A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2012. História e Memória com apoio de Tecnologias de Informação e Comunicação Organização Alunos do Ensino Médio Orientação Profº Ivan Rodrigo Rebuli.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2012. História e Memória com apoio de Tecnologias de Informação e Comunicação Organização Alunos do Ensino Médio Orientação Profº Ivan Rodrigo Rebuli."— Transcrição da apresentação:

1 2012

2 História e Memória com apoio de Tecnologias de Informação e Comunicação Organização Alunos do Ensino Médio Orientação Profº Ivan Rodrigo Rebuli Direção Profª Patrícia Marques Gregório Secretaria de Estado da Educação do Paraná Núcleo Regional de Paranaguá

3 Memória e História do Colégio * Fotos: arquivo pessoal.junho/2012

4

5 Em reunião realizada em março de 2012 foi solicitada pela Direção uma oficina sobre a História do Colégio, resultando na proposta do Projeto Memórias. Com a missão de buscar uma metodologia participativa para organizar e registrar a memória da instituição, envolvendo toda a comunidade escolar, utilizando a aprendizagem colaborativa para formar alunos-pesquisadores socialmente responsáveis e cidadãos.

6 Contribuir para a manutenção da memória do Colégio, registrando a história e reunindo material que permita refazer o seu percurso, tornando-o disponível e de fácil acesso para o público.

7 Reproduzir, salvar e armazenar imagens fotográficas em formato digital e armazená-las com recursos online; Planejar, produzir e registrar depoimentos (entrevistas), utilizando ferramentas para edição de vídeos; Divulgar as ações colaborativas e resultados do projeto através do blog do projeto, no site institucional e em redes sociais, incentivando a comunicação e socialização entre os alunos; Compreender as diferentes fontes históricas e o trabalho de pesquisa científica do historiador interagindo com mídias eletrônicas de ferramentas de comunicação.

8 Articulação entre a produção de conhecimentos e ação educativa. A estratégia de trabalho coletivo partiu do interesse da participação dos alunos nas tomadas de decisões conjuntas para resolver problemas comuns.

9 pesquisa-ação-participativa * Fotos: arquivo pessoal.junho/2012

10 Em primeiro lugar foi realizado um levantamento inicial das potencialidades individuais e coletivas dos alunos e suas expectativas de trabalho, baseado na observação Divididos em dois grupos, através de oficinas temáticas os alunos tiveram oportunidade de desenvolver atividades diferentes a cada semana. Planejar desde a pesquisa, o levantamento de hipóteses,o registro e catalogação de documentos e arquivos digitais, até a organização do roteiro e produção das entrevistas, edição de vídeos,incluindo publicar as informações e gerenciar o projeto como colaborador.

11 equipe de comunicação e informação equipe de produção de entrevistas equipe de registro e amarzenamento * Fotos: arquivo pessoal.junho/2012

12 Espera-se que os alunos no desenvolvimento do projeto consigam: Reconhecer as diferentes fontes primárias e sua utilização Desenvolver as técnicas de registro e armazenamento de arquivos Analisar a produção da memória pela comunidade Interpretar historicamente fontes documentais e materiais Utilizar ferramentas de tecnologias na informação e comunicação

13 Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social * Fotos: arquivo pessoal.junho/2012

14 A aprendizagem tornou-se diferenciada, a comunidade escolar vivenciou o processo desde o planejamento até a execução, a forma de aprender ganha aspecto coletivo e social. Replanejando as atividades através da avaliação colaborativa é possível corrigir erros e e estabelecer novas expectativas

15 Diagnóstico/ Planejamento Divulgação na comunidade escolar Levantamento/ Catalogação Arquivamento das fontes primárias Entrevistas com a comunidade Edição de material audiovisual Gerenciamento de arquivos online Comunicação social

16 Dados retirados do livro de chamada Bloco 1 – 1º semestre Disciplina: História

17 Equipe Alberto Leandro Beloni, Alessandra Ap. Raiser, Aline Tavares, Alisson Roberto Batista, Amanda Luiza Ferreira, Andressa Huchar Braz, Bruno Paiter, Bruno Rudy, Carla A. dos Santos, Caroline P. de Morais, Douglas Andre dos Santos, Fabiane Aline de Oliveira, Gabriel Renan, Gabriel Yoranam, Gabriel de Castro e Silva, Geison Vieira Sanches, Ingrid S. de Paula, Jean Paulo S. Silva, Juliana de Oliveira Toledo, Leonardo S. do Espirito Santo, Loreane de Fatima Novaki, Luana Lohmann, Luis Cesar dos Santos Fº, Maricleia Rocha, Matheus K. Prandini, Michele F. da Silva, Mireli C. Belarmino, Murilo Cardoso, Pamela de Azevedo, Rayza Schneider, Sara Pereira, Tatiane C. Bibian, Wesley Gonçalves.


Carregar ppt "2012. História e Memória com apoio de Tecnologias de Informação e Comunicação Organização Alunos do Ensino Médio Orientação Profº Ivan Rodrigo Rebuli."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google