A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Justificativa: A reflexão crítica sobre a nossa prática pode ser iluminada por questões que envolvem à natureza do conhecimento científico. A natureza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Justificativa: A reflexão crítica sobre a nossa prática pode ser iluminada por questões que envolvem à natureza do conhecimento científico. A natureza."— Transcrição da apresentação:

1 Justificativa: A reflexão crítica sobre a nossa prática pode ser iluminada por questões que envolvem à natureza do conhecimento científico. A natureza do conhecimento científico

2 Abordagens Epistemológicas do Desenvolvimento das Ciências (internalismo) Ênfase no processo CONSTRUTI- VISMO Idéia-chave: o conhecimento não se encontra nem em nós, nem fora de nós, mas é construído. Ênfase na experiência EMPIRISMO Idéia-chave: O conhecimento encontra-se fora de nós, é exterior e deve ser buscado. IDEALISMO Ênfase na razão Idéia-chave: O conhecimento encontra-se armazenado em nós, necessitando apenas ser descoberto.

3 A natureza do conhecimento científico Comentários sobre a reflexão: Texto L - Visão tradicional das ciências Texto P - Visão falseacionista 1. A ciência é um conhecimento baseado em evidências observacionais e experimentais. 2. Só é ciência o que pode ser submetido à refutação. (texto P) Texto B - Visão dialética do conhecimento científico 3. Ciência é a ruptura com o censo comum. (texto B)

4 A natureza do conhecimento científico Comentários sobre a reflexão: Texto F - Visão anarquista sobre a metodologia científica Texto E - Visão externalista das ciências 5. Ciência é uma forma de ideologia como tantas outras que existem no mundo. (texto F) 4. É considerado ciência aquilo que os cientistas aceitam por consenso. (texto K) Texto K - Visão contextualista

5 QUESTÕES PARA REFLETIR Conhecimento obtido através do método experimental (texto L): é seguro ou não? O conhecimento científico parte da observação neutra dos fenômenos, utilizando o método experimental? (texto L) Comprovação ou falseamento do conhecimento científico (texto p): é possível comprovar teorias, é possível refutá-las ou não é possível comprovar nem refutar? Conservadorismo dos cientistas quanto as teorias (texto K): existe e é válido, existe mas é errado, ou não existe?

6 Ciência como consenso entre cientistas (texto K): isto é válido ou não? Metodologia científica (texto F): rígida, flexível ou ausente? Toda observação é influenciada pelo que acreditamos e conhecemos? (texto B). Desenvolvimento das ciências (texto B) é contínuo ou apresenta descontinuidades? QUESTÕES PARA REFLETIR

7 Em que consiste, afinal, o conhecimento científico?

8 Em que consiste, afinal, o conhecimento científico? 1. A ciência é um conhecimento baseado em evidências observacionais e experimentais. (texto L) 2. Só é ciência o que pode ser submetido à refutação. (texto P) 3. É considerado ciência aquilo que os cientistas aceitam por consenso. (texto K) 4.Ciência é uma forma de ideologia como tantas outras que existem no mundo. (texto F) 5. Ciência é a ruptura com o censo comum. (texto B)

9 Em que consiste, afinal, o conhecimento científico?...não existe um conceito universal e atemporal de ciência ou de método científico... Não podemos defender ou rejeitar legitimamente itens de conhecimento por eles se conformarem ou não a algum critério pronto e acabado de cientificidade. (CHAKMERE, p.215)

10 A complexidade do conhecimento disponível hoje não comporta idéias reducionistas. Não admite o mundo fechado. Entretanto não é fácil compreender a estruturação de pensamentos diferentes do nosso. Isto nos desafia a buscar o conhecimento dos próprios sistemas de idéias, concebidos na sua organização e no seu modo de ser específico, como resultado de uma construção social que se desenvolve e se transforma ao longo do tempo. (BORGES,1996, p.42) Em que consiste, afinal, o conhecimento científico?


Carregar ppt "Justificativa: A reflexão crítica sobre a nossa prática pode ser iluminada por questões que envolvem à natureza do conhecimento científico. A natureza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google