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Avaliação de Desempenho dos Gestores Públicos – ADGP

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Apresentação em tema: "Avaliação de Desempenho dos Gestores Públicos – ADGP"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação de Desempenho dos Gestores Públicos – ADGP
Videoconferência Agosto de 2010

2 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO - ADGP
CONHECER PLANEJAR DESENVOLVER PROMOVER PROCESSO ANUAL DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO Dimensão Individual Dimensão Equipe RESULTADO DA ADGP AVALIAÇÃO QUALITATIVA PESO 70% AVALIAÇÃO QUANTITATIVA PESO 30% AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS 180º AVALIAÇÃO POR RESULTADOS MÉDIA PONDERADA DAS AVALIAÇÕES QUANTITATIVA E QUALITATIVA Perfil de Competências Acordo de Resultados de 2ª Etapa Público-alvo de 2009: Secretarias de Estado Público-alvo a partir de 2010: Órgãos Autônomos, Fundações e Autarquias.

3 Perfil de Competências dos Gestores Públicos
GESTÃO DE PESSOAS LIDERANÇA DE EQUIPES VISÃO SISTÊMICA COMPARTILHA-MENTO DE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS COMPETÊNCIA TÉCNICA CAPACIDADE INOVADORA ORIENTAÇÃO PARA RESULTADOS Perfil de Competências dos Gestores Públicos Falar que o perfil de competencias está disponível no site da SEPLAG, no link da ADGP

4 EXEMPLO DE COMPETÊNCIA DO PERFIL
ORIENTAÇÃO PARA RESULTADOS: Orientação das ações para o alcance de resultados – com clarificação do contexto, com definição das prioridades, com otimização dos recursos e espírito público, como pressupostos para a gestão. COM PENSAMENTO ESTRATÉGICO. Comportamentos Esperados (Itens de Verificação) Fixa objetivos precisos, alinhados à estratégia de Governo e define um caminho para si e para seus colaboradores alcançá-los. Age e toma decisões, orientado pelos resultados mensurados, com comprometimento, responsabilidade com os resultados e prazos estabelecidos. Planeja e trabalha com metas – no curto, médio e longo prazos – sem se deixar absorver pela burocracia. Compreende as estratégias e prioriza as ações em função dos resultados. Busca permanentemente qualidade, efetividade; avalia os custos e os benefícios de suas ações. “Faz-se mais com menos”. “Faz-se melhor com o que se tem, cuida-se da qualidade do gasto”. Conhecimentos Habilidades Atitudes Resultados Esperados Planejamento Estratégico Noções de Administração Financeira e Orçamentária Políticas Públicas Cenário político-econômico Dinâmica interna da instituição Estratégias de aquisições e contratações Instrumentos de Gestão (...) Planejamento Tomada de Decisão Análise e Síntese Percepção (amplitude e foco) Comunicação Motivação Delegação Solução de problemas Administração do tempo Focalizar a atenção nos propósitos e resultados da área e não apenas nos processos de trabalho, na hierarquia ou nos pares. Evidenciar compreensão das estratégias. Executar o planejado. Agir com objetividade, proatividade, agilidade e automotivação. Responsabilizar-se pelo que faz. Ter tolerância com o contraditório.

5 + + + AVALIAÇÃO QUALITATIVA Competências são avaliadas em 180 graus +
AVALIAÇÃO DA CHEFIA IMEDIATA 50% 1 Termo de Avaliação 1 Termo de Avaliação AVALIAÇÃO DA CHEFIA IMEDIATA 70% + + + + AUTO AVALIAÇÃO 25% 1 Termo de Avaliação 1 Termo de Avaliação AUTO AVALIAÇÃO 30% + + MÉDIA DA EQUIPE 25% Até 3 Termos de Avaliação Pesos para gestores que não possuem EQUIPE AVALIAÇÃO ALEATÓRIA INFORMATIZADA DE MEMBROS DA EQUIPE PRIMEIRA AVALIAÇÃO SEGUNDA AVALIAÇÃO

6 COMPORTAMENTOS ESPERADOS
EXEMPLO: competência, comportamentos esperados, escala de avaliação e total de pontos COMPETÊNCIA COMPORTAMENTOS ESPERADOS Ausência… (zero) Presença... Esporádica (um) Presença ... rotina (dois) Elevada presença (três) Total de pontos ORIENTAÇÃO PARA RESULTADOS Orientação das ações para o alcance de resultados, com clara definição das prioridades, otimização dos recursos e espírito público como pressupostos para a gestão. 1. Fixa objetivos precisos, alinhados à estratégia de governo e define um caminho para si e para seus colaboradores alcançá-los. X (1 pt.) 11 2. Age e toma decisões, orientado pelos resultados mensurados, com comprometimento, responsabilidade com os resultados e prazos estabelecidos. X (2 pts.) 3. Planeja e trabalha com metas - no curto, médio e longo prazos - sem se deixar absorver pela burocracia. X (2 pts) 4. Compreende as estratégias e prioriza as ações em função dos resultados. X (3 pts.) 5. Busca permanentemente qualidade, efetividade; avalia os custos e os benefícios de suas ações.

7 Avaliação pela Chefia Imediata em todas as competências
AVALIAÇÃO QUALITATIVA Avaliação pela Chefia Imediata em todas as competências COMPETÊNCIA NOTA MÁXIMA NOTA OBTIDA I - Orientação para os resultados 15 11 II - Visão Sistêmica III - Compartilhamento de informações e de conhecimentos IV - Liderança de equipes 12 V - Gestão de pessoas 10 VI - Competência técnica 14 VII - Capacidade inovadora 8 TOTAL 105 81 105 pontos 81 pontos 70 pontos 54 pontos

8 (Avaliação da chefia imediata x peso) + (auto-avaliação x peso) +
AVALIAÇÃO QUALITATIVA Nota final da Avaliação Qualitativa: (Avaliação da chefia imediata x peso) + (auto-avaliação x peso) + + (média das avaliações dos membros da equipe x peso) = avaliação qualitativa 54 x 0, x 0, x 0,25 = 57 pontos (de 70 pontos) Nota obtida Peso Nota x peso Total Avaliação da Chefia 54 0,5 (50%) 27 57 Média da Avaliação da Equipe 62 0,25 (25%) 15,5 Auto-Avaliação 58 14,5

9 NOTA FINAL DA ADGP: 57 + (9,0 x 3,0) = 84 pontos
AVALIAÇÃO QUANTITATIVA – ACORDO DE RESULTADOS Corresponde à avaliação de produtividade por equipe referente aos resultados pactuados na Segunda Etapa do Acordo de Resultados A nota do Gestor Público na Avaliação Quantitativa corresponderá ao resultado obtido na Segunda Etapa do Acordo de Resultados multiplicado pelo peso 3 (três) Exemplo: Avaliação Qualitativa: 57 pontos Avaliação Quantitativa: 9,0 pontos (Acordo de Resultados) NOTA FINAL DA ADGP: 57 + (9,0 x 3,0) = 84 pontos

10 ONDE ESTAMOS E PRÓXIMOS PASSOS
março abril/maio julho agosto/outubro outubro novembro/ dezembro Divulgação: RH e Alta Administração Treinamento das áreas de RH no SISAD. Validação das equipes Realização da avaliação qualitativa Sorteio das equipes Apresentação do modelo para os gestores. Palestras para os membros de equipe

11 Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG
Naide Souza de Albuquerque Roquette Superintendente Central de Política de Recursos Humanos - SCPRH Maria Aparecida Muniz Jorge Diretora Central de Gestão do Desempenho Link: Avaliação de Desempenho do Gestor Público - ADGP


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