A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIDADES PERDIDAS NO MUNDO ATUAL: REALIDADE OU MITO?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIDADES PERDIDAS NO MUNDO ATUAL: REALIDADE OU MITO?"— Transcrição da apresentação:

1 CIDADES PERDIDAS NO MUNDO ATUAL: REALIDADE OU MITO?

2 O enigma da cidade perdida – o livro Os irmãos Tiago e Luís estão se mudando para um sítio. Além de ser a nova casa da família, este lugar é o cenário onde se inicia uma intrigante história. Tudo começa quando um empregado recém- contratado fala sobre os boatos de uma cidade perdida. A partir daí, na companhia do experiente amigo Bartolomeu e com o apoio de vó Janda, os irmãos começam uma busca empolgada e cheia de mistérios por uma estranha civilização. O título se deve ao fato de tal civilização nunca (ou poucas vezes) ter sido encontrada (sentido literal da palavra perdida).

3 Na realidade, o que é uma cidade perdida? Uma cidade torna-se perdida quando é abandonada por seus habitantes e deixada para se decompor. Isso pode ser o resultado de uma guerra, da migração, ou desastre natural. Essas cidades podem atuar como uma espécie de cápsula do tempo, deixando uma civilização congelada na história e à espera de ser descoberta. O exemplo mais famoso talvez seja o de Pompeia.

4 Pompeia foi destruída no ano 79 depois de o vulcão Vesúvio entrar em erupção, enterrando toda a comunidade numa camada de 60 metros de cinza e rochas. Na época, a cidade contava com cerca de 20 mil habitantes e era um dos melhores pontos turísticos para a alta classe romana. Ironicamente, a destruição serviu para preservar sua arquitetura – o que é de valor inestimável para os arqueólogos – e seus habitantes, que foram petrificados pela lava e assim permanecem até hoje.

5 Muitas cidades perdidas, na verdade, nunca foram encontradas e assumiram o status de lenda. Por seu caráter mítico, tais cidades comumente são cenários de filmes, livros e jogos eletrônicos até os dias atuais. É o caso da cidade-continente de Atlântida (chamada também de Atlantis) e da riquíssima El Dorado, sobre as quais conheceremos um pouco mais.

6 ATLÂNTIDA

7 Descrita por Platão como uma civilização avançada e de poder naval formidável, Atlântida, hoje, é considerada um mito. A cidade teria sido muito importante na Europa antes de afundar devido a um desastre natural (possivelmente). Já houve inúmeras expedições em busca da cidade – todas sem muito sucesso. Na cultura pop do século XX, muitas histórias em quadrinhos, filmes e desenhos animados retratam Atlântida como uma cidade submersa, povoada por sereias, humanos subaquáticos ou seres de qualquer espécie estranha.

8 Atlantis, o reino perdido (Disney, 2001) Milo Thatch é um jovem pesquisador que consegue um mapa que acredita ser da cidade perdida de Atlantis. Um milionário quer financiar uma expedição e chama Milo para participar da equipe. O grupo parte para a aventura num submarino, passam por perigos e encontram Atlantis, desvendando alguns de seus mistérios, como os poderosos cristais que garantem a vida no reino. Mas voltar pra casa não será fácil: o submarino foi destruído, surgem desentendimentos e o capitão quer tirar proveito, pondo a sobrevivência do capitão, Rourke, quer tirar proveito da descoberta, pondo a sobrevivência do povo de Atlantis em risco.

9 Tomb Raider (1996) e Tomb Raider Anniversary (2007) Lara Croft foi contratada por Jacqueline Natla para recuperar um misterioso artefato. A jovem arqueóloga se dá conta de que o objeto é uma parte entre três do poderoso Scion, uma relíquia do continente perdido de Atlântida. Após muitas aventuras e perigos e depois de encontrar as três partes da relíquia, Lara descobre que Jacqueline Natla foi na verdade um dos três Deuses-Reis de Atlântida, condenada à prisão eterna por tentar usar o poder dos atlantianos para seu próprio proveito. É para lá que vai a heroína, buscando derrotar a vilã e destruir seu plano de dominação. sobrevivência do Cena do encontro entre Lara e a vilã, após o qual aparentemente a malvada Natla foi derrotada; reparem no estilo arquitetônico da construção, nas inscrições nas paredes e no simpático habitante local que surge... a

10 EL DORADO

11 El Dorado era um império mítico, supostamente situado nas selvas da América do Sul. Literalmente, significa O dourado; a cidade era liderada por um rei poderoso que mantinha riquezas incalculáveis em ouro e joias. No tempo dos conquistadores, várias expedições infundadas foram feitas na tentativa de encontrar a cidade; a mais famosa foi a de Gonzalo Pizarro, em 1541, na qual morreram milhares de pessoas, vítimas de doenças, fome e ataques. Assim como Atlântida, El Dorado é também retratada com frequência na cultura contemporânea.

12 O caminho para El Dorado (DreamWorks, 2000) quer tirar proveito, pondo a sobrevivência do O filme se passa no século XVI, mais especificamente no ano de 1519, no município espanhol de Sevilla. A trama desenvolve-se ao redor dos dois personagens principais, Túlio e Miguel, que, durante um jogo em que usam "dados viciados", ganham um mapa que mostra ganham um mapa que mostra a suposta localização de El Dorado, cidade lendária no Novo Mundo. No entanto, a trapaça de ambos os amigos é logo descoberta e, como resultado, eles acabam por se tornarem clandestinos seguindo a frota de Hernán Cortés para conquistar o México. Chegando a Eldorado, os dois são confundidos com deuses.

13 Uncharted: Drakes Fortune (2007) Nathan Drake, caçador de tesouros e suposto descendente do explorador Sir Francis Drake, decide seguir uma pista de 400 anos deixada no túmulo de seu antepassado. Em companhia da jornalista Elena Fisher e de seu grande amigo Victor Sullivan, Drake parte em busca da famosa fortuna de El Dorado, o que o leva a encontrar uma ilha perdida, no meio do Oceano Pacífico. A caçada se torna perigosa quando todos se veem rodeados de mercenários, além de descobrirem uma colônia espanhola portadora de um segredo fatal. sobrevivência do Trailer (montado por um fã) com algumas das principais sequências em vídeo do jogo. A cidade, onde ficava o ídolo, situa-se numa floresta; além desse cenário, notem as ruínas e o próprio artefato, todo de ouro. a

14 Supostamente localizada nas profundezas da selva do Brasil, a cidade perdida de Z seria uma civilização avançada. Especulações sobre Z começaram depois que foi encontrado um documento no qual um explorador português insistia que tinha visitado a cidade em Está sendo feita a adaptação ao cinema (sem data prevista para lançamento) do livro Z - A Cidade Perdida, de David Grann, que conta a história de Percy Fawcett, que deixou a Inglaterra para explorar a Amazônia e ficou obcecado com a ideia de que Z existia. Ao lado de seu filho, Fawcett entrou na floresta em 1925 e nunca mais foi visto. A cidade perdida de Z: a Higeia verdadeira?


Carregar ppt "CIDADES PERDIDAS NO MUNDO ATUAL: REALIDADE OU MITO?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google