A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Para se conseguir bons resultados em sua atividade pecuária, seu rebanho deve estar sadio (SANIDADE), bem alimentado (NUTRIÇÃO) e com animais de boa qualidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Para se conseguir bons resultados em sua atividade pecuária, seu rebanho deve estar sadio (SANIDADE), bem alimentado (NUTRIÇÃO) e com animais de boa qualidade."— Transcrição da apresentação:

1 Para se conseguir bons resultados em sua atividade pecuária, seu rebanho deve estar sadio (SANIDADE), bem alimentado (NUTRIÇÃO) e com animais de boa qualidade (GENÉTICA). O PRÓ-GENÉTICA tem como objetivo promover a melhoria da qualidade genética dos rebanhos bovinos na pecuária familiar. Como participar do Pró-Genética PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DA PECUÁRIA BOVINA BRASILEIRA PRÓ-GENÉTICA

2 Sua participação no programa começa com a orientação do técnico da extensão rural. Solicite a visita do técnico e converse com ele sobre como melhorar seu rebanho. Como participar do Pró-Genética

3 QGarantia de qualidade Os touros ofertados no Pró-Genética têm as seguintes características : Ser um animal PO – Puro de Origem. São animais que têm informação conhecida de seus pais, atestada pela respectiva associação da raça. Qualidade dos Animais

4 A presença de um touro PO no rebanho proporciona a produção de crias de qualidade e uniformidade tanto para o corte quanto para o leite. TOURO PO

5 REGISTRO GENEALÓGICO DEFINITIVO - RGD É o certificado emitido pela associação da raça quando o animal alcança a idade reprodutiva. Este documento certifica que o animal atende o padrão da raça e está livre de defeitos genéticos desclassificantes.

6 EXAME ANDROLÓGICO O exame andrológico atesta que o touro está apto à reprodução. Este exame avalia as condições do aparelho reprodutor e a qualidade do sêmen. Observação: O acasalamento entre touros férteis com vacas igualmente férteis proporciona a boa produção de crias na fazenda.

7 SAÚDE DO TOURO Os touros ofertados têm atestado negativo de brucelose e de tuberculose conforme exigência dos órgãos de Defesa Agropecuária.

8 CERTIFICADO DE PRODUÇÃO Para participar do PRÓ-GENÉTICA o touro deve possuir certificado de participação em provas zootécnicas que o identifique como melhorador para a produção de leite ou de carne. Para animais de dupla aptidão as provas zootecnicas deverão contemplar as duas características.

9 CERTIFICAÇÃO DE PRODUÇÃO - LEITE Para o touro ser considerado de aptidão leiteira, deve ter sua origem em plantel selecionado para leite com certificação para produção (Controle Leiteiro) de sua mãe e de uma de suas avós. Para lactação padrão de 305 dias, a produção mínima será de: 2.500kg de leite por lactação para Gir Leiteiro, 2.100kg de leite por lactação para Guzerá, e 2.000kg de leite por lactação para Sindi. Observação: As produções de leite citadas, poderão ser substituídas por avaliações genéticas positivas (PTAs), produzidas por programas oficiais, dos touros à venda ou as de seus pais.

10 Carne: Para raças produtoras de carne os touros deverão atender pelo menos uma das seguintes condições: - Controle de Desenvolvimento Ponderal - CDP: Superior ou Elite nas idades padrões disponíveis, ou seja com pesos acima da média da raça ; - Prova de Ganho de Peso – PGP: Superior ou Elite em provas reconhecidas pela respectiva Associação da raça; -Avaliação Genética: Diferença Esperada na Progênie (DEP) positiva para pesos à desmama e ao sobreano. - Obs: Obrigatoriamente no momento da comercialização os touros deverão atender a seguinte tabela de pesos minimos:

11 Como adquirir o seu reprodutor Você poderá adquirir o seu touro via financiameto. Neste caso o produtor deve procurar o escritório de extensão Rural com a documentação adequada. Após a aprovação da documentação o produtor recebe a DAP – Declaração de Aprovação ao PRONAF. Com a DAP o produtor deve ir ao Banco do Brasil ou outro agente financeiro para a aprovação do cadastro. Em caso do PRONAF existe carência de até 2 anos com 8 anos para pagamento. Existem outras fontes de financiamento. Para todas elas basta ir ao órgão de extensão rural como a EMATER, e você recebera a melhor orientação.

12 Carne ou Leite A escolha entre um touro com aptidão para produção de carne ou leite dependerá dos objetivos do produtor. Ao usar um touro de corte não se deve esperar produção significativa de leite em suas filhas. Da mesma, forma se o produtor usar um touro leiteiro não se deve esperar um bom desempenho em ganho de peso dos seus filhos. Procure o seu orgão de extensão para esclarecimento.

13 Inserir as várias formas de financiamento com valor sugerido. para a troca de seu touro pé-duro por um PO - Puro de Origem, com um valor sugerido entre 40 e 60 arrobas de boi gordo. Financiamento vantajoso

14 As feiras se constituem em uma das oportunidades para aquisição de touros com padrão Pró-Genética. Os órgãos de extensão são responsáveis pela assessoria e os touros são certificados pela ABCZ. Feiras

15 O PRÓ-GENÉTICA NÃO TERMINA AQUI! O PRÓ-GENÉTICA enquanto objetiva o melhoramento da pecuária nacional encontra-se aberto para atendimento de demandas adequadas a cada região do pais com a participação de associações de raças e de empresas de extensão rural e assistência técnica, dentre outros parceiros. Outras técnicas de reprodução, tais como inseminação artificial e transferência de embriões poderão ser incorporadas ao programa na medida das demandas locais.


Carregar ppt "Para se conseguir bons resultados em sua atividade pecuária, seu rebanho deve estar sadio (SANIDADE), bem alimentado (NUTRIÇÃO) e com animais de boa qualidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google