A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Compostagem A Compostagem: É um processo biológico através do qual: podemos reciclar os restos de comida e resíduos vegetais, produzidos diariamente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Compostagem A Compostagem: É um processo biológico através do qual: podemos reciclar os restos de comida e resíduos vegetais, produzidos diariamente."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 A Compostagem

4 A Compostagem: É um processo biológico através do qual: podemos reciclar os restos de comida e resíduos vegetais, produzidos diariamente em casa, escola, jardim ou horta. A Compostagem mais indicada para a tua escola: Compostagem Doméstica.

5 Ao reciclares a matéria orgânica estás: Composto -> A produzir um fertilizante natural, ao qual damos o nome de Composto. -> A contribuir para que as plantas da tua horta ou jardim cresçam saudáveis, na ausência de produtos químicos.

6 O Compostor É um recipiente onde é "armazenada" toda a matéria orgânica, é dentro dele que todo o processo de Compostagem se vai desenvolver.

7

8 Compostor Duplo -> No interior de um caixote de lixo colocam-se 2 tijolos e um caixote mais pequeno, que deve, ficar por cima dos tijolos. O segundo caixote deve estar perfurado por baixo e nos lados.

9

10 Compostor Solo Bloco de Notas Termómetro Arejador Lápis

11

12 Muita Atenção: O que não podes utilizar na Compostagem Excrementos de animais -> Excrementos de animais podem conter microrganismos patogénicos. -> Resíduos de jardim tratados com pesticidas contaminam o teu composto. Carne, peixe, ossos, lacticínios e gorduras -> Carne, peixe, ossos, lacticínios e gorduras porque podem atrair animais indesejáveis.

13 ResíduosColocar Não Colocar Restos de Hortaliça Cascas de Frutos Cascas de Batatas Restos de café Restos de Pão Sacos de Chá Cascas de Ovos Papel ou Cartão Ossos ou Espinhas X Comida Cozinhada X Carne ou Peixe X Plástico X Serradura Folhas Secas Aparas de relva ou Erva Seca Palha ou Feno Cinza Legenda: X - Não podes colocar no Compostor - Podes colocar no Compostor

14 O Material Orgânico Na Compostagem podem ser utilizados dois tipos de Resíduos: Castanhos ou Secos: Verdes ou Húmidos -> Feno ou Palha -> Restos de hortaliça -> Serradura -> Cascas de batata -> Folhas secas -> Cascas de frutos -> Ramos pequenos -> Restos de pão -> Aparas de relva -> Sacos de chá -> Erva seca -> Borras de Café -> Cinza -> Cascas de ovos esmagadas

15

16 O Início do Processo de Compostagem Instala o Compostor: Coloca-o sobre o solo, debaixo de uma árvore, de modo a evitar temperaturas elevadas no Verão e temperaturas baixas no Inverno. Prepara o Material Orgânico: Coloca-o no Compostor em várias camadas, intercalando sempre, os Materiais Secos com os Materiais Húmidos.

17 Durante o processo deves controlar os seguintes factores: Temperatura: Temperatura: -> Deves medir a temperatura periodicamente, para verificares que : os valores não ultrapassam os 70ºC. não diminuem até ao valor inicial de temperatura. Ar: Ar: -> Deves revolver a pilha de composto periodicamente com o auxílio de uma forqueta de arejamento.

18 Durante o processo deves controlar os seguintes factores: Humidade: -> Deves regar os materiais sempre que estes apresentem um aspecto seco. -> Para verificares o teor de humidade deverás apertar com a mão uma porção do composto: - Se a água contida escoar sob a forma de gotas a humidade é adequada. - Se escoar em fio a humidade é excessiva.

19

20 O composto está pronto a ser utilizado Quando tiver as seguintes características : -> aspecto homogéneo -> textura semelhante a terra -> cor castanha -> cheiro a floresta E assim decorreram 4 a 8 meses desde início do processo.

21 E adubamos a Horta Biológica naturalmente!


Carregar ppt "A Compostagem A Compostagem: É um processo biológico através do qual: podemos reciclar os restos de comida e resíduos vegetais, produzidos diariamente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google