A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HIDROLOGIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HIDROLOGIA."— Transcrição da apresentação:

1 HIDROLOGIA

2 HIDROLOGIA – CIÊNCIA E APLICAÇÃO
Ciência que trata da água na Terra (ocorrência, circulação, distribuição, propriedades (físicas e químicas), e sua relação com o meio ambiente – incluindo, aí, as formas vivas. Hidrometeorologia – estudo da água na atmosfera. Limnologia – estudo de lagos e reservatórios. Hidrogeologia – estudo das águas subterrâneas. # Ciência que tem tido evolução significativa em face aos problemas crescentes (resultados da ocupação das bacias, aumento do uso da água e do impacto sobre o meio ambiente do globo).

3 HIDROLOGIA – CIÊNCIA E APLICAÇÃO
Estuda o comportamento físico e o aproveitamento da água na bacia hidrográfica Quantifica os recursos hídricos no tempo e no espaço. Avalia o impacto da modificação da bacia hidrográfica. # Base para o planejamento dos recursos hídricos: → produção de energia hidrelétrica. → abastecimento de água. → navegação. → controle de enchentes. → impactos ambientais.

4 HIDROLOGIA – CIÊNCIA E APLICAÇÃO
No passado, a ocupação de bacias hidrográficas realizava-se com pouco planejamento. Mínimo custo. Máximo benefício de seus usuários. # Com o crescimento demográfico (e da exploração da água), os recursos naturais deterioraram-se. → Preocupação com o impacto da exploração humana na bacia. → Estabelecimento de medidas preventivas que minimizem danos à natureza.

5 HIDROLOGIA – CIÊNCIA E APLICAÇÃO
A complexidade dos sistemas hídricos cresceu devido à diminuição da disponibilidade dos recursos hídricos e a deterioração da qualidade das águas. Elaboração de projetos com múltiplas finalidades. # O planejamento da ocupação de uma bacia hidrográfica é uma necessidade numa sociedade com usos crescentes da água. → planejamento sustentável de uso da bacia hidrográfica. → aproveitamento racional de recursos com o mínimo dano ambiental.

6 HIDROLOGIA – CIÊNCIA E APLICAÇÃO
Consolidou-se através do desenvolvimento de programas de observação e quantificação sistemática dos diferentes processos que ocorrem no ciclo hidrológico. Geomorfologia – analisa as características do relevo de bacias hidrográficas e sua associação com o escoamento. Escoamento superficial – trata do escoamento sobre a superfície da bacia. Interceptação vegetal – avalia a interceptação da precipitação pela cobertura vegetal na bacia hidrográfica.

7 HIDROLOGIA – CIÊNCIA E APLICAÇÃO
Escoamento em rios e canais – analisa o escoamento da água em rios, canais e reservatórios. Evaporação e evapotranspiração – avalia a perda de água por evaporação de superfícies livres (reservatórios e lagos) e evapotranspiração de culturas e da vegetação natural. Produção e transporte de sedimentos – quantifica a erosão de solo e do transporte de sedimento na superfície da bacia e nos rios devido às condições naturais e do uso do solo. Qualidade da água e meio ambiente – analisa (por meio de parâmetros físicos, químicos e biológicos) o meio ambiente aquático.

8 HIDROLOGIA – CIÊNCIA E APLICAÇÃO
A ação do homem no planejamento e desenvolvimento da ocupação do espaço na Terra requer cada vez mais uma visão ampla sobre: Necessidades da população. Os recursos terrestres e aquáticos disponíveis. Conhecimento sobre o comportamento dos processos naturais da bacia.

9 HIDROLOGIA – CIÊNCIA E APLICAÇÃO
No Brasil, algumas das principais áreas do desenvolvimento da hidrologia encontram-se nos seguintes aspectos: Planejamento e gerenciamento da bacia hidrográfica – o planejamento e controle do uso dos recursos naturais requer uma ação pública e privada coordenada. Drenagem urbana – atualmente 75% da população do Brasil ocupa o espaço urbano. → enchentes, produção de sedimentos e qualidade da água são problemas sérios encontrados em grande parte das cidades brasileiras.

10 HIDROLOGIA – CIÊNCIA E APLICAÇÃO
No Brasil, algumas das principais áreas do desenvolvimento da hidrologia encontram-se nos seguintes aspectos: 3. Uso do solo rural – a expansão das fronteiras agrícolas têm gerado impactos significativos na produção de sedimentos e nutrientes nas bacias rurais → perda de solo fértil e assoreamento dos rios. 4. Qualidade da água – o meio aquático (oceanos, rios, lagos, reservatórios e aqüíferos) sofre com a falta de tratamento dos despejos domésticos e industriais e de cargas de pesticidas de uso geral.

11 HIDROLOGIA – CIÊNCIA E APLICAÇÃO
No Brasil, algumas das principais áreas do desenvolvimento da hidrologia encontram-se nos seguintes aspectos: Abastecimento de água – a redução da qualidade da água dos rios e as grandes concentrações urbanas têm apresentado limitações quanto à disponibilidade de água para o abastecimento. Irrigação – a produção agrícola nas regiões áridas e semi-áridas depende da disponibilidade de água. O aumento da produtividade passa, portanto, pelo aumento da irrigação.

12 HIDROLOGIA – CIÊNCIA E APLICAÇÃO
No Brasil, algumas das principais áreas do desenvolvimento da hidrologia encontram-se nos seguintes aspectos: 7. Navegação – A navegação no interior de nosso país é, ainda, pequena (porém, com grande potencial de transporte). # A navegação pode ter um peso significativo no desenvolvimento nacional. → disponibilidade hídrica para caldo. → previsão de níveis hidrológicos. → planejamento e operação de obras hidráulicas para navegação. ■ Jacuí; Tietê: Paraná; São Francisco; Amazonas.


Carregar ppt "HIDROLOGIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google