A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade 1: Introdução a Patologia-Suas divisões e modalidades de estudo. Patologia = estudo das doenças. Do grego pathos= doença, sofrimento, e logos=

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade 1: Introdução a Patologia-Suas divisões e modalidades de estudo. Patologia = estudo das doenças. Do grego pathos= doença, sofrimento, e logos="— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 1: Introdução a Patologia-Suas divisões e modalidades de estudo. Patologia = estudo das doenças. Do grego pathos= doença, sofrimento, e logos= estudo, doutrina. Conceito= é a ciência que estuda as causas das doenças, os mecanismos que as produzem, as sedes e as alterações morfológicas e funcionais que apresentam.

2 1.1 Histórico da patologia Se existe vida, então existe também doença!? O conflito saúde x enfermidade sempre existiu para toda espécie de ser vivo. Na pré- história o homem agia instintivamente.

3 1.1 Histórico da patologia No Egito dos Faraós há anos- Técnica de embalsamento. Em a.C.- Papiro de Kahum- referências de pequenas cirurgias e outras terapêuticas.

4 1.1 Histórico da patologia Grécia- 460 a 355 a.C.- Hipócrates, pai da medicina, cria Teoria Humoral da Enfermidade.

5 1.1 Histórico da patologia – Roma 42 a.C. e 37 d.C.- Cornelius Celsus- 4 sinais cardinais da inflamação: calor, rubor, dor, tumor.

6 1.1 Histórico da patologia Em Florença na Itália em Antonio Benivieni- 20 necropsias- determinando a causa mortis

7 1.1 Histórico da patologia Entre 1514 e 1564, Andreas Vesalius- Revolucionou a anatomia, publicou De humani corporis fabrica.

8 1.1 Histórico da patologia Renascimento- queda da inquisição.

9 1.1 Histórico da patologia Willian Harvey, 1928, descreveu o sistema circulatório.

10 1.1 Histórico da patologia Século XVIII, Giovani Baptista, Pai da Anatomia Patológica, com mais de 700 necropsias relatadas. François Marie, pai da histologia,concluiu que existia mais de 21 tecidos diferentes, dividiu a patologia em geral e especial.

11 1.1 Histórico da patologia Julius Conheim, , explicou as bases histológicas da inflamação, analisando, sob o ponto de vista microscópico os 4 sinais cardinais Celsus: Tumor, Calor, Rubor e Dor

12 1.2-Conceitos gerais e Divisões da Patologia. A Patologia é dividida em 2 disciplinas: 1-Patologia Geral- estuda os fundamentos da doenças e objetiva a compreensão e a classificação das lesões básicas que determinam e que são determinadas pelas mesmas. 2-Patologia Especial- que estuda as características de cada doença, de acordo com o órgão e o sistema acometido.

13 1.2-Conceitos gerais e Divisões da Patologia. De acordo com a ênfase dado a determinado aspecto, a patologia pode ser subclassificada: 1-Etiologia- se atém às causas das lesões; 2-Patogenia-se atém ao mecanismo de formação. 3-Morfopatologia- subdividi-se em: Anatomia Patológica e Histopatologia. 4-Fisiopatologia- estuda a alteração funcional do órgão afetado.

14 1.3-Discussão sobre saúde/ doença como processo. O QUE É SAÚDE O QUE É DOENÇA

15 1.3-Discussão sobre saúde/ doença como processo. SAÚDE- É um estado de bem-estar mental, físico e social total e não simplesmente a ausência da doença ou enfermidade, de acordo com a OMS. DOENÇA- Considerada como uma interrupção do processo contínuo de saúde, manifestado por anormalidades ou distúrbios do funcionamento.

16 EXISTE ALGUM INDÍCIO DE PATOLOGIA?!

17 1.3-Discussão sobre saúde/ doença como processo Sem manifestações Sinais e sintomas inespecíficos Sinais e sintomas típicos cura cronificação complicações óbito Sem seqüela Com seqüela

18 1.4- Agressão, Defesa. Adaptação. Lesão

19

20 2-Modalidades de Estudo da Patologia Exame Citológico Exame Anatomopatológico -Necropsia

21 2-Modalidades de Estudo da Patologia Cultura Celular

22 2-Modalidades de Estudo da Patologia Imunocitoquímica- é o conjunto de procedimentos que utiliza anticorpos como reagentes específicos para detecção de antígenos presentes em células ou tecidos. Tipos principais: Imunoflorescência direta ou indireta e imunoperoxidase direta e indireta/ Peroxidase- antiperoxidase e avidina-biotina- peroxidase.

23 2-Modalidades de Estudo da Patologia CITOMETRIA

24 2-Modalidades de Estudo da Patologia Auto-Radiografia

25 2-Modalidades de Estudo da Patologia Morfometria

26 2-Modalidades de Estudo da Patologia Técnicas de Biologia Molecular: PCR

27 2-Modalidades de Estudo da Patologia Técnicas de Biologia Molecular: Hibridização molecular, Reação de Hibridização.

28 Obrigada....!!!


Carregar ppt "Unidade 1: Introdução a Patologia-Suas divisões e modalidades de estudo. Patologia = estudo das doenças. Do grego pathos= doença, sofrimento, e logos="

Apresentações semelhantes


Anúncios Google