A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CITOLOGIA Profº Ronaldo Accioly Biologia. Objetivos # Caracterizar a célula como uma unidade biológica. # Diferenciar procarionte de eucarionte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CITOLOGIA Profº Ronaldo Accioly Biologia. Objetivos # Caracterizar a célula como uma unidade biológica. # Diferenciar procarionte de eucarionte."— Transcrição da apresentação:

1 CITOLOGIA Profº Ronaldo Accioly Biologia

2 Objetivos # Caracterizar a célula como uma unidade biológica. # Diferenciar procarionte de eucarionte.

3 Introdução A invenção do microscópio, no final do século XVI, revolucionou as ciências biológicas. Esse instrumento permitiu descobrir que os seres vivos, apesar de tão distintos quando observados a olho nu, têm em comum o fato de serem formados por células. O aperfeiçoamento do microscópio vem possibilitando aos cientistas conhecer detalhadamente a estrutura interna das células vivas, e esse conhecimento tem sido de fundamental importância para o desenvolvimento de todos os ramos da Biologia.

4 BREVE HISTÓRIA DA DESCOBERTA DA CÉLULA Citologia (do grego kytos, célula, e logos, estudo) é o ramo da Biologia que estuda as células, unidades microscópicas que constituem o corpo de todos os seres vivos, exceto os vírus. A Citologia teve início com a invenção do microscópio, aparelho capaz de aumentar a imagem de pequenos objetos.

5 A DESCOBERTA DA CÉLULA Influenciado pelas investigações de Leeuwenhoek, o inglês Robert Hooke ( ) construiu um microscópio dotado de duas lentes ajustadas nas extremidades de um tubo de metal. Ao contrário dos microscópios simples de Leeuwenhoek, de uma só lente, Hooke usou microscópios compostos, dotados de uma lente ocular, pela qual se olha, e uma lente objetiva, que vai próxima ao objeto observado. Em 1665, Hooke observou fatias muito finas de cortiça (casca de certas árvores) e descobriu que a leveza desse material se deve ao fato de ele ser formado por grande número de caixinhas microscópicas vazias. Hooke chamou cada caixinha oca de cel, palavra inglesa que significa cela ou cavidade. Daí veio o termo célula, diminutivo de cela.

6 AS PARTES FUNDAMENTAIS DE UMA CÉLULA Em 1833, o pesquisador inglês Robert Brown descobriu que a maioria das células apresentava uma estrutura interna esférica ou ovóide, que ele chamou de núcleo.

7 Pesquisas também concluíram que tanto as células de plantas quanto às de animais eram revestidas de uma finíssima película, denominada membrana plasmática. No caso das células vegetais há ainda, externamente à membrana plasmática, mais um envoltório, geralmente espesso e resistente, que recebe o nome de parede celular. No início do século passado, portanto, já haviam sido descobertas as três partes fundamentais das células que constituem os seres vivos: membrana plasmática, citoplasma, núcleo.

8 A TEORIA CELULAR Em 1838, depois de estudar os trabalhos de diversos pesquisadores, o botânico Mathias Jakob Schleiden ( ) concluiu que todas as plantas eram formadas por células. Um ano depois o zoólogo Theodor Schwann ( ) chegou à mesma conclusão para os animais: todos se compunham de células. Fortalecia-se, assim, a idéia de que a célula era a unidade de que constituía todos os seres vivos. Essa generalização atribuída a Schleiden e Schwann, ficou conhecida como Teoria Celular.

9 A formulação da teoria celular teve importância decisiva para o desenvolvimento da Biologia, porque permitiu reconhecer que seres tão diversos como a ameba e o ser humano têm grande semelhança em nível microscópico. Ambos são constituídos por células bastante parecidas, embora a ameba seja unicelular, isto é, formada por uma única célula, e uma pessoa seja multi ou pluricelular, formada por cerca de 10 quatrilhões de células.

10 Segundo a teoria celular, a célula é a unidade morfofisiológica dos seres vivos. Assim, a partir do conhecimento dos processos vitais que ocorrem em todas as células, poderemos entender melhor o funcionamento dos organismos como um todo.

11 Os vírus são os únicos seres que não apresentam organização celular. Eles são organismos relativamente simples, constituídos por uma única molécula de ácido nucléico (DNA ou RNA) associada a proteínas e, embora não sejam formados por células, porém necessitam obrigatoriamente de uma célula viva para se reproduzir.

12 Tipos de Células

13 A ultra-estrutura das Células O microscópio eletrônico revelou que existem dois tipos fundamentais de células: as procariontes, presentes em bactérias e cianobactérias ( também chamadas cianofíceas), e as eucariontes, presentes em todos os outros seres vivos, incluindo algas, fungos, protozoários, plantas e animais.

14 A principal característica da célula eucarionte é ter espaço interno dividido em inúmeros compartimentos membranosos, sendo o núcleo geralmente o maior deles. O termo eucarionte (do grego eu Verdadeiro, e karya, núcleo) indica justamente a existência de um núcleo verdadeiro, perfeitamente demarcado pela membrana nuclear. A Célula Eucarionte

15

16

17 A Célula Procarionte As células procariontes têm um organização bem mais simples, possuindo um único compartimento interno, delimitado pela membrana plasmática. Apesar de haver uma região correspondente ao núcleo, o nucleóide, não há uma membrana que separe esse local do líquido citoplasmático. A denominação procarionte (do grego pro, primitivo, e karya núcleo) indica que essas células apresentam uma organização mais simples do que as eucariontes.

18

19 Células Haplóides e Diplóides Em nosso organismo temos 2 categorias de células: Células diplóides que são as células somáticas (com 2N cromossomos) e células haplóides (com N cromossomos) que só existem nas gônadas masculinas e femininas!

20 Células Haplóides e Diplóides Nas células somáticas, o tipo de divisão celular que mais ocorre é a mitose. Sua ocorrência está relacionada com a renovação tecidular, regeneração celular e reprodução assexuada. Já nos testículos e ovários existe a ocorrência de outro tipo de divisão celular chamada de meiose com a função de produzir células sexuais.

21 Faça seu Resumo: A- Qual é o objeto de estudo da citologia? B- Explique resumidamente a importância de Antonie van Leeuwenhoek para a Biologia. C- Qual era o material biológico que Robert Hooke utilizava quando descobriu a célula? Por que ele empregou o termo célula para batizar sua descoberta? D- O que significa o termo protoplasma? E- Quais eram as partes fundamentais de uma célula, segundo os citologistas do início do século XIX? F- Sobre a Teoria Celular, responda: 1- Quem a enunciou, e em que ano(s)? 2- O que diz o seu enunciado? 3- Qual a sua importância para a Biologia? G- Embora os vírus não sejam constituídos por células, eles não são exceções à Teoria Celular? Por quê?

22 Para saber mais... Consulte os livros : José Luís Soares – Biologia Vol. 1 Amabis & Martho – Biologia Vol. 1 Sonia Lopez – Biologia Vol. 1 Visite o site :


Carregar ppt "CITOLOGIA Profº Ronaldo Accioly Biologia. Objetivos # Caracterizar a célula como uma unidade biológica. # Diferenciar procarionte de eucarionte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google