A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oficina de Reaproveitamento de papel usado. Preservar o meio ambiente é mais fácil do que imaginamos. Podemos começar pelo papel da nossa escola!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oficina de Reaproveitamento de papel usado. Preservar o meio ambiente é mais fácil do que imaginamos. Podemos começar pelo papel da nossa escola!"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Reaproveitamento de papel usado. Preservar o meio ambiente é mais fácil do que imaginamos. Podemos começar pelo papel da nossa escola!

2 O papel nada mais é que um emaranhado de fibras vegetais.Ao transformar papel usado em novo, estamos, na verdade, desfazendo essa trama e entrelaçando as fibras novamente. A partir do papel artesanal, é possível confeccionar papéis de carta, porta retratos, capas de caderno, cartões de visita, envelopes, convites,papéis e embalagens para presentes, entre outras possibilidades.

3 Recicláveis: Jornais, revistas, folhas de caderno, envelopes, rascunho, caixas em geral, aparas de papel, fotocópias, papel de fax, cartazes, folhetos. Não Recicláveis: Papel carbono, fita crepe, papéis metalizados, papéis parafinados, papéis plastificados, papéis sanitários, papéis de balas, embalagens de biscoito, papéis sujos, etiquetas adesivas, tocos de cigarro, fotografias.

4 O que você precisa: -Papel, cola e água; -Bacia; -Moldura de madeira com tela de nylon; -Assadeira; -Liquidificador; -Jornal, feltro, pano ou toalha; -Prensa ou duas tábuas de madeira; -Mesa. Modo de fazer: 1-Pique o papel e deixe de molho durante um dia ou uma noite na bacia para amolecer, na proporção de três partes de água para uma de papel.Coloque a água e o papel no liquidificador.Bata por 10 segundos e desligue.Espere 1 minuto e bata novamente por mais 10 segundos.A polpa já está pronta!

5 2-Encha uma assadeira com dois terços de água e misture duas colheres de sopa de cola.Em seguida, encaixe a moldura com tela de nylon. 3-Despeje a polpa sobre á tela e espalhe de maneira uniforme.Deixe escorrer a água.Absorva o excesso da água com uma toalha. 4-Vire a polpa úmida numa tábua de maneira e coloque outra por cima para prensar. 5-Deixe secar e prensar por uns dois dias.

6 Efeitos decorativos Misture a polpa:linha, gaze,fio de lã, casca de cebola ou casca de alho, chá em saquinho, pétalas de flores e outras fibras. Bata no liquidificador junto com o papel picado: papel de presente, casca de cebola ou de alho. Coloque sobre a folha ainda molhada:barbante, pedaços de cartolina, pano de tricô ou crochê.Neste caso, a secagem será natural, não é necessário pressionar com o pedaço de madeira. Para ter papel colorido, bata papel crepom com água no liquidificador e junte essa mistura á polpa.Outra opção é adicionar guache ou anilina diretamente á polpa.

7 Objetivo Geral: *Conscientizar toda a comunidade escolar da Escola Estadual São José que devemos reduzir a produção de lixo, *Criar uma oficina de reciclagem de papel que diminuirá o impacto negativo que o problema causa à escola.

8 Objetivos específicos: - Diminuir a quantidade de lixo, dando um destino ao papel reciclado nas Oficinas; - Alertar aos pequenos e jovens alunos que cada um de nós, pode ter atitudes diferentes em relação ao destino e tratamento do lixo; - Conscientizar toda a comunidade escolar para que haja uma mudança de hábito de consumo para diminuir a quantidade de lixo produzida.

9 2- Justificativa: Buscar uma Escola mais comprometida com os aspectos sociais e ambientais, para isso torna- se necessário a cada um de nós, membros da comunidade escolar, possa assumir uma mudança de atitude, a intenção de reduzir a quantidade de lixo produzida. A Oficina de Reutilização de Papel tem como prioridades: dar um destino diferente ao papel (lixo) gerado pela nossa Escola e conscientizar a todos, principalmente aos alunos a evitar o desperdício.

10 Alunos na Oficina...

11 Participação... Interesse...

12 Observação: As imagens (Plano de Fundo) são resultado das oficinas desenvolvidas pelos alunos.

13 Créditos Programa de Educação Ambiental de FURNAS. Curso de Capacitação em Educação ambiental para professores. Oficina de reaproveitamento de papel usado. Equipe do Programa de Gerenciamento Ambiental/ ENGEVIX. Sônia Izabel Lopes Senra Almeida (Professora de Geografia) Orientadora Lúcia de Fátima Pires Guerra. Alunos do 1º EJAM, 3º EJAM e 8º ano.


Carregar ppt "Oficina de Reaproveitamento de papel usado. Preservar o meio ambiente é mais fácil do que imaginamos. Podemos começar pelo papel da nossa escola!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google