A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Termodinâmica dos Buracos Negros Vivianni C. de S. Santos e Francisco de A. Brito Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Termodinâmica dos Buracos Negros Vivianni C. de S. Santos e Francisco de A. Brito Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia."— Transcrição da apresentação:

1 Termodinâmica dos Buracos Negros Vivianni C. de S. Santos e Francisco de A. Brito Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Unidade Acadêmica de Física Campina Grande, 09 de dezembro de 2008

2 Roteiro 1.0 Motivação 2.0 Soluções que Geram Buracos Negros 3.0Leis Termodinâmicas dos Buracos Negros

3 Primeira Parte Motivação

4 John Michell foi o primeiro a mostrar em 1753,que de acordo com as Leis Newtonianas um corpo suficientemente massivo e compacto geraria ao seu redor um campo gravitacional tão forte que nem a luz poderia lhe escapar de forma que eles não poderiam ser vistos.Imaginando que algo tão massivo só poderia ser uma estrela ele chamou essas estrelas de estrelas escuras,por mais paradoxal que seja.

5 Mas a verdade é que, essas estrelas ocultas só começaram a atrair a atenção depois dos trabalhos de J.A. Wheeler que resolveu chamá-las de Buracos Negros,tanto por conta dos próprios trabalhos do Wheeler, que juntamente com a recente descoberta dos quasares atraíram a atenção da comunidade científica novamente ao tema,dessa vez na tentativa de detectá-los,quanto por conta do nome por ele sugerido que seduziu a imaginação pública.

6 Uma pequena amostra da criatividade gerada

7 Segunda Parte Soluções que geram Buracos Negros

8 Solução de Schwarzchild

9 Solução de Reissner-Nördstron

10 Terceira Parte As Leis Termodinâmicas dos Buracos Negros

11 Em1971 Hawking já havia demonstrado o seguinte Teorema : Teorema da Área :A área de um Buraco Negro nunca diminui

12 E em 1973 Berkenstein encontrou a fórmula que quantificava a perda de informação do Buraco Negro durante sua formação : Logo após Smarr obteve a fórmula exata :

13 Baseados nisso e fazendo uma analogia a Termodinâmica Clássica, Barden,Carter e Hawking, enunciaram as Leis da Termodinâmica dos Buracos Negros. S.Hawking B.Carter

14 Lei Zero Lei Zero da Termodinâmica : Quando dois corpos estão em equilíbrio Térmico com um terceiro eles também estão em equilíbrio térmico entre si Lei Zero dos Buracos Negros : A gravidade superficial é constante para os Buracos Negros em equilíbrio

15 Primeira Lei Primeira Lei Termodinâmica : Primeira Lei dos Buracos Negros:

16 Temos então

17 Segunda Lei Segunda Lei Termodinâmica : "Não ocorrem processos nos quais a entropia de um sistema isolado decresça:em qualquer processo que tenha um sistema isolado,a entropia do sistema aumenta ou permanece constante. Segunda Lei dos Buracos :Não ocorrem processos nos quais a área de um Buraco Negro dimiua:em qualquer processo que envolva um Buraco Negros a área do Buraco Negro aumenta ou permanece constante.

18 Terceira Lei Terceira Lei Termodinâmica : A entropia de toda substância sólida ou líquida em equilíbrio interno a zero absoluto é nula;é impossível,por meios físicos,reduzir a temperatura de um sistema a zero absoluto. Terceira Lei dos Buracos Negros : A gravidade superficial κ não pode ir à zero por meios físicos

19 Temperatura Hawking Buracos Negros são Corpos que classicamente não irradiam,sendo assim as Leis Termodinâmicas dos Buracos Negros só eram aplicadas a Buracos Negros Extremos ( κ=0).Entretanto em 1975 Hawking considerando os efeitos da Gravitação Clássica em um Campo Escalar Quântico percebeu que um observador detectaria uma radiação proveniente do Buraco Negro.A essa radiação foi dada o nome de Temperatura Hawking.

20 Principio da Incerteza

21 Segundo esse Principio o vácuo clássico não existe.Na verdade o que o lugar que aparenta conter o nada é um mar de pares de partículas/antipartículas que são criadas e aniquiladas rapidamente.Quando um desses pares é criado na vizinhança do Buraco Negro uma das partículas é tragada pelo mesmo enquanto a outra é acelerada no espaço.

22

23 Agora examinemos o caso C: Durante o processo em que uma das partículas é lançada no espaço,ela se torna real com massa positiva enquanto sua companheira que caiu no Buraco Negro para compensar fica com massa negativa,diminuindo assim a massa total do Buraco Negro.

24 Mas agora vejamos : 1-Durante esse processo o Buraco Negro não realiza trabalho,logo : 2-Segundo a Primeira Lei,nesse caso :

25 Mas segundo a Fórmula do próprio Hawking:

26 A Entropia do Sistema diminuiu! Para solucionar esse problema,Berkenstein sugeriu uma nova segunda lei,conhecida como :Segunda Lei Generalizada.

27 Segunda Lei Generalizada


Carregar ppt "Termodinâmica dos Buracos Negros Vivianni C. de S. Santos e Francisco de A. Brito Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google