A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SINOPSE: O QUE É E COMO SE FAZ? Segundo o dicionário (aulete.uol.com.br), sinopse é o texto que apresenta uma visão geral de uma obra ou produto cultural,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SINOPSE: O QUE É E COMO SE FAZ? Segundo o dicionário (aulete.uol.com.br), sinopse é o texto que apresenta uma visão geral de uma obra ou produto cultural,"— Transcrição da apresentação:

1

2 SINOPSE: O QUE É E COMO SE FAZ? Segundo o dicionário (aulete.uol.com.br), sinopse é o texto que apresenta uma visão geral de uma obra ou produto cultural, sem destacar aspectos particulares, sem avaliação e, por isso, muito próximo do resumo.

3 Seu objetivo é dar ao leitor/espectador uma visão ampla, noção básica, do que vai encontrar num produto cultural, sem destacar aspectos particulares, sem pormenorizar. Sua avaliação opinativa é restrita, procurando descrever de modo breve.

4 Analisando a relativa estabilidade do gênero: Conteúdo temático: o tema ou conteúdo da sinopse é sempre apontar para um produto cultural, ou seja, aponta para outro texto, de modo breve, conciso e objetivo.

5 Estrutura/forma composicional: Geralmente, traz indicativos do autor/produtor, situando o leitor. Traz idéias centrais, argumentos e/ou sequências descritivas/narrativas básicas, em linhas gerais.

6 Estilo: basicamente, a sinopse apresenta um estilo funcional e de certo modo objetivo. Uma vez que o autor tem pouca relevância, sua presença é pequena, quase imperceptível.

7 Condições de produção: sinopses geralmente são textos curtos, que circulam em jornais e revistas, da esfera de circulação da imprensa e jornalística (jornalismo impresso). A situação de comunicação exige de quem escreve a previsão de que o leitor que consome o jornal ou a revista quer manter-se informado, atualizado culturalmente, e quer encontrar motivação para ler um livro ou assistir a um filme ou espetáculo cultural.

8 Sinopse de filme: Em Feliz Que Minha Mãe Esteja Viva (Je suis heureux que ma mère soit vivante, 2009), acompanhamos a busca de Thomas, filho adotivo do casal Annie e Yves Jouvet (Christine Citti e Yves Verhoeven), por sua mãe biológica. Aos quatro anos, Thomas, vivido então por Gabin Lefebvre, é abandonado por Julie Martino (Sophie Cattani), jovem e irresponsável demais para cuidar dele e de seu irmão bebê. O abandono gera em Thomas um sentimento de raiva, que vemos se materializar quando ele chega aos 12 anos, durando até sua vida adulta. A história é contada em recortes de três momentos, mostrando Thomas na infância, pré-adolescência e como jovem adulto de 20 anos, vivido por Vincent Rottiers.

9 Enquanto aos 12 anos a revolta do menino é aceita e relevada, como um fenômeno normal de tornar-se adolescente, na vida adulta ninguém mais será prejudicado por decisões movidas à raiva a não ser ele próprio. Chega a ser irritante assistir ao personagem agindo de maneira insensata, no melhor estilo "aborrecente". No entanto, é a irracionalidade de Thomas que move a trama.

10 Quando reencontra a mãe, ele tenta achar formas de preencher o vazio deixado pelo abandono há tantos anos, e participar de sua vida, passando a morar na casa de Julie. A relação entre os dois desenrola-se de maneira não convencional e é inevitável enxergar ali toques de Édipo, em uma combinação do conceito da psicologia com a tragédia de Sófocles.


Carregar ppt "SINOPSE: O QUE É E COMO SE FAZ? Segundo o dicionário (aulete.uol.com.br), sinopse é o texto que apresenta uma visão geral de uma obra ou produto cultural,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google