A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cristina Abranches Mota Batista

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cristina Abranches Mota Batista"— Transcrição da apresentação:

1 Cristina Abranches Mota Batista
Atendimento Educacional Especializado e a Deficiência Mental Cristina Abranches Mota Batista

2 A escola comum – seu compromisso educacional
Amplia o conhecimento que o aluno traz da sua experiência pessoal, social e cultural. Realiza a construção do conhecimento. Predefinido, intencional e deliberado.

3 A escola comum – seu compromisso educacional
Função social reguladora e formativa. Transmite valores éticos, estéticos e políticos. Ensina a compartilhar o saber. Compromisso primordial e insubstituível: introduzir o aluno no mundo social, cultural e científico

4 A escola especial: seu compromisso educacional
complementar a escola comum. é necessariamente diferente da educação em escolas comuns. atua sobre o saber particular.

5 A escola comum diante da deficiência mental
Características contrárias à inclusão: Exclusão daqueles que possuem uma forma diferente de lidar com o saber. Busca do Ideal. Caráter elitista, meritocrático, homogeneizador e competitivo. Desconhecimento Categorização.

6 A escola comum diante da deficiência mental
Características contrárias à inclusão: Opressão do professor isolamento e impotência. Soluções imediatistas, adaptativas e paliativas, apenas camuflam os problemas.

7 A escola comum diante da deficiência mental
Transformações necessárias: Reconhecer: aprender é uma ação humana criativa, individual heterogênea e regulada pelo sujeito da aprendizagem. A adaptação ao conteúdo escolar é realizada pelo próprio aluno e testemunha a sua emancipação intelectual.

8 A escola comum diante da deficiência mental
Transformações necessárias: Não realiza a adaptação e individualiza/diferencia o ensino para alguns. Reconhecer e valorizar as diferenças de todos. Desenvolver práticas escolares que permitem ao aluno aprender livremente.

9 A escola comum diante da deficiência mental
Transformações necessárias: Desenvolver e disponibilizar atividades diversas sem graduá-las para atender a níveis diferentes de compreensão. Cada atividade em si deve conter o fundamental do conteúdo em estudo, não contendo uma resposta única, ou um só caminho no processo de resolução.

10 Atividades Diversificadas Escola Comum
Não é uma atividade diferente proposta pelo professor Não é uma atividade diferenciada apenas para alunos com def. Não passa pronto de uma turma para outra, ou Da direção para o professor Existe um conteúdo pré-definido As atividades são propostas pelos alunos, Cada turma define sua forma de trabalhar com o professor Projeto de trabalho em conjunto

11 A escola comum diante da deficiência mental
Transformações necessárias: Práticas criativas com liberdade e inovação. Proporcionar maior autonomia e liberdade para o aluno, professor, supervisor... Desenvolver gestão mais participativa e inovadora.

12 O cada dia de nossa escola
Diversidade do grupo

13 A sala é barulhenta


Carregar ppt "Cristina Abranches Mota Batista"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google