A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à análise de circuitos em corrente alterna.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à análise de circuitos em corrente alterna."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à análise de circuitos em corrente alterna

2 1. Introdução à corrente alterna (ac) 1.1. O que é? - Corrente cujo sentido e intensidade varia periodicamente ao longo do tempo Como varia com o tempo? - Pode variar de diversas formas. A forma sinusoidal é a mais frequente Porque se utiliza tão frequentemente, especialmente a ac sinusoidal? - A sua geração a partir do movimento mecânico rotativo é a mais fácil. - É possível obter transformação de tensão/corrente mantendo a forma sinusoidal e a frequência.

3 1. Introdução à corrente alterna (ac) 1.4. Conceito de impedância pura ou reactância

4 1. Introdução à corrente alterna (ac) 1.4. Conceito de impedância pura ou reactância

5 1. Introdução à corrente alterna (ac) 1.5. Conceito de impedância composta a) Em série

6 1. Introdução à corrente alterna (ac) 1.5. Conceito de impedância composta a) Em paralelo Obter a expressão simplificada (o equivalente em série) na forma Z=A+jB

7 1. Introdução à corrente alterna (ac) 1.5. Conceito de impedância composta a) Em paralelo Obter a expressão simplificada (o equivalente em série) na forma Z=A+jB

8 1. Introdução à corrente alterna (ac) 1.6. Análise de circuitos em corrente alterna Sabendo que vin = 5 sen( t), a) Calcular i i b) Calcular v1 d) Verificar que v(Z1)+v(Z2) = vin c) Esboçar graficamente o andamento de vin, i e v1 com o tempo. d) Determinar os componentes de Z1 e Z2, sabendo que f =1 kHz e assumindo que estão em série.

9 1. Introdução à corrente alterna (ac) 1.6. Análise de circuitos em corrente alterna i

10 1. Introdução à corrente alterna (ac) 1.7. Valor eficaz de uma grandeza alternada Como comparar os efeitos das correntes dc e ac? R: Através da energia dissipada! O valor eficaz de uma corrente (ou tensão) alterna é o valor dc que aplicado a uma resistência dissipará igual quantidade de energia. Ou, o que é equivalente, terá igual potência média:

11 1. Introdução à corrente alterna (ac) 1.7. Valor eficaz de uma grandeza alternada (cont.) Por conveniência de integração, Veff também é chamado Vrms (valor quadrático médio)


Carregar ppt "Introdução à análise de circuitos em corrente alterna."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google