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como se faz UMA TESE em ciências humanas

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Apresentação em tema: "como se faz UMA TESE em ciências humanas"— Transcrição da apresentação:

1 como se faz UMA TESE em ciências humanas
Umberto Eco Metodologia da Investigação Jurídica Magda Viçoso de Novembro de 2009

2 Índice Notas Introdutórias: - Objectivos - Estrutura
A proposta de Umberto Eco: - Escolha do tema - Organização da investigação - Redacção da tese 3. Notas finais: - As metáforas apresentadas por Umberto Eco - Alguns aspectos práticos

3 1. Notas Introdutórias 1.1. Objectivos:
Tese de investigação versus tese de compilação Tese teórica versus tese histórica Temas antigos versus temas contemporâneos Tese científica versus tese política Três anos versus seis meses

4 1. Notas Introdutórias 1.2. Estrutura: Introdução
O que é uma tese e para que serve A escolha do tema A procura do material O plano de trabalho e a elaboração de fichas A redacção A redacção definitiva Conclusões ECO, UMBERTO, como se faz UMA TESE EM CIÊNCIAS HUMANAS, original editado por Casa Editrice Valentino Bompiani & Co, Milão, 1977; tradução de BASTOS, ANA FALCÃO e LEITÃO, LUÍS, 6.ª Edição, Editorial Presença, 1995

5 2. A proposta de Umberto Eco
Proceder de um modo que quem lê perceba o que se quer dizer e fique em condições, se necessário, de voltar aos documentos para retomar o tema Dar uma forma orgânica a todas as reflexões Reexaminar o tema à luz da recolha Recolher documentos sobre o tema e pôr em ordem os documentos Escolher um tema preciso

6 2. A proposta de Umberto Eco
2.1. A escolha do tema: as três principais regras a considerar Originalidade Um trabalho que “outros estudiosos do ramo não deveriam ignorar, porque diz algo de novo” Factor distintivo entre uma “tese de investigação” e uma “tese de compilação”

7 2. A proposta de Umberto Eco
2.1. A escolha do tema: as três principais regras a considerar Delimitação “Quanto mais se restringe o campo melhor se trabalha e com mais segurança” Discussão “passo a passo com o relator na medida do possível” “Exercício de comunicação que pressupõe a existência de um público”

8 2. A proposta de Umberto Eco
2.1. A escolha do tema: as três principais regras a considerar Acessibilidade Interesses do candidato Fontes acessíveis (alcance material) Fontes manuseáveis (alcance cultural, incluindo línguas estrangeiras) Quadro metodológico (alcance e experiência do candidato)

9 2. A proposta de Umberto Eco
2.2. Organização da investigação Premissas Pesquisa nova ou sob uma nova perspectiva Utilidade para terceiros de uma “nova descoberta” Provas para a confirmação ou rejeição de hipóteses (ex. inquéritos)

10 2. A proposta de Umberto Eco
2.2. Organização da investigação Fontes Análise directa de fontes originais “Literatura“crítica e interpretações Não citar uma fonte de “2.ª mão” como se fosse o original Importância de “ficheiros bibliográficos” Regras de citação (vide pp. 100 e ss.)

11 2. A proposta de Umberto Eco
2.2. Organização da investigação Plano de Trabalho

12 2. A proposta de Umberto Eco
2.2. Organização da investigação “Reescritos continuamente à medida que o trabalho avança”

13 2. A proposta de Umberto Eco
2.2. Organização da investigação Opções Fichas de leitura Fichas temáticas Fichas de autor Fichas de citações Fichas de trabalho Sublinhados Cores Siglas em função da importância Pontos a voltar Anotações

14 2. A proposta de Umberto Eco
2.2. Organização da investigação Exemplo: ficha de leitura Indicações bibliográficas precisas Informações sobre o autor Breve / longo resumo Citações Ligação / referência ao plano de trabalho

15 2. A proposta de Umberto Eco
2.3. Redacção da tese Premissas Clareza do discurso em função dos destinatários Definições e aproximação / familiaridade com o objecto central Correcção da escrita e elegância do estilo

16 2. A proposta de Umberto Eco
2.3. Redacção da tese

17 2. A proposta de Umberto Eco
2.3. Redacção da tese Citações Utilidade de resumo (vs preguiça) > extensão quando objecto de análise Críticas favoráveis Partilha de ideias Edição mais reputada Em regra, língua original Referência clara Destacar citações extensas Fidelidade Exactidão e precisão

18 2. A proposta de Umberto Eco
2.3. Redacção da tese Notas de rodapé Indicações bibiliográficas Referências externas ou internas Reforço s/ perturbar a leitura Ampliação / correcção das afirmações Tradução de citação

19 2. A proposta de Umberto Eco
2.3. Redacção da tese Advertências Não indicar referências para noções de conhecimento geral Não atribuir a um autor uma ideia de outrem Evitar citações em “2.ª mão” Atenção à citação de autores “antigos” Cuidado com as adjectivações / exclamações

20 2. A proposta de Umberto Eco
2.3. Redacção da tese

21 3. Conclusões 3.1. As metáforas apresentadas por Umberto Eco
A tese é como o porco A tese como um desafio A tese como uma partida a dois A tese como um puzzle

22 3. Conclusões 3.1. As metáforas apresentadas por Umberto Eco
A tese é como o porco A tese como um desafio A tese como uma partida a dois A tese como um puzzle

23 3. Conclusões 3.2. Alguns aspectos práticos (em particular, para o Curso de Doutoramento 2008/2009) Fase 1 - Escolha do tema e do orientador: investigação inicial, delimitação, originalidade e capacidades Fase 2 - Desenvolvimento do tema e elaboração de projecto de tese: investigação complementar e apresentação de esquema inicial Fase 3 - Preparação da tese: recolha sistemática de fontes, aperfeiçoamento do esquema inicial e reflexão sobre o tema Fase 4 - Redacção da tese: Amadurecimento da reflexão sobre o tema, precisão e clareza na redacção e revisão


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