A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE GOIÁS UNIDADE ACODEMICO ADMINISTRATIVA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ANALISE DE BALANÇOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE GOIÁS UNIDADE ACODEMICO ADMINISTRATIVA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ANALISE DE BALANÇOS."— Transcrição da apresentação:

1 PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE GOIÁS UNIDADE ACODEMICO ADMINISTRATIVA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ANALISE DE BALANÇOS

2 DECISÕES FINANCEIRAS E OBJETIVOS DA EMPRESA
Basicamente as decisões financeiras resumem-se na captação de recursos = decisões de financiamento (PASSIVOS) e na aplicação dos valores levantados = decisões de investimento (ATIVOS).

3 De onde captar recursos e onde aplicá-los, são decisões que a empresa toma de maneira contínua e inevitável, definindo sua estabilidade financeira e atratividade econômica. Captar recursos e aplicar recursos, são decisões que devem ser tomadas em conjunto, uma influencia a outra = caráter interdependente = o volume e a forma de investimento são determinados pelos procedimentos e condições adotados no financiamento

4 O retorno exigido dos investimentos e o nível de imobilização dos recursos financeiros dependem fundamentalmente da maturidade e dos custos dos passivos selecionados.

5 Equilíbrio financeiro = maturidade dos passivos e capacidade de geração de caixa dos ativos. Viabilidade financeira = capacidade de os ativos se transformarem em caixa em prazo condizente com os desembolsos programados. Empréstimo a curto prazo destinado a financiar ativo imobilizado = pode deteriorar a estabilidade financeira da empresa.

6 Decisões financeira devem, também, estabelecer a atratividade econômica da empresa = continuidade e valorização Retorno dos investimentos = deve, no mínimo, satisfazer a expectativa de remuneração dos proprietários do capital (credores e acionistas).

7 remuneração JUROS PASSIVO recursos de terceiros ATIVO Investimentos Lucro gerado pelos Ativos. (lucro operacional PATRIMONIO LÍQUIDO recursos próprios LUCRO LIQUIDO remuneração

8 Patrimônio Líquido = recursos próprios são provenientes do capital subscrito e integralizado pelos sócios e dos lucro retidos. Recursos de terceiros = fontes externas Mercado financeiro (empréstimos financiamentos, descontos de duplicatas, debêntures, etc.) Passivo de funcionamento = fornecedores, encargos sociais, impostos e a recolher, etc...

9 Esses valores são investidos nos ativos da empresa = alimentando financeiramente os ciclos operacionais = obtém resultado O resultado obtido (lucro operacional) deve ser suficiente para retribuir os financiamentos levantados. Financiamento = custo = remuneração atribuída aos proprietários do capital. Na forma de juros para o capital de terceiros e lucro para o capital próprio.

10 A EXISTENCIA DE LUCRO NÃO GARANTE NECESSARIAMENTE O SUCESSO DE UM EMPREENDIMENTO. É ESSENCIAL QUE O RESULTADO OPERACIONAL APURADO CUBRA PELO MENOS A EXPECTATIVA DE RETORNO DAS DIVERSAS FONTES DE CAPITAL = Na forma de juros para o capital de terceiros e lucro para o capital próprio.


Carregar ppt "PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE GOIÁS UNIDADE ACODEMICO ADMINISTRATIVA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ANALISE DE BALANÇOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google