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Tipos de Comunicação Comunicação Mercadológica Comunicação Interna

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Apresentação em tema: "Tipos de Comunicação Comunicação Mercadológica Comunicação Interna"— Transcrição da apresentação:

1 A Comunicação nas organizações e o papel do planejamento de comunicação

2 Tipos de Comunicação Comunicação Mercadológica Comunicação Interna
Marketing, propaganda, promoção de vendas, feiras e exposições, marketing direto, merchandising, venda pessoal. Comunicação Mercadológica Comunicação Interna Comunicação administrativa Comunicação Institucional RP, Jornalismo empresarial, assessoria de imprensa, editoração multimídia, imagem corporativa, propaganda institucional, marketing social, marketing cultural Comunicação Organizacional Fluxos, redes formal e informal, veículos

3 Tipos de Comunicação Comunicação Integrada Comunicação Mercadológica
Filosofia capaz de nortear e orientar toda a comunicação! União harmoniosa, apesar das diferenças e peculiaridades de cada área. Comunicação Mercadológica Comunicação Interna Comunicação administrativa Comunicação Institucional Sinergia!Interposição das diversas áreas da comunicação em função dos objetivos da empresa! Comunicação Integrada Comunicação Organizacional Fator estratégico para desenvolvimento organizacional! Atuação conjugada para solução dos problemas de comunicação!

4 Comunicação Organizacional Integrada
Publicidade RP Jornalismo

5 Comunicação Integrada
“Por filosofia da comunicação integrada entendemos as orientações que as organizações, por meio dos seus departamentos de comunicação (inclusive parceiros, como agências e assessorias externas), devem dar à tomada de decisões e à condução das práticas de todas as suas ações comunicativas. Isto é, aliada às políticas de comunicação estabelecidas, a filosofia deverá nortear os melhores caminhos para o cumprimento da missão e da visão, o cultivo dos valores e a consecução dos objetivos globais da organização. Trata-se de uma visão macro e estratégica, pois as ações táticas de comunicação ficarão a cargo de cada subárea específica” (KUNSCH, 2003:180).

6 Vantagens da Comunicação Integrada
Permite estabelecer política global com maior coerência entre os diversos programas comunicacionais; Linguagem comum a todos os setores; Comportamento organizacional homogêneo; Trabalho de forma conjunta, tendo ante os objetivos gerais e respeitando as particularidades de cada setor; GESTÃO COORDENADA E SINÉRGICA DOS ESFORÇOS HUMANOS E ORGANIZACIONAIS COM VISTAS NA EFICÁCIA. Contribui para a construção de uma identidade corporativa forte e sintonizada com as exigências e necessidades da sociedade contemporânea.

7 Vantagens da Comunicação Integrada
“Não se pode dissociar a imagem do produto do conceito da empresa”. A CI é fundamental, principalmente nos dias de hoje, quando se exige versatilidade e deve “extrair de cada canal o máximo possível para chegar ao seu público final”. Somente no plano de CI é possível direcionar com eficiência e eficácia as ações comunicativas das organizações. Na prática: algumas organizações já despertaram para a importância do sistema organizado mas poucas adotam.

8 A Comunicação Integrada na prática
Comunicação com elevado valor estratégico – grandes profissionais, grandes investimentos. Prática 2 Comunicação apenas com esfera tática, fazem divulgação mas sem perspectiva mais clara quanto a diretrizes e estratégias. Prática 3 Comunicação improvisada, sem valorizar profissionais da área.

9 O planejamento da Comunicação
Pressupõe conhecimentos sobre marketing, administração e comunicação. Exige disciplina e pensamento lógico, mentes abertas e flexíveis. Aplicação conveniente em qualquer momento, principalmente diante de crises, quando riscos são maiores, recursos mais difíceis, incertezas se avolumam e comportamento do mercado se modifica nervosamente. É um sistema de trabalho! Visa uma abordagem realista da situação, seja ela favorável ou não a empresa, para posterior tomada de decisão.

10 O planejamento da Comunicação
Planejadores são arquitetos e guardiães das marcas dos anunciantes! Marcas organizacionais, produtos, serviços, etc. Envolve um pensamento lógico e analítico, capaz de recolher, analisar e sintetizar grandes quantidade de dados e, por outro lado, pensamento lateral e intuitivo para interpretar esses dados e saber transmiti-los de forma interessante as demais equipes.

11 O planejamento da Comunicação
Tem como características: Buscar o equilíbrio entre o proposto e a realidade de mercado Servir como padrão de referência para todas as ações propostas Possuir flexibilidade necessária para se adaptar às possíveis mudanças de mercado Manter a consistência das ações e a sua continuidade Ser um instrumento de trabalho do dia a dia dos executivos.

12 Os planejamentos na área de comunicação
Planejamento organizacional Planejamento de Marketing Planejamento de Comunicação Integrada Planejamento de Com. Interna Planejamento de Com. Administrativa Planejamento de Com. Institucional Planejamento de Com. Mercadológica Planejamento de Propaganda Planejamento de Eventos Planejamento de Promoção de vendas ...

13 Planejamento de Marketing Planejamento de Comunicação
Seu ponto de partida é o planejamento organizacional. Foca nos aspectos das variáveis externas à empresa, como os aspectos do mercado interferem nas vendas. Estuda como melhorar desempenhos de vendas Defini as diretrizes do produto (como vai ser, variações, etc), preço (políticas de preço), praça (canais de distribuição) e da comunicação, por exemplo, o posicionamento a ser adotado, as políticas de comunicação (o que pode e o que não pode ser feito, etc.) Planejamento de Comunicação Seu ponto de partida é o planejamento de marketing Foca nos aspectos da comunicação mas sem deixar de pensar em como as variáveis mercadológicas podem influenciar neste contexto. Estuda como aplicar as estratégias de comunicação para alcançar os desempenhos de vendas Define as estratégias de comunicação: o que dizer, como, quando, onde... O que vai usar? Publicidade? RP? Assessoria? Eventos? PDV? Planejamento de Campanha Publicitária Seu ponto de partida é o planejamento de comunicação Foca na comunicação publicitária Estuda como aplicar as estratégias de comunicação publicitária para alcançar os desempenhos de vendas, isto é, como a publicidade pode ajudar a conquistar os objetivos de vendas? Define o que dizer, em quais meios publicitários, com qual intensidade, como será a campanha, quando será veiculada...

14 O planejamento de Campanha
Elaborado por agências de publicidade! Cuidado com uso somente da publicidade! Necessária visão holística! Olhar a comunicação de uma forma mais ampla do que, simplesmente, a elaboração de mensagens e sua transmissão pelos mais variados veículos de comunicação em campanhas publicitárias isoladas ou ações permanentes de RP ou CRM.

15 O planejamento de Campanha
Visão holística pressupõe visão integral, dos mais variados contatos do comunicador com seu mercado. Avaliar qualquer contato de um produto/marca/serviço/ideia/empresa com seu mercado com uma mensagem capaz de gerar uma informação que fique armazenada na mente do target! Isso inclui público interno, intermediários ou qualquer outra fonte de contato! TUDO DEVE COMUNICAR A MESMA MENSAGEM DE FORMA COERENTE E ALINHADA COM OS OBJETIVOS DA EMPRESA! HARMONIA!!! Foco do planejamento deve ser avaliar e uniformizar as mensagens transmitidas nos mais variados contatos de um comunicador com seus receptores.

16 O planejamento de Campanha nas agências – account planner
Profissional responsável por gerir a recolha e análise de informação necessária ao desenvolvimento da campanha. Acompanha a evolução do consumidor e seu comportamento ao longo do tempo; Analisa os problemas na sua globalidade, recolhendo o máximo de informação e transmitindo aos criativos de forma clara e inspiradora; Deve trabalhar em permanente ligação com os departamentos de criação, mídia e atendimento; É o responsável pelas estratégias de campanha, partindo dos dados recolhidos na fase de investigação.

17 As atividades do Account Planner
Estudo do briefing do cliente e análise dos dados secundários Solicitação de mais pesquisas, quando necessário Define, em conjunto com o cliente, os objetivos da comunicação, target, percurso estratégico e elemento motivador da mensagem; Faz briefing para equipe criativa; Acompanha as primeiras ideias dos criativos, comparando-as com os objetivos da marca Ajuda a elaborar a fundamentação das peças publicitárias Supervisiona pré-testes das peças, se forem realizados Acompanha os efeitos da campanha em termos de vendas, de notoriedade e imagem para projetar campanhas futuras.

18 Atividade em sala de aula:
Quais locais vc trabalharia como pontos de contato para as seguintes empresas: Loja de varejo Pet shop Supermercado Loja de informática de marca própria.

19 Referências bibliográficas
CORREA, Roberto. Planejamento de propaganda. São Paulo: Global, p. 141 – 152. KUNSCH, Margarida. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, p. 149 – 163. VASCONCELOS, Luciene R. Manual de planejamento de comunicação integrada. São Paulo, Summus, p. 23 – 33,


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