– de 6 a 11 anos de idade (a segunda infância) Heteronomia Estágio das Operações Formais– a partir dos 11 anos de idade (da puberdade e adolescência) Autonomia

3 Identidade Difusa ou Difusão de Identidade Identidade Difusa ou Difusão de Identidade Identidade Hipotecada Identidade Hipotecada Identidade em Moratória Identidade em Moratória Identidade Conquistada ou Conquista de Identidade Identidade Conquistada ou Conquista de Identidade

4 Identidade Difusa ou Difusão de Identidade – é o status daqueles sujeitos que não adotaram nenhum compromisso firme no campo vocacional e ideológico e não estão explorando diferentes alternativas para adotá-lo no futuro; alguns desses sujeitos exploraram possibilidades no passado, mas, em seguida, desistiram de continuar tentando. Identidade Difusa ou Difusão de Identidade – é o status daqueles sujeitos que não adotaram nenhum compromisso firme no campo vocacional e ideológico e não estão explorando diferentes alternativas para adotá-lo no futuro; alguns desses sujeitos exploraram possibilidades no passado, mas, em seguida, desistiram de continuar tentando.

5 Identidade Hipotecada – corresponderia a meninos e meninas que já adotaram um compromisso social, mas que o fizeram sem ter passado por nenhum processo de busca ou exploração. É muito possível que se tenham prendido a uma série de valores ou de crenças sugeridas por outras pessoas sem terem chegado a considerar outras alternativas. Identidade Hipotecada – corresponderia a meninos e meninas que já adotaram um compromisso social, mas que o fizeram sem ter passado por nenhum processo de busca ou exploração. É muito possível que se tenham prendido a uma série de valores ou de crenças sugeridas por outras pessoas sem terem chegado a considerar outras alternativas.

6 Identidade em Moratória – [...] adolescentes que se encontram em pleno processo de busca e experimentação, sem que ainda tenham chegado a se decidir por uma opção ou outra. Levam em conta diversas possibilidades, examinam seus prós e contras e ainda encontram dificuldades para tomar decisões por isso são [...] estão imersos em plena crise de identidade. Identidade em Moratória – [...] adolescentes que se encontram em pleno processo de busca e experimentação, sem que ainda tenham chegado a se decidir por uma opção ou outra. Levam em conta diversas possibilidades, examinam seus prós e contras e ainda encontram dificuldades para tomar decisões por isso são [...] estão imersos em plena crise de identidade.

7 Identidade Conquistada ou Conquista de identidade – representa o status final em que se situam jovens que chegaram a compromissos firmes e duradouros após terem passado por uma crise ou moratória. Seria o resultado da análise de todas as alternativas possíveis e a escolha e o compromisso com uma das opções. Identidade Conquistada ou Conquista de identidade – representa o status final em que se situam jovens que chegaram a compromissos firmes e duradouros após terem passado por uma crise ou moratória. Seria o resultado da análise de todas as alternativas possíveis e a escolha e o compromisso com uma das opções.

8 VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE NA ADOLESCÊNCIA O transgressor (circunstancial) O transgressor (circunstancial) O infrator (factual) O infrator (factual) O delinquente (identidade atribuída e internalizada pelo sujeito). O delinquente (identidade atribuída e internalizada pelo sujeito).

9 TRANSGRESSÃO Messianismo (político e/ou religioso) Messianismo (político e/ou religioso) Projetos megalomaníacos Projetos megalomaníacos

10 INFRAÇÃO Em muitos casos não tem a noção e/ou a experiência anterior que lhe possibilite prever as consequências Em muitos casos não tem a noção e/ou a experiência anterior que lhe possibilite prever as consequências

11 DELINQUÊNCIA


Carregar ppt "Prof. Ms. Osvaldo José Sobral. ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO ESTADOS DE CONSCIÊNCIA Estágio Sensório-Motor – de 0 a 2 anos de idade (a vida do bebê) A NOMIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google