A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Processos de Fabricação I Prof. Jorge Marques.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Processos de Fabricação I Prof. Jorge Marques."— Transcrição da apresentação:

1 Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Processos de Fabricação I Prof. Jorge Marques dos Anjos Aulas 6 – Tolerâncias e ajustes – parte 2 Calibres Fontes: NBR 6158 Apostila Prof. Dr. Eduardo Braga NOVASKI. Introdução à engenharia de fabricação mecânica – Blucher. ANDRETTA, AFONSO E ALVES JR. Apostila disponível em file:///D:/Meus%20Documentos/Downloads/toler_ncia_dimensional.pdf

2 Aplicações dos Graus de Tolerâncias Eixos De 01 a 3 para calibradores e acoplamentos de alta precisão De 4 a 11 para acoplamentos convencionais De 12 a 16 para acoplamentos grosseiros ou peças isoladas. Furos De 01 a 4 para calibradores e acoplamentos de alta precisão De 5 a 11 para acoplamentos convencionais De 12 a 16 para acoplamentos grosseiros ou peças isoladas.

3 Características dos acoplamentos

4 Sistema Furo Base

5 Sistema Eixo Base

6 Calibradores Um instrumento de medição é um calibrador que mede a dimensão efetiva. Os calibradores limites, ou simplesmente calibradores verificam se as peças estão dentro dos limites toleráveis de desenho. São do tipo Passa – Não passa (PNP) ou indicador de medida nominal.

7 Calibrador de boca ajustável

8 Calibrador de boca fixo

9 Calibrador Tampão

10 Calibrador Tampão Ajustável

11 Calibrador de Furos (identifica o diâmetro nominal de um furo)

12 Calibrador de Folga

13 Calibrador Tampão de Rosca

14 Calibrador Anular de Rosca

15 Calibrador de Passo de Rosca

16 Calibrador de Raio

17 Funções e Objetivos dos Calibradores Rapidez na inspeção Garantir a tolerância dimensional Identificar com rapidez uma medida nominal Auxiliar no ajuste dimensional Garantir a intercambiabilidade


Carregar ppt "Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Processos de Fabricação I Prof. Jorge Marques."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google