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E-Procurement e-Business: Tecnologia de Informação e Negócios na Internet Capítulos 01, 02, 03, 05,07, 11 e 12 Carlos F. Franco Jr, Dr. www.franco.pro.br.

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1 e-Procurement e-Business: Tecnologia de Informação e Negócios na Internet Capítulos 01, 02, 03, 05,07, 11 e 12 Carlos F. Franco Jr, Dr.

2 All e Business ® 2 Bibliografia Dornier, P et alli. Logística e Operações Globais: Texto e Casos. Ed. Atlas. São Paulo, SP.2000.p.717. Franco Jr., C. F. E-Business: Tecnologia de Informação e Negócios na Internet. Ed. Atlas. São Paulo, SP.2001.p.281. Novaes, A.G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição. Ed. Campus.2a.tir. Rio de Janeiro, RJ p.407.

3 All e Business ® 3 Objetivos e-Procurement integrado ao e-Business Objetivos c/o e-Procurement Estratégias envolvendo o e-Procurement Integração com e-Supply Chain Management Desenvolvimento do e-Procurement e-Procurement

4 All e Business ® 4 Objetivos e-Procurement integrado ao e-Business Objetivos c/o e-Procurement Estratégias envolvendo o e-Procurement Integração com e-Supply Chain Management Desenvolvimento do e-Procurement e-Procurement

5 All e Business ® 5 e-Business: Fundamentos e-Commerce

6 All e Business ® 6 e-Business: Fundamentos e-DSS:e-Intelligence e-ERP e-CRM e-Supply Chain Management e-Procurement e-Commerce

7 All e Business ® 7 Afinal, o que é e-Procurement? e-Procurement

8 All e Business ® 8 1. e-Procurement: Sistematização de Compras 2. e-SCM: Gerenciamento da cadeia de fornecimento e-SRM: e-Supply Relationship Management e-SRM:Gerenciamento do Relacionamento com Fornecedores

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10 All e Business ® 10

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15 All e Business ® 15 Overhead: 1/3 das despesas das empresas 95% destes custos Formulários e-Procurement

16 All e Business ® 16 e-Procurement Versus e-Supply Chain Management e-Procurement

17 All e Business ® 17 e-Procurement Caso Brasileiro: Nortel – Dell e-Procurement

18 All e Business ® 18 Modelo de Gestão I e-Procurement Independente do e-Supply Chain Management e-Procurement

19 All e Business ® 19 Modelo de Gestão II e-Procurement Integrado ao e-Supply Chain Management e-Procurement

20 All e Business ® 20 Objetivos Estratégias envolvendo o e-Procurement Visão Estratégica e-Procurement

21 All e Business ® 21 Objetivos Estratégias envolvendo o e-Procurement = F(Visão de Mercado) e-Procurement

22 All e Business ® 22 Modelo Leilão Reverso Quem vende por menos, tudo o mais constante.. e-Procurement

23 All e Business ® 23 1.Existe um único comprador Modelo Leilão Reverso

24 All e Business ® 24 1.Existe um único comprador 2.Existe um único produto sendo comprado Modelo Leilão Reverso

25 All e Business ® 25 1.Existe um único comprador 2.Existe um único produto sendo comprado 3.Existe um leiloeiro que gerência o processo de compra Modelo Leilão Reverso

26 All e Business ® 26 1.Existe um único comprador 2.Existe um único produto sendo comprado 3.Existe um leiloeiro que gerência o processo de compra 4.Existem vários vendedores Modelo Leilão Reverso

27 All e Business ® 27 Os vendedores disputam entre sí o lote que está sendo comprado Modelo Leilão Reverso

28 All e Business ® 28 Os vendedores disputam entre sí o lote que está sendo comprado A única variável que pode sofrer alterações é o preço Modelo Leilão Reverso

29 All e Business ® 29 Os vendedores disputam entre sí o lote que está sendo comprado A única variável que pode sofrer alterações é o preço Desta forma, o vendedor que oferecer ao menor preço ganha o leilão e vende sua mercadoria Modelo Leilão Reverso

30 All e Business ® 30 1.Criar mecanismos para o cadastramento e qualificação dos fornecedores Para Implantar Leilão Reverso é necessário

31 All e Business ® 31 1.Criar mecanismos para o cadastramento e qualificação dos fornecedores 2.Criar Login e senha de acesso para fornecedores já certificados e cadastrados Para Implantar Leilão Reverso é necessário

32 All e Business ® 32 1.Criar mecanismos para o cadastramento e qualificação dos fornecedores 2.Criar Login e senha de acesso para fornecedores já certificados e cadastrados 3.Criar um ambiente/endereço (site) em que vendedores Interessados possam verificar os pedidos de cotação, e Fazerem suas ofertas de preços e condições de atendimento de venda Para Implantar Leilão Reverso é necessário

33 All e Business ® 33 1.Criar mecanismos para o cadastramento e qualificação dos fornecedores 2.Criar Login e senha de acesso para fornecedores já certificados e cadastrados 3.Criar um ambiente/endereço (site) em que vendedores Interessados possam verificar os pedidos de cotação, e Fazerem suas ofertas de preços e condições de atendimento de venda 4.Criar mecanismos de controle para disponibilização de Um pedido de cotação (concorrência) e tempo de encerramento Para Implantar Leilão Reverso é necessário

34 All e Business ® 34

35 All e Business ® 35 Modelo Portal - MarketPlace Quem vende por menos, tudo o mais constante.. e-Procurement

36 All e Business ® 36 1.Existem inúmeros compradores Modelo Market Place

37 All e Business ® 37 1.Existem inúmeros compradores 2.Existem inúmeros produtos sendo comprados Modelo Market Place

38 All e Business ® 38 1.Existem inúmeros compradores 2.Existem inúmeros produtos sendo comprados 3.Existem inúmeros fornecedores Modelo Market Place

39 All e Business ® 39 1.Existem inúmeros compradores 2.Existem inúmeros produtos sendo comprados 3.Existem inúmeros fornecedores 4.Existe um único vendedor (mkp) Modelo Market Place

40 All e Business ® 40 1.Selecionar fornecedores de catálogos eletrônicos e dimensionar investimentos e custos necessários Para Implantar Market Place

41 All e Business ® 41 1.Selecionar fornecedores de catálogos eletrônicos e dimensionar investimentos e custos necessários 2.Verificar como as diferentes alternativas em análise Tratam a inclusão de novos itens não catalogados Para Implantar Market Place

42 All e Business ® 42 1.Selecionar fornecedores de catálogos eletrônicos e dimensionar investimentos e custos necessários 2.Verificar como as diferentes alternativas em análise Tratam a inclusão de novos itens não catalogados 3.Verificar como as diferentes alternativas em análise Tratam de diferentes preços p/ um mesmo produto Para Implantar Market Place

43 All e Business ® 43 1.Selecionar fornecedores de catálogos eletrônicos e dimensionar investimentos e custos necessários 2.Verificar como as diferentes alternativas em análise Tratam a inclusão de novos itens não catalogados 3.Verificar como as diferentes alternativas em análise Tratam de diferentes preços p/ um mesmo produto 4.Verificar como as diferentes alternativas em análise Tratam de limites de compra p/os difs. Usuários Para Implantar Market Place

44 All e Business ® 44 1.Selecionar fornecedores de catálogos eletrônicos e dimensionar investimentos e custos necessários 2.Verificar como as diferentes alternativas em análise Tratam a inclusão de novos itens não catalogados 3.Verificar como as diferentes alternativas em análise Tratam de diferentes preços p/ um mesmo produto 4.Verificar como as diferentes alternativas em análise Tratam de limites de compra p/os difs. Usuários 5.Verificar como as diferentes alternativas em análise Tratam do gerenciamento do processo Para Implantar Market Place

45 All e Business ® 45 1.Selecionar fornecedores de catálogos eletrônicos e dimensionar investimentos e custos necessários 2.Verificar como as diferentes alternativas em análise Tratam a inclusão de novos itens não catalogados 3.Verificar como as diferentes alternativas em análise Tratam de diferentes preços p/ um mesmo produto 4.Verificar como as diferentes alternativas em análise Tratam de limites de compra p/os difs. Usuários 5.Verificar como as diferentes alternativas em análise Tratam do gerenciamento do processo 6. Com tratam Questões contratuais Para Implantar Market Place

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47 All e Business ® 47 Estratégias envolvendo o e-Procurement e-Procurement

48 All e Business ® 48 Análise das Relações de Mercado Para o Leilão Reverso e-Procurement

49 All e Business ® 49 Análise das Relações de Mercado Para o Leilão Reverso Comprador: Oligopsônio/Monopsônio Vendedor: Concorrência Perfeita e-Procurement

50 All e Business ® 50 Análise das Relações de Mercado Para o Leilão Reverso Comprador: Oligopsônio/Monopsônio Vendedor: Concorrência Perfeita e-Procurement

51 All e Business ® 51 Análise das Relações de Mercado Para o Leilão Reverso Comprador: Oligopsônio/Monopsônio Vendedor: Concorrência Perfeita O Comprador tem mais força que o vendedor e-Procurement

52 All e Business ® 52 Conclusão: Análise das Relações de Mercado Para o Leilão Reverso O vendedor vem de encontro ao Comprador e-Procurement

53 All e Business ® 53 Modelo Estratégico II Portal - MarketPlace MarketPlace Mall Shopping Center e-Procurement

54 All e Business ® 54 Análise das Relações de Mercado Para o Portal - Marketplace e-Procurement

55 All e Business ® 55 Análise das Relações de Mercado Para o Portal - Marketplace Comprador: Concorrência Perfeita Vendedor: Concorrência Perfeita e-Procurement

56 All e Business ® 56 Análise das Relações de Mercado Para o Portal - Marketplace Comprador: Concorrência Perfeita Vendedor: Concorrência Perfeita e-Procurement

57 All e Business ® 57 Análise das Relações de Mercado Para o Portal - Marketplace Comprador: Concorrência Perfeita Vendedor: Concorrência Perfeita O comprador e o vendedor Tem a força de mercado e-Procurement

58 All e Business ® 58 Conclusão: Análise das Relações de Mercado Para o Portal - Marketplace O comprador vem ao encontro do vendedor e-Procurement

59 All e Business ® 59 Conclusão II : Análise das Relações de Mercado Para o Portal - Marketplace No entanto o P – Place (Kotler) é determinante para o vendedor e-Procurement

60 All e Business ® 60 Modelo de Gestão I (e-Procurement Independente do e-Supply Chain Management) e-Procurement

61 All e Business ® 61 Modelo de Gestão I (e-Procurement Independente do e-Supply Chain Management) e-Procurement

62 All e Business ® 62 Modelo de Gestão I (e-Procurement Independente do e-Supply Chain Management) Modelo Estratégico II (Concorrência perfeita – Marketplace) e-Procurement

63 All e Business ® 63 Modelo de Gestão I (e-Procurement Independente do e-Supply Chain Management) Modelo Estratégico II (Concorrência perfeita – Marketplace) Portal farmaceutico e-Procurement

64 All e Business ® 64

65 All e Business ® 65 Modelo de Gestão II (e-Procurement Integrando-se ao e-Supply Chain Management) e-Procurement

66 All e Business ® 66 Modelo de Gestão II (e-Procurement integrando-se ao e-Supply Chain Management) e-Procurement

67 All e Business ® 67 Modelo de Gestão II (e-Procurement integrando-se ao e-Supply Chain Management) Modelo Estratégico I (Comprador é mais forte que o vendedor) e-Procurement

68 All e Business ® 68 Modelo de Gestão II (e-Procurement integrando-se ao e-Supply Chain Management) Modelo Estratégico I (Comprador é mais forte que o vendedor) Caso Embraer e-Procurement

69 All e Business ® 69 Tecnologia associada ao Modelo Marketplace Key Player: portal empreendedor Garantia de menor preço em condições Pré-estabelecidas e-Procurement

70 All e Business ® 70 Modelo Marketplace Menor Preço e-Procurement

71 All e Business ® 71 Modelo Marketplace Menor Preço e-Procurement

72 All e Business ® 72 Modelo Marketplace Menor Preço Ferramentas de Pesquisa e Controle e-Procurement

73 All e Business ® 73 Modelo Marketplace Menor Preço Ferramentas de Pesquisa e Controle e-Procurement

74 All e Business ® 74 Modelo Marketplace Menor Preço Ferramentas de Pesquisa e Controle Agents: Robots&Spiders e-Procurement

75 All e Business ® 75 Modelo Marketplace Menor Preço Ferramentas de Pesquisa e Controle Agents: Robots&Spiders e-Procurement

76 All e Business ® 76 Tecnologia associada ao Modelo Leilão Reverso Key Player: Comprador Procura/aceita o menor preço em condições pré-estabelecidas e-Procurement

77 All e Business ® 77 Modelo Leilão Reverso Menor Preço e-Procurement

78 All e Business ® 78 Modelo Leilão Reverso Menor Preço e-Procurement

79 All e Business ® 79 Modelo Leilão Reverso Menor Preço Ferramentas de controle de processo & certificação e-Procurement

80 All e Business ® 80 Modelo Leilão Reverso Menor Preço Ferramentas de controle de processo & certificação e-Procurement

81 All e Business ® 81 Modelo Leilão Reverso Menor Preço Ferramentas de controle de processo & certificação Tende para o e-SCM e-Procurement

82 All e Business ® 82 Objetivos Integração com e-Supply Chain Management e-Procurement

83 All e Business ® 83 Cadeia de Valores X Inversão da C.Valores Integração e-Procurement & e-SCM

84 All e Business ® 84 E-SCM é sistema: BSP Estabelecer objetivos Diagnóstico para implantação Auditoria da implantação Montagem do Case: Prototipação e-Procurement Desenvolvimento&Implantação

85 All e Business ® 85 I.Estabelecer Objetivos 1.Redução de custos no processo de compras e-Procurement

86 All e Business ® 86 Questões Estratégicas para Redução de custos no processo de compras e-Procurement

87 All e Business ® 87 Questões Estratégicas para Redução de custos no processo de compras 1.Você está operando ao menor custo possível? e-Procurement

88 All e Business ® 88 Questões Estratégicas para Redução de custos no processo de compras 1.Você está operando ao menor custo possível? 2.Tem onde cortar gordura? e-Procurement

89 All e Business ® 89 Questões Estratégicas para Redução de custos no processo de compras 1.Você está operando ao menor custo possível? 2.Tem onde cortar gordura? 3.Como esta sua empresa quando comparada ao seu setor? e-Procurement

90 All e Business ® 90 Questões Estratégicas para Redução de custos no processo de compras 1.Você está operando ao menor custo possível? 2.Tem onde cortar gordura? 3.Como esta sua empresa quando comparada ao seu setor? 4.Qual o impacto que compras gera no preço do produto? e-Procurement

91 All e Business ® 91 I.Estabelecer Objetivos 1.Redução de custos no processo de compras 2.Automação e integração na logística de compras e-Procurement

92 All e Business ® 92 Questões Estratégicas para Automação e integração na logística de compras e-Procurement

93 All e Business ® 93 Questões Estratégicas para Automação e integração na logística de compras 1.Como está o relacionamento do seu D.Compras c/o SCM? e-Procurement

94 All e Business ® 94 Questões Estratégicas para Automação e integração na logística de compras 1.Como está o relacionamento do seu D.Compras c/o SCM? 2.Há e-MarketPlaces (e-MP) no seu setor? e-Procurement

95 All e Business ® 95 Questões Estratégicas para Automação e integração na logística de compras 1.Como está o relacionamento do seu D.Compras c/o SCM? 2.Há e-MarketPlaces (e-MP) no seu setor? 3.Como está a sua empresa para demandar p/ e-MP? e-Procurement

96 All e Business ® 96 Questões Estratégicas para Automação e integração na logística de compras 1.Como está o relacionamento do seu D.Compras c/o SCM? 2.Há e-MarketPlaces (e-MP) no seu setor? 3.Como está a sua empresa para demandar p/ e-MP? 4.Como é o seu relacionamento c/os fornecedores do seu setor? e-Procurement

97 All e Business ® 97 I.Estabelecer Objetivos 1.Redução de custos no processo de compras 2.Automação e integração na logística de compras 3.Geração de informações: Criar histórico e-Procurement

98 All e Business ® 98 Questões Estratégicas para Geração de informações: Criar histórico e-Procurement

99 All e Business ® 99 Questões Estratégicas para Geração de informações: Criar histórico 1.Documente a eficiência do seu processo de compra e-Procurement

100 All e Business ® 100 Questões Estratégicas para Geração de informações: Criar histórico 1.Documente a eficiência do seu processo de compra 2.Documente os tempos críticos (novos fornecedores) e-Procurement

101 All e Business ® 101 Questões Estratégicas para Geração de informações: Criar histórico 1.Documente a eficiência do seu processo de compra 2.Documente os tempos críticos (novos fornecedores) 3.Documente os tempos de coleta e análise de cotações e-Procurement

102 All e Business ® 102 Questões Estratégicas para Geração de informações: Criar histórico 1.Documente a eficiência do seu processo de compra 2.Documente os tempos críticos (novos fornecedores) 3.Documente os tempos de coleta e análise de cotações 4.Documente os tempos eficiência das contratações e-Procurement

103 All e Business ® 103 I.Estabelecer Objetivos 1.Redução de custos no processo de compras 2.Automação e integração na logística de compras 3.Geração de informações: Criar histórico 4.Melhoria do Controle/Supervisão/Velocidade e-Procurement

104 All e Business ® 104 Questões Estratégicas para Melhoria do Controle/Supervisão/Velocidade (MRO) e-Procurement

105 All e Business ® 105 Questões Estratégicas para Melhoria do Controle/Supervisão/Velocidade (MRO) 1.Onde a Sistematização de Compras pode gerar impacto no seu MRO ? e-Procurement

106 All e Business ® 106 Questões Estratégicas para Melhoria do Controle/Supervisão/Velocidade (MRO) 1.Onde a Sistematização de Compras pode gerar impacto no seu MRO ? 2.Quanto a Sistematização de Compras pode gerar de impacto no seu MRO ? e-Procurement

107 All e Business ® 107 Questões Estratégicas para Melhoria do Controle/Supervisão/Velocidade (MRO) 1.Onde a Sistematização de Compras pode gerar impacto no seu MRO ? 2.Quanto a Sistematização de Compras pode gerar de impacto no seu MRO ? 3. Como a Sistematização de Compras pode gerar impacto no seu MRO ? e-Procurement

108 All e Business ® 108 Questões Estratégicas para Melhoria do Controle/Supervisão/Velocidade (MRO) 1.Onde a Sistematização de Compras pode gerar impacto no seu MRO ? 2.Quanto a Sistematização de Compras pode gerar de impacto no seu MRO ? 3. Como a Sistematização de Compras pode gerar impacto no seu MRO ? 4. Quem fará a Sistematização de Compras gerar impacto no seu MRO ? e-Procurement

109 All e Business ® 109 II.Avaliação/Controle Montagem de processos de Diagnóstico e Auditoria Para e-Procurement

110 All e Business ® 110 Montagem do protótipo para e-Procurement III.Experimentação

111 All e Business ® 111 Montagem do Business Case Aumentar o ROA/RSA Return on Assets Retorno Sobre Ativos e-Procurement IV.Análise de Viabilidade Econômica/Financeira

112 All e Business ® 112 IV.Análise de Viabilidade Econômica/Financeira RSA = (Receitas-Despesas)/Ativos Aumentar RSA: 1.Aumentar (Receita-Despesa) 2.Diminuir Ativos e-Procurement

113 All e Business ® 113 Matriz Integrada de Fornecedores e-Procurement

114 All e Business ® 114 Matriz Integrada de Fornecedores 1.Estratégico-colaborativo Caso: Dell + Sony e-Procurement

115 All e Business ® 115 Matriz Integrada de Fornecedores 1.Estratégico-colaborativo 2.Estratégico-cooperativo Caso: Fiat em BH/Audi em Curitiba e-Procurement

116 All e Business ® 116 Matriz Integrada de Fornecedores 1.Estratégico-colaborativo 2.Estratégico-cooperativo 3.Não-estratégico de commodities Caso: Kalunga e-Procurement

117 All e Business ® 117 Matriz Integrada de Fornecedores 1.Estratégico-colaborativo 2.Estratégico-cooperativo 3.Não-estratégico de commodities 4.Não-estratégico limitado Caso: Alta-temporada e-Procurement

118 All e Business ® 118 Estudo de Caso I: Ceras Johnsons e-Procurement

119 All e Business ® 119 Estudo de Caso II Vesper e-Procurement

120 All e Business ® 120 Considerações Finais: Questões Gerais 1.Alinhamento estratégico 2.Alinhamento dos processos 3.Recursos e Talentos Humanos 4.Perfil Tecnológico 5.Assistência Técnica/Suporte e-Procurement

121 All e Business ® 121 Considerações Finais: Questões Gerais 1.Alinhamento estratégico e-Procurement

122 All e Business ® 122 Considerações Finais: Questões Gerais 1.Alinhamento estratégico Cobertura de cima: Top-Down Reais necessidades do DC BSP Avalie os seus atuais fornecedores/do setor Grau de automatização do processo de compra Benefícios reais/mensuráveis e-Procurement

123 All e Business ® 123 Considerações Finais: Questões Gerais 2.Alinhamento dos processos Qual o benchmark para implementar e-Procurement ? Como será o desenvolvimento de novos fornecedores? BSP Há aprovação on-line já esquematizada? Matriz de fornecimento: Antigos x Novos fornecedores e-Procurement

124 All e Business ® 124 Considerações Finais: Questões Gerais 3.Recursos e Talentos Humanos Quem será o usuário? Já tem o perfil tecnológico? e-Procurement

125 All e Business ® 125 Considerações Finais: Questões Gerais 4.Perfil Tecnológico da empresa Infra-estrutura Escalabilidade Integração com meios de pagamento e-Procurement

126 All e Business ® 126 Considerações Finais: Questões Gerais 5.Assistência Técnica/Suporte Tempo Up-grade Segurança e-Procurement

127 All e Business ® 127 Estudo de Caso III: Companhia Suzano e-Procurement

128 All e Business ® 128 Estudo de Caso IV: Companhia Siderúrgica Tubarão e-Procurement

129 All e Business ® 129 Estudo de Caso V: BR Distribuidora e-Procurement


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