A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA BIO 1620: Fisiologia Vegetal Alex Silva da Cruz, Msc A Fisiologia Vegetal e as Células vegetais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA BIO 1620: Fisiologia Vegetal Alex Silva da Cruz, Msc A Fisiologia Vegetal e as Células vegetais."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA BIO 1620: Fisiologia Vegetal Alex Silva da Cruz, Msc A Fisiologia Vegetal e as Células vegetais

2 o Visa compreender como as plantas funcionam; o Contexto biotecnológico : o Plantas transgênicas para a produção de alimento; o Uso da biodiversidade vegetal de forma sustentável; o Compreensão e proposta de soluções - mudanças climáticas globais; o A fisiologia vegetal atual se insere como um dos pontos básicos sem o qual não é possível avançar o conhecimento sobre biologia.

3 o As Plantas constituem a base do funcionamento dos ecossistemas; o Iniciam o fluxo de energia dos ecossistemas; o Promovem os meios para a produção da biomassa e clima necessários para o funcionamento de toda a biosfera terrestre; o Sem plantas nada pode existir;

4 o Estuda os fenômenos vitais que acontecem nas plantas ; o Metabolismo vegetal; o Desenvolvimento vegetal o Movimento vegetal o Reprodução vegetal

5

6 o A célula representa a menor porção de matéria viva. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos.

7

8 o Em 1833, o botânico escocês Robert Brown constatou que a grande maioria das células tinha uma estrutura ovóide ou esférica, a que chamou de núcleo..

9

10 o Componentes da célula: o Membrana plasmática; o Parede Celular o Citoplasma; o Núcleo

11 o A membrana plasmática : Envolve a célula, define seus limites, e mantêm as diferenças essenciais entre o citosol e o meio extracelular.

12 o O Citoplasma : É o espaço intra-celular entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear em eucariontes. Nos procariotos corresponde a totalidade da área intra-celular. o É constituido por substância semi-fluida denominada Hialoplasma, onde estão suspensos as organelas celulares.

13 o O Citoplasma :

14 o O Núcleo : Estrutura que abriga os genes, o material genético que codifica a síntese de proteínas e programa a atividade celular.

15 o A Parede Celular :

16 o A Parede celular : o Confere proteção às células; o Confere a célula adulta, tamanho e forma fixos; o Fornece proteção as componentes citoplasmáticos.

17 o A Parede celular : o PC primária: Pectina e hemicelulose; o PC secundária; Celulose o Lamela média: Pectina e carboidratos.

18 o A Parede celular : Componentes químicos Constituição varia com o tipo celular o Celulose; o Lignina o pectina.

19 o Celulose : C 6 H 10 O 5 n é um polímero de cadeia longa composto de um só monômero (Glicose) o Confere rigidez às plantas; o Digerível pelo ruminantes.

20 o Lignina : Molécula amorfa observada em plantas terrestres, confere rigidez às plantas;

21 o Pectina : É um polissacarídeo responsável pela união de células vegetais; o Consistência gelatinosa, presente na LM

22 o Que aspectos da estrutura da parede celular das plantas revelam aspectos evolucionários. Cite exemplos


Carregar ppt "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA BIO 1620: Fisiologia Vegetal Alex Silva da Cruz, Msc A Fisiologia Vegetal e as Células vegetais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google