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AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS GESTORES PÚBLICOS - ADGP Avaliação de Desempenho dos Gestores Públicos – ADGP Videoconferência Agosto de 2010.

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1 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS GESTORES PÚBLICOS - ADGP Avaliação de Desempenho dos Gestores Públicos – ADGP Videoconferência Agosto de 2010

2 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS GESTORES PÚBLICOS - ADGP AVALIAÇÃOQUALITATIVA PESO 70% RESULTADODAADGP AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS 180º PROCESSO ANUAL DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO - ADGP CONHECER PLANEJAR DESENVOLVER PROMOVER MÉDIA PONDERADA DAS AVALIAÇÕES QUANTITATIVA E QUALITATIVA Público-alvo de 2009: Secretarias de Estado Público-alvo a partir de 2010: Órgãos Autônomos, Fundações e Autarquias. AVALIAÇÃOQUANTITATIVA PESO 30% AVALIAÇÃO POR RESULTADOS Perfil de Competências Acordo de Resultados de 2ª Etapa de 2ª Etapa Dimensão IndividualDimensão Equipe

3 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS GESTORES PÚBLICOS - ADGP GESTÃO DE PESSOAS LIDERANÇA DE EQUIPES VISÃO SISTÊMICA COMPARTILHA- MENTO DE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS COMPETÊNCIA TÉCNICA CAPACIDADE INOVADORA ORIENTAÇÃO PARA RESULTADOS Perfil de Competências dos Gestores Públicos

4 PricewaterhouseCoopers Junho de 2009 Competência: ORIENTAÇÃO PARA RESULTADOS: Orientação das ações para o alcance de resultados – com clarificação do contexto, com definição das prioridades, com otimização dos recursos e espírito público, como pressupostos para a gestão. COM PENSAMENTO ESTRATÉGICO. Comportamentos Esperados (Itens de Verificação) 1. Fixa objetivos precisos, alinhados à estratégia de Governo e define um caminho para si e para seus colaboradores alcançá-los. 2. Age e toma decisões, orientado pelos resultados mensurados, com comprometimento, responsabilidade com os resultados e prazos estabelecidos. 3. Planeja e trabalha com metas – no curto, médio e longo prazos – sem se deixar absorver pela burocracia. 4. Compreende as estratégias e prioriza as ações em função dos resultados. 5. Busca permanentemente qualidade, efetividade; avalia os custos e os benefícios de suas ações. Faz-se mais com menos. Faz-se melhor com o que se tem, cuida-se da qualidade do gasto. ConhecimentosHabilidadesAtitudes Resultados Esperados Planejamento Estratégico Noções de Administração Financeira e Orçamentária Políticas Públicas Cenário político-econômico Dinâmica interna da instituição Estratégias de aquisições e contratações Instrumentos de Gestão (...) Planejamento Tomada de Decisão Análise e Síntese Percepção (amplitude e foco) Comunicação Motivação Delegação Solução de problemas Administração do tempo (...) Focalizar a atenção nos propósitos e resultados da área e não apenas nos processos de trabalho, na hierarquia ou nos pares. Evidenciar compreensão das estratégias. Executar o planejado. Agir com objetividade, proatividade, agilidade e automotivação. Responsabilizar-se pelo que faz. Ter tolerância com o contraditório. (...) EXEMPLO DE COMPETÊNCIA DO PERFIL

5 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS GESTORES PÚBLICOS - ADGP AVALIAÇÃO QUALITATIVA Competências são avaliadas em 180 graus PRIMEIRA AVALIAÇÃO AUTO AVALIAÇÃO 25% AVALIAÇÃO DA CHEFIA IMEDIATA 50% SEGUNDA AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO ALEATÓRIA INFORMATIZADA DE MEMBROS DA EQUIPE MÉDIA DA EQUIPE 25% + + AUTO AVALIAÇÃO 30% AVALIAÇÃO DA CHEFIA IMEDIATA 70% + 1 Termo de Avaliação Até 3 Termos de Avaliação + + Pesos para gestores que não possuem EQUIPE 1 Termo de Avaliação +

6 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS GESTORES PÚBLICOS - ADGP COMPETÊNCIACOMPORTAMENTOS ESPERADOS Ausência… (zero) Presença... Esporádica (um) Presença... rotina (dois) Elevada presença (três) Total de pontos ORIENTAÇÃO PARA RESULTADOS Orientação das ações para o alcance de resultados, com clara definição das prioridades, otimização dos recursos e espírito público como pressupostos para a gestão. 1. Fixa objetivos precisos, alinhados à estratégia de governo e define um caminho para si e para seus colaboradores alcançá-los. X (1 pt.) Age e toma decisões, orientado pelos resultados mensurados, com comprometimento, responsabilidade com os resultados e prazos estabelecidos. X (2 pts.) 3. Planeja e trabalha com metas - no curto, médio e longo prazos - sem se deixar absorver pela burocracia. X (2 pts) 4. Compreende as estratégias e prioriza as ações em função dos resultados. X (3 pts.) 5. Busca permanentemente qualidade, efetividade; avalia os custos e os benefícios de suas ações. X (3 pts.) EXEMPLO: competência, comportamentos esperados, escala de avaliação e total de pontos

7 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS GESTORES PÚBLICOS - ADGP AVALIAÇÃO QUALITATIVA COMPETÊNCIANOTA MÁXIMANOTA OBTIDA I - Orientação para os resultados1511 II - Visão Sistêmica1511 III - Compartilhamento de informações e de conhecimentos 15 IV - Liderança de equipes1512 V - Gestão de pessoas1510 VI - Competência técnica1514 VII - Capacidade inovadora158 TOTAL10581 Avaliação pela Chefia Imediata em todas as competências 105 pontos81 pontos 70 pontos54 pontos

8 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS GESTORES PÚBLICOS - ADGP AVALIAÇÃO QUALITATIVA Nota obtidaPeso Nota x peso Total Avaliação da Chefia540,5 (50%)27 57 Média da Avaliação da Equipe 620,25 (25%)15,5 Auto-Avaliação580,25 (25%)14,5 54 x 0, x 0, x 0,25 = 57 pontos (de 70 pontos) Nota final da Avaliação Qualitativa: (Avaliação da chefia imediata x peso) + (auto-avaliação x peso) + + (média das avaliações dos membros da equipe x peso) = avaliação qualitativa

9 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS GESTORES PÚBLICOS - ADGP Corresponde à avaliação de produtividade por equipe referente aos resultados pactuados na Segunda Etapa do Acordo de Resultados A nota do Gestor Público na Avaliação Quantitativa corresponderá ao resultado obtido na Segunda Etapa do Acordo de Resultados multiplicado pelo peso 3 (três) Exemplo: Avaliação Qualitativa: 57 pontos Avaliação Quantitativa: 9,0 pontos (Acordo de Resultados) NOTA FINAL DA ADGP: 57 + (9,0 x 3,0) = 84 pontos AVALIAÇÃO QUANTITATIVA – ACORDO DE RESULTADOS

10 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS GESTORES PÚBLICOS - ADGP ONDE ESTAMOS E PRÓXIMOS PASSOS Divulgação: RH e Alta Administração Apresentação do modelo para os gestores. Treinamento das áreas de RH no SISAD. Palestras para os membros de equipe Realização da avaliação qualitativa Sorteio das equipes Validação das equipes março abril/maio julho agosto/outubro outubro novembro/ dezembro

11 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS GESTORES PÚBLICOS - ADGP Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG Naide Souza de Albuquerque Roquette Superintendente Central de Política de Recursos Humanos - SCPRH Maria Aparecida Muniz Jorge Diretora Central de Gestão do Desempenho Link: Avaliação de Desempenho do Gestor Público - ADGP


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