A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESUMO: O QUE É E COMO SE FAZ?. Resumir é o ato de parafrasear, em poucas linhas, o que de fato é essencial e mais importante para o leitor. Ao reescrever.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESUMO: O QUE É E COMO SE FAZ?. Resumir é o ato de parafrasear, em poucas linhas, o que de fato é essencial e mais importante para o leitor. Ao reescrever."— Transcrição da apresentação:

1 RESUMO: O QUE É E COMO SE FAZ?

2 Resumir é o ato de parafrasear, em poucas linhas, o que de fato é essencial e mais importante para o leitor. Ao reescrever um texto, o leitor internaliza melhor o assunto.

3 Resumir é apresentar de forma breve, concisa e objetiva um certo conteúdo. Trata-se do registro, com poucas palavras, das idéias que o autor/produtor desenvolveu ao longo de um texto. Um resumo permite recuperar, de forma breve e concisa, idéias, conceitos e informações, sem apreciações, nem avaliações subjetivas.

4 Analisando a relativa estabilidade do gênero: Conteúdo temático: o tema ou conteúdo do resumo é sempre o de outro texto maior, um produto artístico/científico. Deve apontar para outro texto, de modo breve, conciso e objetivo.

5 Estrutura/forma composicional: Geralmente, traz indicativos do autor/produtor, situando o leitor. Traz idéias centrais (argumentos básicos) daquilo que se está resumindo, apresentadas numa certa ordem, obedecendo a lógica do texto original.

6 Estilo: Basicamente, o resumo apresenta um estilo funcional e objetivo. Uma vez que o autor do resumo não tem relevância, sua presença é a menor possível. O que resume fala por si.

7 Condições de produção: Resumos geralmente acompanham dissertações, teses, circulam em ambientes acadêmicos, esfera de circulação acadêmica/escolar. A situação de comunicação exige de quem escreve a previsão de que o leitor o estará avaliando na sua capacidade de motivá-lo ou não para a leitura do texto maior, ou na sua capacidade ou não de absorver e condensar o conteúdo de um texto maior.

8 Resumo de Livro Crianças famosas: Chiquinha Gonzaga Texto: Edinha Diniz Como era a vida das crianças que nasceram há mais de cem anos? A obra Crianças Famosas: Chiquinha Gonzaga apresenta cenas da infância da conhecida maestrina e compositora carioca. Passeando por suas páginas, aprendemos um pouco sobre a vida nos tempos em que lampiões a gás iluminavam as noites e as famílias andavam de carruagem. O livro nos fala também sobre os primeiros contatos da personagem com a música, ressaltando as influências dos familiares na trajetória da artista. In: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Acervos complementares: as áreas do conhecimento nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. Ministério da Educação, Brasília: MEC/SEB 2009, p. 92.

9 Seu objetivo, então, é dar uma visão geral e básica de um texto e/ou produto cultural, sem apreciações nem análises. Fazer resumos é exercitar a capacidade de síntese e objetividade.


Carregar ppt "RESUMO: O QUE É E COMO SE FAZ?. Resumir é o ato de parafrasear, em poucas linhas, o que de fato é essencial e mais importante para o leitor. Ao reescrever."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google