A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Ms. Lívia Amorim Cardoso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Ms. Lívia Amorim Cardoso"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Ms. Lívia Amorim Cardoso
Trabalho N2 Prof. Ms. Lívia Amorim Cardoso

2 Normas Trabalhos serão feitos nas normas da APA.
Trabalho sem nome não tem dono. Os trabalhos serão entregues na data marcada. Na data! Os trabalhos deverão ser encadernados.

3 Grupo 4 – 5 pessoas, no mínino.
Supervisões serão realizadas nos laboratórios de N2. O grupo não será modificado em hipótese alguma!

4 Idéias iniciais Tema Objetivo: VD e VI bem claras. Justificativa.
Caso precise utilizar o LAEC, avise previamente a professora.

5 Introdução Produção bibliográfica do que já foi feito sobre seu tema.
Na introdução toda citação deve ter seu autor. Aqui não se emite nenhuma opinião e nem discussões. Falar dos objetivos nos últimos parágrafos.

6 Método Participante. Descrição do participante: idade, sexo, escolaridade, estado civil, renda, descrição familiar, histórico de pesquisas experimentais e outros dados importantes.

7 Participou deste estudo uma pessoa do sexo masculino, 39 anos à época da coleta de dados, solteiro, analfabeto, de classe média baixa, caçula de uma prole de dezesseis irmãos. Logo nos primeiros meses de vida, o participante foi diagnosticado com síndrome de Down numa instituição de saúde localizada no interior do estado do Tocantins. Andou com três anos e falou com cinco anos de idade. Há doze anos perdeu a mãe devido a um câncer na garganta. Submeteu-se a duas intervenções cirúrgicas de hérnia, aos 25 e 30 anos de idade, respectivamente. O pai relatou que o participante dorme sempre com a luz do quarto acessa e com uma lanterna ao lado. A maior parte do seu tempo livre é ocupada escutando a rádio local ou assistindo a programas de TV. No momento da pesquisa encontrava-se sem qualquer tipo de relacionamento afetivo e sexual, posto que o pai e a família não o estimulavam tanto quanto não faziam qualquer esclarecimento sobre a sua sexualidade. O participante apresentava comportamentos de isolamento social na escola e durante a coleta de dados seu peso era de 87 Kg tendo 1,53m de altura, encontrando-se obeso. Constava em seu prontuário a presença de picos hipertensivos, entretanto não havia indicação de fármacos.

8 Ambiente e materiais Descrição dos instrumentos e do local onde foi realizada a pesquisa.

9 A pesquisa foi desenvolvida em uma APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), uma instituição filantrópica, de caráter assistencial, educacional, 19 cultural, de saúde, de estudos e pesquisas, desportivos e outros, mantida pelo município, pela associação, convênios do estado e Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição possuía cerca de duzentos alunos matriculados, sendo composta por oitenta funcionários, sendo eles: auxiliares de serviços gerais, guardas, motoristas, professores, educadores físicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, médico, terapeutas ocupacionais, técnicos de enfermagem, assistente social e dentista. A estrutura física abrangia aproximadamente 2000 m², sendo compreendida pela Escola e Clínica de Reabilitação, composta por dez banheiros, uma cozinha, um refeitório, onze salas de aula, uma dispensa, uma biblioteca, uma sala de recursos humanos, uma secretaria para a escola e uma para a clínica de reabilitação, direção, nove salas de atendimentos clínicos aos alunos, uma recepção e uma sala de faturamento.

10 Os materiais utilizados nas sessões foram: prancheta, celular da marca Samsung, modelo SGH U600, cartão de memória de 1GB, estojo com doze lápis de giz de cera, estojo com doze lápis de colorir, lápis preto, estojo com doze massas de modelar, folhas de papel A4, cartões em cartolina que medem 20x10, notebook da marca HP Pavilion tx 2000 com impressora HP Deskjet 3740, comestíveis (refrigerante em lata, melão, melancia, pães de queijo, biscoito de nata, bolacha passatempo, bombons e balas diversas) e folhas de registro.

11 Procedimento Como se deu a pesquisa desde o momento do contato com o sujeito até a conclusão dos dados.

12 Resultados Os dados obtidos.
Podem ser descritos em forma de gráficos, tabelas e outros... Se houver entrevistas, deve-se transcrever todas as entrevistas com todos os comportamentos observáveis. Não se discute dados!

13 Tabela 2. Frequência e percentual do TF e Extinção da categoria e subcategorias de Manipulação pessoal. Categorias Participantes Mão na face F e % Mão no cabelo Mão na boca Total TF EXT P1 0 / 0 5 / 8 2 / 3 7 P2 6 / 9 10 P3 1 / 1 P4 P5 3 P6 P7 4 / 6 P8 4/ 6 3 / 4 P9 8 P10 12 / 18 12 27 5 1 20 6 64

14 Frequência P Minutos

15 Discussão Relação entre dados e teoria.
Os dados podem ir contra a teoria. Possíveis erros do trabalho podem ser justificados aqui. Todo autor que eu usar na discussão deve estar na introdução! Porém, não preciso discutir toda a introdução.

16 Conclusão Não se escreve a palavra “conclusão”.
Fazemos a conclusão no final da discussão.

17 Em síntese, pode-se afirmar que o experimento conseguiu manipular as variáveis responsáveis pela emissão, e até, manutenção de comportamentos do tipo supersticiosos. Relações de contiguidade e regras errôneas foram estabelecidas ao longo do experimento. Pode-se afirmar, também, que as variáveis manipuladas no experimento podem ter produzido uma maior emissão de comportamentos verbais gestuais do que textuais. Deste modo, confirma-se a literatura que trata o comportamento supersticioso como sendo produto de um reforçamento acidental. Reafirma-se a necessidade de estudos mais aprofundados desta natureza, sejam com esquemas múltiplos ou simples. A literatura é escassa e o tema é muito interessante, sendo estes mais motivos para se investir nesse tipo de pesquisas.

18 Referências Todas as referências utilizadas no trabalhos devem estar aqui.

19 Anexos Termos assinados. Folhas de registro em branco.
Materiais importantes. Imagens, fotos.

20 TCLE O termo de consentimento livre esclarecido deve ser assinado em duas vias. O termo esclarece o participante sobre todas os riscos, tarefas e benefícios da pesquisa. Deve ser claro e coerente.

21 PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA
TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIMENTO Você está participando de um experimento sobre comportamento humano para a coleta de dados de um trabalho de mestrado. Após ter tido acesso às informações e concordado em participar do estudo, por favor, assine no final do documento. Ao assinar, uma via é sua e outra é do participante. Para algum esclarecimento sobre ética e funcionamento do processo de pesquisas, favor procurar o Comitê de Ética da PUC-GO sediado na Área 4 da Instituição ou no telefone

22 INFORMAÇÕES SOBRE A PESQUISA:
Título do Projeto: A Manipulação do Comportamento Supersticioso em Humanos Pesquisador Responsável: Lívia Amorim Cardoso Telefone para contato: // Esta pesquisa busca estudar processos relacionados ao comportamento humano. Você entrará na cabine experimental e encontrará um computador à sua frente, uma câmera filmadora e uma folha de papel. Inicie o experimento quando compreender bem as informações e assinar o termo de consentimento. O estudo terá duração de 7 minutos, chame a experimentadora quando terminar. Você poderá desistir do experimento a qualquer momento, sem possíveis penalizações. Sua identidade será mantida sobre absoluto sigilo. Você poderá abandonar o experimento quando quiser. Caso você desista, seus resultados não serão considerados e seus registros experimentais incinerados.

23 À medida que você for realizando o experimento, a palavra “PARABÉNS”, poderá aparecer na tela do computador. Ao seu lado, encontra-se uma folha. Escreva nela os seus comportamentos realizados para aparecer os “PARABÉNS”. Na cabine também se encontra uma câmera filmadora, não toque nela. Ela serve para auxiliar na coleta dos dados. Ao participar desta pesquisa, você auxiliará a pesquisadora a coletar dados para sua pesquisa e receberá uma ficha de lanche no valor de três reais que poderá ser trocada ma lanchonete “Petiskão” da área quatro. Além disso, terá a oportunidade de conhecer como funciona uma das etapas da realização da pesquisa (a coleta de dados) e de certeza de ter contribuído para o desenvolvimento do conhecimento sobre o comportamento humano. De forma direta, você receberá uma declaração da pesquisadora e da orientadora constado que você participou da pesquisa.

24 Porém, a pesquisa conta com alguns riscos como a possibilidade de haver algum problema elétrico ou qualquer outro que o prejudicar. Você também poderá irritar-se com o experimento ou ficar constrangido com alguma etapa da coleta de dados. A experimentadora é psicóloga e agirá de modo devido caso aconteça algum problema.

25 A presente pesquisa será realizada no ambiente natural dos sujeitos, isto é, em um dos núcleos de pesquisa da própria universidade. A pesquisadora e a orientadora é que vão responder pela assistência integral e indenização às complicações e danos decorrentes desta pesquisa diante dos organismos pertinentes. A pesquisadora e a orientadora, que são psicólogas, poderão oferecer assistências psicoterapêuticas – caso haja necessidades decorrentes dos riscos encontrados na pesquisa. • Nome do pesquisador: Lívia Amorim Cardoso • Assinatura do pesquisador:________________________________

26 Apresentação do trabalho
Todos os grupos apresentarão o trabalho! Todos os participantes devem falar! A apresentação deverá ser feita em datashow.

27 Avaliação Nota do trabalho escrito é grupal.
Nota da apresentação é individual. O trabalho valerá 10,0. 5,0 escrito. 5,0 apresentação.

28 N2 N2= Nota da prova (5,0) + nota dos trabalhos da teoria (5,0) + laboratório (10,0). 2


Carregar ppt "Prof. Ms. Lívia Amorim Cardoso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google