A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DO CORPO DOCENTE NA ESCOLA PÚBLICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DO CORPO DOCENTE NA ESCOLA PÚBLICA"— Transcrição da apresentação:

1 A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DO CORPO DOCENTE NA ESCOLA PÚBLICA
Adriana Mendes Baía Águida Cristina Barbosa Moraes Márcia Rios Lamounier Araújo Suzana Aparecida Costa Carvalho Vagner Vidal A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DO CORPO DOCENTE NA ESCOLA PÚBLICA Belo Horizonte Fundação Getúlio Vargas Agosto/2007

2 Principal abordagem do Trabalho de Conclusão de Curso
O setor público educacional, ao lado de outros segmentos essenciais, como saúde e segurança, foi um dos que mais se deteriorou nas últimas décadas, oferecendo um ensino de qualidade sempre questionada, com reflexos no corpo docente, que vão da completa desmotivação, até a repercussão na saúde dos mestres, culminando com afastamentos e aposentadorias precoces.

3 O presente trabalho busca demonstrar que a implementação de Programas de QVT, com ênfase na motivação, beneficia o professor e reflete na qualidade do ensino público.

4 Caracterização da Instituição
A Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais é órgão integrante da administração direta, que tem por finalidade planejar, dirigir, executar, controlar e avaliar as ações setoriais a cargo do Estado, relativas à garantia e à promoção da Educação, com a participação da sociedade, com vistas ao pleno desenvolvimento da pessoa e ao seu preparo para o exercício da cidadania e para o trabalho. Divide-se em 46 Superintendências Regionais de Ensino e possui em seu quadro de pessoal servidores.

5 1. O salário e o plano de carreira.
Pesquisa de campo permitiu identificar os principais fatores que interferem de forma negativa na qualidade de vida no trabalho do corpo docente nas escolas públicas: 1. O salário e o plano de carreira. 2. A comparação de salário com outros docentes da mesma rede de ensino e com outros profissionais de mesmo nível.

6 1. O salário É ponto pacífico que a baixa remuneração interfere no seu desempenho profissional; Toda ação política que vise melhoria é benvinda e amplamente divulgada pela mídia do país, como resposta aos anseios da sociedade por uma melhor educação pública; O piso nacional de 850,00 foi anunciado pelo Governo Federal e o Governo de Minas se antecipou propondo o reajuste já para janeiro/08.

7 2. O Plano de Carreira De acordo com os dados da pesquisa realizada em duas escolas públicas, inclusive localizadas em áreas sociais diferentes, a insatisfação com o Plano de Carreira foi fortemente identificada.

8 3. COMPARAÇÃO DE SALÁRIOS
Os trabalhadores, de modo geral, fazem comparações entre si, e isso não é diferente com os professores. Um fator que chama a atenção na pesquisa realizada é a insatisfação do professor quando compara seu salário com colegas da mesma rede ou de outra rede de ensino.

9 Como fatores de motivação foram identificados:
Condições físicas da sala de aula, infra-estrutura e material pedagógico; O uso de múltiplas habilidades pessoais e a liberdade para executar tarefas relativas ao trabalho; A importância do trabalho e a realização profissional; A gestão escolar, o reconhecimento profissional, a fixação de metas e a participação e concordância com as decisões.

10 A RELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E A QUALIDADE DE ENSINO PRESTADO
Demonstra-se o reflexo da Qualidade de Vida no Trabalho na qualidade de ensino prestado, por meio do resultado acima da média estadual apresentado pela Escola Estadual Leon Renault no Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública –SIMAVE. Conforme pesquisa de campo, fatores motivacionais como a satisfação com as tarefas relativas ao trabalho; a segurança pessoal; o uso de múltiplas habilidades pessoais; a liberdade para planejar e executar tarefas relativas ao trabalho; a importância do trabalho; a realização profissional; o reconhecimento pela chefia; a infra estrutura (laboratórios, biblioteca, equipamentos); o material pedagógico; a direção e gestão escolar; a fixação de metas; a participação nas decisões e concordância com estas, dentre outros fatores, refletem positivamente no profissional e, por conseqüência, na qualidade do ensino.

11 CONSIDERAÇÕES FINAIS A implantação de programa de QVT deve ser considerada um processo dinâmico e contingencial, tendo em vista as constantes mudanças, a realidade de cada organização e do contexto em que está inserida. Isso quer dizer que, para ser implantado, é preciso estar atento às necessidades dos indivíduos que fazem parte da organização, de forma a ser traçado o alinhamento entre os objetivos da instituição e os do indivíduo.

12 SUGESTÕES No que tange aos reflexos da remuneração, verificou-se a premente necessidade da mudança nos critérios de recompensas ao corpo docente, onde a fixação de índices de desempenho fosse o requisito primordial para implantação da remuneração variável, considerando o desempenho individual, de equipe e da escola. Aprender a equilibrar os fatores saúde e trabalho, considerados essenciais para o auto-desenvolvimento e auto-preservação para a qualidade de vida no trabalho é tarefa fundamental.

13 ALGUNS GRÁFICOS DA PESQUISA DE CAMPO

14 Nível de satisfação com o salário recebido.
Neutro Levemente satisfeito Fortemente satisfeito 0% 3% 97% Fortemente insatisfeito Levemente insatisfeito Neutro Levemente satisfeito Fortemente satisfeito

15 Oportunidade de uso de habilidades pessoais
Fortemente insatisfeito 0% 7% 53% 7% 33% Fortemente insatisfeito Levemente insatisfeito Neutro Levemente satisfeito Fortemente satisfeito

16 Reconhecimento pela chefia
3% 3% 10% 27% 57% Fortemente insatisfeito Levemente insatisfeito Neutro Levemente satisfeito Fortemente satisfeito

17 Infra-estrutura – Material Didático
30% 7% 7% 7% 49% Fortemente insatisfeito Levemente insatisfeito Neutro Levemente satisfeito Fortemente satisfeito


Carregar ppt "A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DO CORPO DOCENTE NA ESCOLA PÚBLICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google