A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OBJECTIVOS Desenvolver bases teórico-práticas no universo da computação gráfica com destaque para os programas informáticos intuitivos e amigáveis, mais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OBJECTIVOS Desenvolver bases teórico-práticas no universo da computação gráfica com destaque para os programas informáticos intuitivos e amigáveis, mais."— Transcrição da apresentação:

1 OBJECTIVOS Desenvolver bases teórico-práticas no universo da computação gráfica com destaque para os programas informáticos intuitivos e amigáveis, mais aplicadas à concepção e comunicação de projecto de arquitectura. A disciplina desenvolve-se através de dois vectores paralelos, um prático e outro teórico-prático.

2 A estratégia de trabalho adoptada nas aulas práticas leva os alunos a desenvolver em paralelo projectos de autoria individual e colectiva. O projecto de arquitectura que serve como base de trabalho para os alunos tem como programa os espaços físicos de ensino e as dinâmicas de sociabilidade. Arquitectura - (TIC) Kingsdale School, de Rijke Marsh Morgan Architects.de Rijke Marsh Morgan Architects Em Inglaterra existe um programa governamental chamado Building Schools for the Future (BSF). Foram desenvolvidos projectos por Wilkinson Eyre, Sir Norman Foster, Future Systems, entre outros. Entre esses "outros" mais pequenos destaco um, premiado diversas vezes pela RIBA, de Rijke Marsh Morgan Architects, onde trabalhei entre 2005 e 2007.Building Schools for the Future (BSF)Wilkinson EyreSir Norman FosterFuture SystemsRIBAde Rijke Marsh Morgan Architects

3 novo espaço de sociabilização e estudo com forte integração de TIC como, por exemplo, um Science Café ou E-learning Café. ideias-chave destes espaços: Antecipação Imaginação polivalência de funções, comunidades de estudo

4 I semestre. composição geométrica no plano rapidamente explorar tridimensionalmente as formas da arquitectura explorar e ter consciência de determinadas propriedades e atributos espaciais ligados à forma como os seus projectos podem ser percepcionados a três dimensões

5 D-fluxos

6 Com base no programa de projecto - no segundo semestre - a introduzir cor, luz e textura nas formas tridimensionais propostas, bem com animação. Explorar arquitectura proposta com mais profundidade e explorar propriedades e atributos espaciais ligados à forma como os seus projectos podem ser percepcionados.

7

8 Atributos espaciais como a exposição e o acesso visual ou elementos físicos como esquinas, superfícies, elementos horizontais e verticais, e aspectos como fronteiras, aproximação e interacção com os objectos são todos sujeitos a pesquisa e manipulação. Os alunos são levados, a expressar através da linguagem da computação gráfica as ideias e problemáticas ligadas à percepção dos espaços idealizados.

9 É com a introdução da cor, textura e luz, e a exploração das três dimensões e inserção da animação, que o aluno terá oportunidade de problematizar questões significativas que se prendem com o projecto de arquitectura destes programas.

10

11 MÉTODOS DE ENSINO (1)fomentar e facilitar a comunicação e intercâmbio de ideias entre discentes e docentes; (2)alunos terem papel activo no próprio processo pedagógico de forma a despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos programáticos, incentivar a cooperação e o trabalho em grupo e promover uma maior auto-responsabilização dos alunos relativamente ao desenvolvimento e consecução dos trabalhos a realizar.

12 Estratégia de trabalho que leve os alunos a desenvolver simultaneamente projectos de autoria colectiva e individual, sem prejuízo dos métodos de avaliação tradicionais, adoptar um processo de debate de ideias sobre os trabalhos realizados ao longo do semestre. Um dos blocos consiste no estudo das funcionalidades e opções de interacção do programa Sketchup, com particular incidência na compreensão da estrutura e sintaxe de comandos.

13

14 Dar as bases teóricas necessárias para o desenvolvimento dos exercícios de concepção, representação e comunicação propostos. Isto significa dar aos alunos os conhecimentos necessários para que estes sejam capazes, por um lado, de explorar determinadas ideias-chave para o projecto de arquitectura, nomeadamente: antecipação, imaginação, polivalência de funções, tecnologia aplicada aos espaços e outras ideias relacionadas.

15 Kunsthaus Graz in Graz, Austria, designed by Peter Cook and Colin Fournier.

16 Por outro lado, serem capazes de questionar e problematizar o potencial dos programas de representação e concepção e das potencialidades de acessibilidade e interactividade na Internet para a comunicação do projecto do E-Learning Café. As aulas práticas têm como objectivo permitir a rápida assimilação e aplicação dos conteúdos das aulas teórico- práticas e a troca de ideias entre os alunos e professores, bem como o esclarecimento de dúvidas que entretanto possam surgir aos alunos.

17 As capacidades oferecidas pelas redes internas da Universidade do Porto e a rede de alcance mundial (WWW) para docentes e discentes comunicarem e partilharem informação é parte integrante da maneira como a comunicação do projecto de arquitectura, a utilização da tecnologia digital e outros programas são ensinados e de como os trabalhos práticos são desenvolvidos e dados a conhecer a outras instituições e pessoas. Isto é assegurado pela utilização activa ao longo do curso dos websites CCRE e plataforma Moodle

18 Sketchup Sketchup - que apoiasse a invenção e permitisse aos alunos explorar novas formas e espaços tendo como base um programa de projecto de arquitectura aulas são consideradas nucleares para a disciplina e os materiais de estudo utilizados estarão disponíveis on-line através da plataforma colaborativa do CCRE e Moodle

19 Os exercícios práticos do curso de iniciação são realizados directamente com o material didáctico da disciplina. Isto significa que os alunos irão directamente para a área de projecto desenhar e captar imagens, para além de poderem utilizar toda a informação dispersa a que tenham acesso e que considerem pertinente para o estudo do projecto de E- Learning Café. Desta forma, é possível aos alunos testarem os conhecimentos operativos adquiridos.

20 Trabalho prático de concepção e comunicação do projecto E-Learning Café na FAUP Pretende-se que a nova configuração espacial proposta integre activamente as TI na organização e qualificação dos espaços de modo a favorecer e incentivar diversos tipos de interacção de grupo, socialização e estudo, promovendo a troca interdisciplinar do conhecimento e da experiência. Espera-se que estes espaços forneçam um novo tipo de ambiente que combine os contextos sociais, lúdico, de estudo e de trabalho. O objectivo é o de que este programa de E-Learning Café seja um motor para aproximar os estudantes das diversas faculdades.

21 A configuração dos diferentes espaços do edifício de E-Learning Café deve: favorecer a criação de comunidades de aprendizagem e lazer fortemente apoiadas e integradas pelas novas tecnologias. Isto significa, entre outras coisas, espaços cuidadosamente adaptados em aspectos tão importantes como a mobilidade, a acústica e o ambiente.

22 Métodos de avaliação A disciplina de CAAD I 3º Ano é uma disciplina onde o método de avaliação é distribuída sem exame final. Não existe nenhum teste ou exame final, porque é o projecto de comunicação dos alunos – prova teórico-prática -, no fim do semestre, que é avaliado, de acordo com os critérios e os parâmetros que se indicam em seguida: PA1: Domínio e exploração das potencialidades técnicas de representação e edição dos programas; PA2: Exploração e coerência dos métodos de representação visual adoptados para analisar e explorar o espaço e comunicar os conteúdos de cada exercício (a forma como as ideias e o argumento sobre o espaço público foram expressas através das narrativas visuais apresentadas);

23 PA3: Estrutura e desenvolvimento do texto que acompanha o trabalho final; PA4: Assiduidade e interesse do aluno. Métodos de cálculo da classificação final Parâmetros e percentagem de avaliação dos exercícios de comunicação: PA1: – 25% PA2: – 25% PA3: – 25% PA4:– 25% Cálculo da nota final: (1)Nota final = [PA1 + PA2 + PA3 + PA4] (2)A nota final está cotada com o máximo de 20 valores.


Carregar ppt "OBJECTIVOS Desenvolver bases teórico-práticas no universo da computação gráfica com destaque para os programas informáticos intuitivos e amigáveis, mais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google