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OS ERROS ORTOGRÁFICOS MAIS COMUNS NAS SÉRIES INICIAS Profª Joice Estacheski Instituto de Educação Professor César Prieto Martinez.

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1 OS ERROS ORTOGRÁFICOS MAIS COMUNS NAS SÉRIES INICIAS Profª Joice Estacheski Instituto de Educação Professor César Prieto Martinez

2 O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO Escrita sistema de representação da linguagem oral. Leitura ato de compreensão e decodi- ficação das palavras. Linguagem oral exige um nível mais superficial de conhecimento. Linguagem escrita exige um nível mais profundo de conhecimento (consciência sobre como a oralidade se transforma em escrita).

3 CAUSAS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM causas centradas na criança; conflitos na dinâmica familiar; métodos de alfabetização; formação deficitária dos professores; complexidade da língua portuguesa.

4 PROBLEMAS VERIFICADOS DURANTE O PROCESSO DE LEITURA desconhecimento dos símbolos da escrita; falta de fluência (dificuldade de decodificação); estratégias inadequadas para o ato de ler (ex: exagero na dedução da leitura / a criança lê uma sílaba e inventa a palavra); dificuldade na pontuação; velocidade para a leitura (falta de compreensão em função a leitura muito lenta ou muito rápida).

5 PROBLEMAS VERIFICADOS DURANTE O PROCESSO DE ESCRITA ficar preso aos padrões da oralidade; ausência de auto-correção; dificuldade na elaboração da narrativa (dif. gramaticais e dif. para antecipar o que vai ser escrito); trocas pedagógicas; trocas fonoaudiológicas.

6 10 TIPOS DE ERROS QUE VARIAM DA 1 a À 4 a SÉRIE 1) CORRESPONDÊNCIAS MÚLTIPLAS - cada som uma letra; - mesmo som várias letras (ex: s, ss, ç, sc, x, z); - vários sons mesma letra (ex: cara – carro; gelo –gato); Necessidade da criança desenvolver a consciência fonética. Necessidade da criança desenvolver a consciência fonética.

7 2) APOIO NA ORALIDADE A criança precisa se dar conta que falar é uma coisa e escrever é outra. A criança precisa se dar conta que falar é uma coisa e escrever é outra. Ex: leite – leiti; menino – meninu; Ex: leite – leiti; menino – meninu; calça – cauça. calça – cauça. 3) OMISSÃO DE LETRAS Este problema pode estar relacionado à própria construção da escrita (fases silábica e silábica-alfabética) Este problema pode estar relacionado à própria construção da escrita (fases silábica e silábica-alfabética) A criança pode ter a dificuldade para lembrar que letra deve utilizar para produzir um determinado som. A criança pode ter a dificuldade para lembrar que letra deve utilizar para produzir um determinado som.

8 4) JUNÇÃO/ SEPARAÇÃO INDEVIDA DAS PALAVRAS Inicialmente a criança escreve grudando as palavras. Ex: derepente Inicialmente a criança escreve grudando as palavras. Ex: derepente Depois percebe que existem espaços entre as palavras, e passa a exagerar na separação. Ex: de vagar Depois percebe que existem espaços entre as palavras, e passa a exagerar na separação. Ex: de vagar

9 5) SUPERGENERALIZAÇÃO Para cada nova regra aprendida há uma tendência da criança em generalizá-la. Para cada nova regra aprendida há uma tendência da criança em generalizá-la. Ex: chapéu – chapel; papel – papeu Ex: chapéu – chapel; papel – papeu 6) CONFUSÃO NA TERMINAÇÃO DAS PALAVRAS (AM e Ã0) Ex: comeram – passado Ex: comeram – passado comerão – futuro comerão – futuro Problema: tubarão / tubaram Problema: tubarão / tubaram

10 7) TROCAS SURDAS / SONORAS (FONOAUDIOLÓGICAS) Ex: f/v; p/b; t/d; c/g; ch/j Ex: f/v; p/b; t/d; c/g; ch/j Aspectos observados: Aspectos observados: - crianças que falam errado, mas escrevem errado; - crianças que falam errado, mas escrevem certo; - crianças que falam certo, mas escrevem errado. Por que as crianças cometem esse tipo de erro? Por que as crianças cometem esse tipo de erro? Por dificuldade em realizar a consciência fonética. Por dificuldade em realizar a consciência fonética.

11 8) TROCAS NOS CASOS DE LETRAS PARECIDAS Ex: m - n; ch – nh – lh Ex: m - n; ch – nh – lh 9) ACRÉSCIMO DE LETRAS Ex: pasta – pasata (tendência consoante/vogal) Ex: pasta – pasata (tendência consoante/vogal) 10) INVERSÃO DE LETRAS PARECIDAS Ex: espada – sepada Ex: espada – sepada perto - preto perto - preto

12 Em síntese, em relação às trocas ortográficas devemos observar: Em síntese, em relação às trocas ortográficas devemos observar: - o tipo de erro cometido pela criança; - a quantidade de erros apresentados.


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