A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Código de Cores Resistores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Código de Cores Resistores."— Transcrição da apresentação:

1 Código de Cores Resistores

2 Conceito Resistor é todo dispositivo elétrico que transforma exclusivamente energia elétrica em energia térmica.

3 Simbolicamente é representado por:
Alguns dispositivos elétricos classificados como resistores são: ferro de passar roupa, ferro de soldar, chuveiro elétrico, lâmpada incandescente, etc.

4 Resistência Elétrica A resistência elétrica (R) é uma medida da oposição ao movimento dos portadores de carga, ou seja, a resistência elétrica representa a dificuldade que os portadores de carga encontram para se movimentarem através do condutor. Quanto maior a mobilidade dos portadores de carga, menor a resistência elétrica do condutor.

5

6

7 A resistência elétrica é uma característica do condutor, portanto, depende do material de que é feito o mesmo, de sua forma e dimensões e também da temperatura a que está submetido o condutor. Posteriormente, esses itens serão analisados mais detalhadamente. Código de Cores Os valores de resistência não podem ser quaisquer, sendo padronizados, e na maioria das vezes não são escritos , mas sim codificados na forma de anéis coloridos colocados ao redor do corpo do resistor. No caso mais comum são 4 faixas coloridas , as três primeiras se referem ao valor nominal e a quarta à tolerância.

8 Como deveremos ler o código de um resistor ?
De acordo com a figura, temos 4 anéis coloridos (no caso de resistores de filme metálico são 5 faixas ): A primeira faixa representará o 1º algarismo significativo(1AS), a segunda faixa o 2º algarismo significativo (2AS) a terceira o fator de multiplicação e a quarta faixa a tolerância . 𝑹=𝑨𝑩𝒙𝑪±𝑫 A B C D

9

10

11


Carregar ppt "Código de Cores Resistores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google