A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologia do DNA Recombinante (rDNA). História Intervenientes Processamento Possíveis AplicaçõesPossíveisAplicações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologia do DNA Recombinante (rDNA). História Intervenientes Processamento Possíveis AplicaçõesPossíveisAplicações."— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia do DNA Recombinante (rDNA)

2 História Intervenientes Processamento Possíveis AplicaçõesPossíveisAplicações

3 Nos finais da década de 60, o DNA ainda era uma molécula inacessível, sendo a manipulação do material genético uma actividade impossível. Com o desenvolvimento da tecnologia do DNA recombinante, os domínios da citologia e da história evolutiva ganharam outra importância.

4 Plasmídeo/ Vector – fragmento de DNA que é utilizado para transportar o segmento de DNA com interesse Enzimas/ Endonucleases de Restrição – Reconhece sequencias especificas alvo no DNA, e que quebra a dupla cadeia de DNA. DNA complementar (cDNA) – DNA sintético que é produzido a partir de um RNAm pela acção da Transcriptase reversa

5 .... Ligase do DNA – Enzima que volta a ligar covalentemente as duas cadeias de DNA, depois de estas se terem emparelhado por complementaridade de bases. DNA recombinante – Nova molécula formada artificialmente de duas ou mais moléculas de DNA de origens diferentes. Transcriptase reversa – Enzima que cataliza a síntese de uma cadeia simples de DNA, a partir de uma cadeia de RNAm que funciona como molde

6 –Selecciona-se uma molécula de DNA dadora, contendo o gene com interesse que se pretende transferir e clonar, e um vector adequado. –A molécula de DNA e o vector são tratados com a mesma enzima de restrição, que corta as duas moléculas em regiões com a mesma sequência de nucleótidos. –Misturam-se os fragmentos de restrição da molécula de DNA e o vector e juntam-se ligases do DNA. O vector e os fragmentos de restrição emparelham pelas extremidades coesivas, que são complementares, e a ligase estabelece a ligação.

7 –O vector, contendo o DNA dador, é transferido para uma célula ou organismo receptor. –O DNA dador é incorporado no genoma da célula ou organismo receptor, que passa a possuir um DNA recombinante. –Um meio selectivo ou testes químicos permitem identificar as células que exprimem o gene desejado. No processo descrito formam-se fragmentos de restrição que não têm o gene desejado e nem todas as células receptoras incorporam o DNA dador..

8 Produção de Insulina Hormona de Crescimento Produção de vacinas Factores de coagulação sanguínea para doentes com hemofilia


Carregar ppt "Tecnologia do DNA Recombinante (rDNA). História Intervenientes Processamento Possíveis AplicaçõesPossíveisAplicações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google