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1 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009 DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO INTEGRAÇÃO TERRITORIAL DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO INTEGRAÇÃO TERRITORIAL SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO

2 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009 PROJETO: EIXO MULTIMODAL E MULTIFUNCIONAL CASCAVEL - GUAÍRA PROJETO: EIXO MULTIMODAL E MULTIFUNCIONAL CASCAVEL - GUAÍRA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO

3 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009 ASSUNTOS A ABORDAR PREMISSAS E CONCEITOS DO PROJETO OBJETIVOS DO PROJETO LOCALIZAÇÃO E ÁREAS DE INFLUÊNCIA CONDIÇÕES GEOPOLÍTICAS DEMANDAS - OPORTUNIDADES - RESULTADOS PREVISÍVEIS ESTRATÉGIA PARA ATINGIR OS OBJETIVOS AÇÕES PRIORITÁRIAS PARA SUPERAÇÃO DOS OBSTÁCULOS PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO CASOS ESPECÍFICOS

4 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009SUSTENTABILIDADE a capacidade da sociedade de manter de forma contínua no tempo o uso dos recursos disponíveis; PREMISSAS E CONCEITOS DO PROJETO DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES E REGIÃO SUSTENTABILIDADE - COMPETITIVIDADE - INTEGRAÇÃO DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO 1 1

5 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009 PREMISSAS E CONCEITOS DO PROJETO COMPETITIVIDADE alta qualidade de vida; economia fortalecida, diversificada e multipolar; produtos com identidade local, alta qualidade e preços competitivos. boa capacidade de atender as demandas multiescalares; a acessibilidade é adequada; o uso do solo é ambientalmente correto; forte identidade local; localização privilegiada para viver, atrair e fixar investimentos. INTEGRAÇÃO capacidade da sociedade de articular os recursos e atividades. nexos inteligentes de interação entre atividades e exploração oportunidades

6 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009 DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL Expressão espacial da política econômica, espacial, cultural da sociedade; Fator estruturante da dinamização do território; Fator fundamental para racionalizar o arranjo da rede de transportes; Elemento catalizador das políticas setoriais, elemento de integração dos esforços de coesão econômica e social para o planejamento, implantação e gestão do desenvolvimento do espaço geográfico. PREMISSAS E CONCEITOS DO PROJETO =

7 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009 SUPORTE AO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL A localização das vias e sistemas de transportes é aspecto estrutural para o crescimento e desenvolvimento das cidades e regiões definem os fluxos de relações que atuam no espaço físico Induzem os padrões de ocupação do território PREMISSAS E CONCEITOS DO PROJETO

8 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009 SUBSTITUIR O PLANEJAMENTO TRADICIONAL PELO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Possibilita construir futuro desejável; Modifica a tendência. Reforça a tendência; Atende ao aumento demandas. PLANEJAMENTO TRADICIONAL PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Mudança de matriz, adensamento e implantação de vias férreas com sistemas intermodais; Rede regionalizada e interdependente de plataformas logísticas; Sistema rodoviário pouco denso; Rede ferroviária insipiente; Transporte Fluvial praticamente inexistente; Sistema logístico disperso e fragmentado. SITUAÇÃO ATUAL SITUAÇÃO DESEJAVEL

9 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009 OBJETIVO ESPECÍFICO Promover na Microrregião de Cascavel a Implantação de um processo de Desenvolvimento Territorial - Sustentável, Competitivo e Integrado - utilizando como âncora estratégica a implantação e consolidação de: Corredor Multimodal e Multifuncional de Acessibilidade e Logística - Comunicação e Desenvolvimento. OBJETIVO GERAL Inserir, neste processo - com harmonia e eficiência - os planos, programas e projetos estaduais, nacionais e sul americanos de integração, acessibilidade e desenvolvimento, visando: Ampliar a acessibilidade portuária em relação ao Atlântico e conectar o Estado aos portos do Pacífico; Ampliar acessibilidade do Paraná com relação ao centro-oeste brasileiro (rodovias ferrovias/ hidrovias); Criar uma rede estadual de centros de logística que sirva de apoio ao desenvolvimento regionalizado, compartilhado entre as diversas regiões. OBJETIVOS DO PROJETO

10 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009 LOCALIZAÇÃO E ÁREAS DE INFLUÊNCIA – 1

11 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009 MICRORREGIÃO DE CASCAVEL LOCALIZAÇÃO E ÁREAS DE INFLUÊNCIA - 1

12 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009 ESTADO DO PARANÁ LOCALIZAÇÃO E ÁREAS DE INFLUÊNCIA - 2

13 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009 Costa adequada para navios Pós-Panamax CABOTAGEM - Principais Portos Fonte: PLANO NACIONAL DE LOGÍSTICA/ Ministério dos Transportes PDDT SP LEGENDA: PORTOS Fonte: PDDT SP CIDADE RODOVIAS Fonte: PDDT SP - BID - SISCOMEXP RODOVIAS - Recuperar Fonte: PDDT SP - BID - SISCOMEXP FERROVIAS - Existente Fonte: AHRANA FERROVIAS - Projetada Fonte: AHRANA HIDROVIA Fonte: PDDT SP Concentração do PIB do Mercosul sem Brasil Polígono de Concentração do PIB Nacional Importação+Exportação SANTARÉM GUAÍRA LOCALIZAÇÃO E ÁREAS DE INFLUÊNCIA - 3

14 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009 PLANO NACIONAL DO TRANSPORTE LOCALIZAÇÃO E ÁREAS DE INFLUÊNCIA - 3

15 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009 TRÓPICO DE CAPRICORNIO LOCALIZAÇÃO E ÁREAS DE INFLUÊNCIA - 4

16 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009 MERCADOS EXTERNOS DISTANTES ÁSIA - AMÉRICA ÁFRICA - EUROPA - OCEANIA ÁFRICA - EUROPA - OCEANIA ÁSIA - AMÉRICA DO SUL PACÍFICO CONEXÃO BIOCEÂNICA NOVA ROTA EM CONSOLIDAÇÃO CANAL DO PANAMÁ - CONCLUSÃO PREVISTA 2014 LOCALIZAÇÃO E ÁREAS DE INFLUÊNCIA - 5

17 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009 ACESSIBILIDADE - Localização geográfica facilitadora de inter relações e trocas de bens com mercados próximos e distantes; DESEMPENHO AGRÍCOLA - Características físicas e sociais extremamente favoráveis. Em poucas décadas ultrapassou a dinamicidade da Região de Londrina e Maringá, igualando-se a esta em VAF (9%); RESERVAS HIDRÍCAS - Área de carga/ recarga de um dos maiores aqüíferos do planeta - O GUARANI; CONHECIMENTO E TECNOLOGIA - Em fase de significativo desenvolvimento; HIDRELÉTRICA ITAIPU - Abastece cerca de 20% do mercado nacional; RECURSOS TURÍSTICOS - Notáveis, distinguidos a nível nacional e Internacional; CONDIÇÕES GEOPOLÍTICAS DO OESTE

18 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009 CRESCENTE DEMANDA POR ALIMENTOS E ENERGIA TENDÊNCIA A AMPLIAÇÃO DO PROTECIONISMO AUMENTO DA COMPETITIVIDADE Agro Negócios: alta capacidade de resposta às crescentes demandas por alimentos com potencial para agregação de valor a produção: Terras Produtivas - alto desempenho na produção agrícola; Fartas Reservas Hídricas - bacia do rio iguaçú, aquífero guarani; Integra o Grande Eixo Nacional de Produção de Proteina Animal Oeste SC - PR - MS - Goias; Grande Disponibilidade de Energia Hidrelétrica (Itaipu - abastece cerca de 20% do mercado nacional); Potencial para Desenvolvimento da Bioenergia consorciada com alimentos; Localização Geográfica Previlegiada - Potencial de altíssima acessibilidade aos Centros de Produção Nacional, aos mercados próximos e distantes e a integração Sub- Continental; Dotado de expressiva rede de cidades - em processo de desenvolvimento funcional e consolidação físico-territorial. Recursos Turísticos - notáveis, distinguidos a nível nacional e internacional; DEMANDAS - OPORTUNIDADES - RESPOSTA PREVISÍVEL CAPACIDADE PARA TORNAR-SE REFERÊNCIA NA SOCIEDADE DO SEC XXI

19 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009 Agregação de Valor à Produção de Alimentos Integração e Sustentabilidade Melhoria Transporte e Logística Gestão Eficiente do Eixo de Desenvolvimento Outros (sem capacidade local/ regional de intervenção direta) Industrializar; Organizar o Território; Implantar Rede Multiescalar e Integrada de Acessibilidade e Logística; Implantar Processo de Gestão Unindo os Esforços da Inteligência Regional Através do Pacto; Tributação, Política Cambial, Tecnologia, Etc. DESAFIOS MULTISETORIZADOS DEMANDAM SOLUÇÕES GLOBAIS AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO EIXO

20 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009 UTILIZA COMO MECANISMO TÁTICO A CRIAÇÃO DE DOIS PONTOS DE APOIO ( ÂNCORAS) DE RELEVÂNCIA MÁXIMA: PONTO DE APOIO TERRITORIAL Estruturando uma rede multimodal e multiescalar de transporte e logística que alavanque o desenvolvimento do território; PONTO DE APOIO INSTITUCIONAL Consolidando um pacto que: congrege os atores do desenvolvimento regional; coordene uma rede parcerias relevantes; tenha forte expressão para o merchandise da região. AÇÕES PRIORITÁRIAS PARA SUPERAÇÃO DOS OBSTÁCULOS

21 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009 Planejar e Gerenciar o Desenvolvimento do Território, com especial atenção ao uso do solo e rede de acessibilidade e logística. Rebater, Compatibilizar e Integrar no território os diversos projetos setoriais que afetam a região INTEGRAR OS MODAIS DE TRANSPORTE E CRIAÇÃO DE REDE ARTICULADA DE CENTROS DE LOGÍSTICA com vistas a: Complementar o Sistema de Rodovias, (incluindo as locais), Ferrovias, Hidrovias, Portos fluviais, Aeroportos; Desenhar uma Logística Regional Articulada a Nível Macro Regional e Internacional; Centralizar as relações existentes entre abastecimento, produção, armazanagem, distribuição, aduanagem e serviços pós-venda; Diminuir custos aumentando a eficiência. Incorporar conceitos de exigência empresarial: Filosofía "Just in Time" (JIT) e Qualidade Total (QT). ÂNCORA TERRITORIAL AÇÕES PRIORITÁRIAS PARA SUPERAÇÃO DOS OBSTÁCULOS

22 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009 CENTROS - PLATAFORMAS LOGÍSTICAS É área de articulação de cadeias de transporte e logísticas, onde se concentram atividades econômicas, funções técnicas e de valor agregado; Não é conceito novo mas vem proliferando aceleradamente pela tendência crescente de oferta de intermodalidade e promoção do transporte combinado; Suas características principais são: Localização estratégica; Concepção e desenho funcional que garanta a concentração de instalações especializadas de logística, intermodais, serviços administrativos, comerciais ampliando o aproveitamento de sinergias entre operadores. AÇÕES PRIORITÁRIAS PARA SUPERAÇÃO DOS OBSTÁCULOS INTEGRAÇÃO + PARCERIAS + COMPARTILHAMENTO = AUMENTO DA COMPETITIVIDADE

23 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009 CRIAR UM NÚCLEO DE FORÇA Ancorado na região; Integrando e otimizando pela cooperação os esforços e projetos dos Atores Empenhados no Desenvolvimento Regional - governos, sociedade civil, entidades nacionais e internacionais (incluindo bancos de fomento e desenvolvimento). ÁGIL - o suficiente para negociar uma Agenda de Projetos Prioritários consensualizada e atrair parceiros, investimentos e empresas, transformando o Eixo em um novo referencial de desenvolvimento. EFICIENTE - o suficiente para criar e consolidar um centro de inteligência regional para o planejamento, implantação, marketing e gestão do Desenvolvimento Territorial do Eixo Cascavel - Guaíra. ÂNCORA INSTITUCIONAL: PACTO FEDERATIVO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL AÇÕES PRIORITÁRIAS PARA SUPERAÇÃO DOS OBSTÁCULOS

24 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009 O QUE É: Uma Associação Civil; De Direito Privado; De Interesse Público; Sem Fins Lucrativos; Com atuação no Eixo Multifuncional e Multimodal de Desenvolvimento Estratégico da Região; FINALIDADE: FINALIDADE: Planejamento e Gestão Territorial do Desenvolvimento Integrado, Sustentável, Competitivo, Eqüitativo e Socialmente Justo do EIXO; Negociação e Implantação de Agenda Prioritária de Projetos Estratégicos.LIDERANÇA: Liderado por Coordenadores eleitos diretamente pelos membros do Pacto com direito a voto. AÇÕES PRIORITÁRIAS PARA SUPERAÇÃO DOS OBSTÁCULOS ÂNCORA INSTITUCIONAL: PACTO FEDERATIVO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

25 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009 Elaborar o Plano Diretor de Urbanístico do Eixo Definindo o Cenário Desejável para território do Eixo; Adequando o planejamento do territórios municipais. Consolidar uma Agenda Estratégica de Projetos Prioritários Com vistas ao aproveitamento das oportunidades multiescalares e a solução aos entraves regionais ao desenvolvimento do Eixo. Planejar e Implantar um Mecanismo da Gestão Integrada para o Desenvolvimento do Eixo Compartilhando da gestão para os assuntos de interesse comum, com destaque para o uso do solo e infra estrutura de transportes. AÇÕES PRIORITÁRIAS PARA SUPERAÇÃO DOS OBSTÁCULOS ÂNCORA INSTITUCIONAL: PACTO FEDERATIVO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL MISSÃO

26 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009 Agregação de Valor à Produção de Alimentos Integração e Sustentabilidade Melhoria Transporte e Logística Gestão Eficiente do Eixo de Desenvolvimento Outros (sem capacidade local/ regional de intervenção direta) Industrializar; Organizar o Território; Implantar Rede Multiescalar e Integrada de Acessibilidade e Logística; Implantar Processo de Gestão Unindo os Esforços da Inteligência Regional Através do Pacto; Tributação, Política Cambial, Tecnologia, Etc. DESAFIOS MULTISETORIZADOS DEMANDAM SOLUÇÕES GLOBAIS AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO EIXO

27 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009 Conceber e submeter a aprovação pelo Governo do Estado a proposta de Estratégia para o Desenvolvimento da Rede de Acessibilidade e Logística Estadual; Definir Diretrizes de Desenvolvimento do Eixo Cascavel - Guaíra; Organizar o sistema de gestão integrada e compartilhada para o desenvolvimento do EIXO; Elaborar uma Agenda Estratégica de Projetos Prioritários; Articular com os organismos responsáveis a definição e/ou priorização de obras dos diferentes modais; Elaborar o Plano Urbanístico do Eixo. Mapeamento georeferenciado executado. Executado Implantado o Pacto de Desenvolvimento Multifuncional e Multimodal Executado a Nível Preliminar Em Andamento Programada 2009/ 2010 PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO

28 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009 Orientação à Compatibilização do PDM de Guaíra e outras ações locais, com as necessidades inerentes a implantação de uma Plataforma Logística no Municipio; Desenho Urbanístico Esquemático da Plataforma Logística de Guaíra; Articulações, em conjunto com a Coordenação Geral do Pacto, com diversos órganismos estatais (AHRANA, DNIT, TRANSPETRO, secretarias de Estado e entidades privadas tendo em vista a viabilização e implantação de obras prioritárias; Articulações com Entidades Supra Regionais Interessadas em Integrar-se ao Pacto; Preparo dos estudos técnicos para a elaboração do Plano Urbanístico do Eixo; Executado Em Andamento PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO

29 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009 Eleição dos Novos Coordenadores; Criação de Grupos de Trabalho Técnico de Apoio ao Plano Urbanístico do Eixo; Inclusão de Outros Integrantes e Parceiros ao PACTO; Estudos Urbanísticos do EIXO; Compatibilização dos PDM com as Diretrizes de Desenvolvimento Territorial do Eixo; Articulação para Implantação das Obras de Infra-estrutura de Transportes e outras Ações Governamentais conforme Agenda Estratégica de Projetos Prioritários; PDITS - Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável - Municípios Lindeiros e de Baixo IDH - SETU PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO

30 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009 PRIMEIRA ETAPA MUNICÍPIOS DOS EIXO SEGUNDA ETAPA GOVERNO DO ESTADO TERCEIRA ETAPA GOVERNO FEDERAL OUTROS ESTADOS E PAISES QUARTA ETAPA SOCIEDADE CIVIL E OUTROS REALIZADO EM ANDAMENTO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO MEMBROS DO PACTO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO MEMBROS DO PACTO

31 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009 ConservaçãoAmbiental Zona Portuária / Retroportuári a Área Urbana Zona Industrial Área de ExpansãoUrbana COMPATIBILIZAÇÃO DOS PDMs CASOS ESPECÍFICOS

32 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009 ESQUEMA URNANÍSTICO DE PLATAFORMA LOGÍSTICA CASOS ESPECÍFICOS

33 Clique para editar o estilo do título mestre Fevereiro 2009 DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO SUSTENTÁVEL INTEGRAÇÃO MACRORREGIONAL E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO SUSTENTÁVEL INTEGRAÇÃO MACRORREGIONAL E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO


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