A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 3 Fundição em Areia Verde (continuação)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 3 Fundição em Areia Verde (continuação)"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 3 Fundição em Areia Verde (continuação)
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Processos de Fabricação II Prof. Jorge Marques Aula 3 Fundição em Areia Verde (continuação) Referências: CHIAVERINI, V. Tecnologia Mecânica. Vol. II TORRE, J. Manual Prático de Fundição Telecurso Processos de Fabricação.

2 Fundição em Areia Verde
Elementos da fundição em areia verde Areia Composição: areia, argila e água Deve resistir à pressão e erosão de vazamento Controle da granulometria: acabamento x saída de gases. O molde de areia é destruído para a retirada da peça fundida. A areia é até 98% reutilizada.

3 Fundição em Areia Verde
Elementos da fundição em areia verde Modelo: Principais materiais usados na sua fabricação: madeira, alumínio, aço, PVC e outros plásticos. Tem o formato da peça desejada. Nas dimensões, acrescenta-se a contração térmica e o sobremetal para acabamentos. É reutilizado diversas veses. É moldado na caixa inferior

4 Fundição em Areia Verde
Elementos da fundição em areia verde Caixa de macho É o molde de fabricação de macho. Bipartido, com união firme por grampos, os moldes são reutilizados diversas vezes. Material da caixa de macho: madeira, alumínio, aço, etc.

5 Fundição em Areia Verde
Elementos da fundição em areia verde Macho Elemento que produz furos e reentrâncias na peça fundida. Feito de areia compactada na caixa de macho. Deve ter as dimensões inferior à peça acabada: das dimensões da peça, subtrai-se a contração térmica e o sobremetal de acabamento. É alojado no molde (que contém o alojamento adequado para o encaixe deste)

6 Fundição em Areia Verde
Elementos da fundição em areia verde Massalote (ou alimentador) Elemento que realimenta as zonas esvaziadas pelas contrações líquida de da mudança de fase É posicionada do lado oposto ao canal de descida. É moldado por meio de um “modelo” simples na caixa superior, conectando-se com o molde (caixa inferior).

7 Fundição em Areia Verde
Elementos da fundição em areia verde Massalote Repõe as zonas esvaziadas pelas contrações (a) Contração no estado líquido; (b) contração na mudança de estado; (c) contração no estado sólido; (d) resulta em peça menor que o molde após o resfriamento.

8 Fundição em Areia Verde
Elementos da fundição em areia verde Canal de descida (ou canal de vazamento) Juntamente com o canal de entrada, conduz o metal fundido até o molde. É moldado por meio de “modelo” simples na caixa superior.

9 Fundição em Areia Verde
Elementos da fundição em areia verde Canal de entrada Normalmente o canal é aberto com o auxílio de ferramentas manuais para fazer a ligação entre o canal de descida até o molde. Pode também ser moldado por meio de um complemento no modelo. Mas, neste caso é preciso garantir a precisão de locação do canal de descida.

10 Fundição em Areia Verde
Elementos da fundição em areia verde Caixa de moldagem É dividida em caixa inferior e caixa superior Fabricadas em aço, as caixas não possuem tampa nem fundo, só laterais. Devem resistir às pressões de compactação A caixa inferior é unida à superior por grampos.

11 Fundição em Areia Verde
Elementos da fundição em areia verde Placa de separação (ou porta modelos) Têm a função de garantir o alinhamento entre o elemento da caixa inferior (molde) e os elementos da caixa superior (massalote, partes do molde e canal de descida). Servem também para protegem o molde infeior quando da moldagem do superior.

12 Vantagens da moldagem em areia verde
A moldagem por areia verde é o que exige menos investimento dentre todos os métodos de produção de moldes. Há menos distorção de formato do que nos métodos que usam areia seca. As caixas de moldagem estão prontas para a reutilização em curto intervalo de tempo. Boa estabilidade dimensional. Menor possibilidade de surgimento de trincas.

13 Desvantagens da areia verde
O controle da areia é mais crítico do que nos outros processos que também usam areia. Maior erosão quando as peças fundidas são de maior tamanho. O acabamento da superfície piora nas peças de maior peso.


Carregar ppt "Aula 3 Fundição em Areia Verde (continuação)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google