A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 3 –Behaviorismo Comportamentalismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 3 –Behaviorismo Comportamentalismo"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 3 –Behaviorismo Comportamentalismo

2 Seu fundador, John Watson. (1878-1958)
John Watson nasceu numa fazenda perto de Greenville, Carolina do Sul, onde sua educação elementar ocorreu numa escola de uma única sala. Sua mãe era extremamente religiosa, e seu pai, o oposto. O velho Watson bebia bastante, era dado à violência e teve várias ralações extraconjugais.

3 John Watson

4 Watson afirmou que a psicologia devia restringir-se aos dados das ciências naturais, ao que podia ser observado – em outras palavras, ao comportamento externo.

5 Por conseguinte, só os métodos de investigação mais verdadeiramente objetivos eram admitidos no laboratório comportamentalista.

6 Watson declara explicitamente que os métodos a serem usados seriam:
A observação, com e sem o uso de instrumentos; Os métodos de teste; O método de relato verbal; O método do reflexo condicionado. (cachorro).

7 O objeto de estudo, da psicologia Behaviorista, devem ser itens do comportamento: movimentos musculares ou secreções glandulares. A psicologia como ciência do comportamento só deve tratar de atos passíveis de descrição objetiva em termos de estímulo e resposta, formação de hábitos.

8 Watson afirma que quase todo comportamento é resultado de condicionamento e que o ambiente molda o comportamento reforçando hábitos específicos. Ex. dar um biscoito a uma criança para que ela pare de se queixar irá reforçar o hábito de se queixar.

9 Os Behavioristas tendiam a discutir os fenômenos psicológicos em termos de estímulos e respostas, dando origem ao termo psicologia de estímulo-resposta (S-R). Críticas: A maior crítica foi estabelecida por Mc Dougall, onde questionava a liberdade da vontade e outras questões.

10 O estudo do comportamento
Skinner O estudo do comportamento

11 . Skinner nasceu em 20 de março de 1904 na Pennsylvania.
Seu pai era advogado e sua mãe uma mulher de personalidade forte que o criou segundo padrões muito exigentes de educação. Um menino de índole intelectual e amante da liberdade, reagiu às exigências domésticas, preferindo viver fora de casa, e escolheu a profissão de escritor. Graduou-se em língua inglesa no Estado de Nova York

12 Behaviorismo com três tendências
Behaviorismo Metodológico Behaviorismo Radical Behaviorismo Cognitivo

13 Behaviorismo Metodológico Watson - 1920
O Behaviorismo Metodológico dá uma ênfase aos procedimentos de medida do comportamento na sua relação com o ambiente. Ficou conhecido com Psicologia do S-R.

14 Behaviorismo Radical- Skinner 1929
O Behaviorismo Radical afasta-se destas duas proposições anteriores ampliando a noção de comportamento e de ambiente.entende-se por comportamento as relações do organismo com o ambiente, expresso pela tríplice contingência de reforçamento. O ambiente em que se encontra o homem determina e constrói as características que serão particulares a cada um. S – R - S

15 Behaviorismo Cognitivo
O Behaviorismo Cognitivo pressupõe que existe uma relação entre o mundo, como ambiente externo ao indivíduo, e o indivíduo, que desencadeia pensamento e sentimentos que irão determinar seu comportamento no ambiente. Uma mediação entre o ambiente e o comportamento. S-M-R

16 Skinner É no contexto do período entre guerras que Skinner busca firmar-se profissionalmente como escritor-romancista, nas em virtude de seu insucesso passa a se dedicar então às ciências, mais especificamente à Psicologia, para ter fonte de inspiração, material para seus romances.

17 Condicionamento operante e o reflexo condicionado
O comportamento reflexo ou respondente é uma reação a um estímulo casual, não voluntário. ex. lágrimas ao descascar cebolas. Ao ser pareado pode ser condicionado. Ex. saliva do cachorro. (condicionamento respondente) O condicionamento operante é um mecanismo que premia uma determinada resposta de um indivíduo até ele ficar condicionado a associar a necessidade à ação. É o caso do rato faminto que, numa experiência, percebe que o acionar de uma alavanca levará ao recebimento de comida. Ele tenderá a repetir o movimento cada vez que quiser saciar sua fome.

18 R –S reforço

19 REFORÇO POSITIVO EX. Alimentos para um sujeito dados após ele responder com determinado comportamento pretendido.

20 REFORÇO NEGATIVO Ex. choques elétricos que cessam após o sujeito responder com um determinado comportamento pretendido.

21 PUNIÇÃO Ex. Choques elétricos aplicados após um comportamento não pretendido

22 Skinner era um ateu e materialista não tinha nenhum interesse em compreender a mente humana. Era estritamente um behaviorista, como Watson. Preocupava-se somente em determinar como o comportamento era causado por forças externas. Ele acreditava que tudo que fazemos e que somos, é moldado pela nossa experiência de punição e recompensa.

23 Afirmava que não existe liberdade nem dignidade.
O homem bom faz o bem porque o bem é recompensado, e a sociedade poderia ser controlada, e criada uma nova cultura, se o indivíduo bom fosse automaticamente recompensado e o mau cidadão fosse automaticamente punido ou eliminado.


Carregar ppt "Aula 3 –Behaviorismo Comportamentalismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google